América 1 x 0 União São João - Justiça na estréia da A2

São José do Rio Preto, SP, 19 (AFI) – Vitória diante da torcida. Não tinha como começar melhor a caminhada do América na Série A2 do Campeonato Paulista. Em São José do Rio Preto, o Diabo fez 1 a 0 no União São João, na tarde deste sábado, pela abertura da divisão de acesso do estado de São Paulo.

A estréia das equipes ficou marcada pela truculência. O União teve um expulso e quatro amarelos só no primeiro tempo, enquanto o América, que buscou mais o jogo, também recebeu seus amarelinhos. Na segunda etapa, a marca do artilheiro Fábio Santos, autor do gol, fez a diferença.

Com a vitória, os vermelhos de Rio Preto somaram seus primeiros três pontos na Série A2, assim como a Portuguesa Santista, que venceu o XV de Jaú pela vantagem mínima. POr outro lado, o indisciplinado União São João terá de buscar sua primeira vitória na próxima rodada, diante de sua torcida.

Ofensivo no papel, retranca em campo!
O visitante começou surpreendendo já no esquema tático, ao escalar três atacantes para jogar fora de seus domínios. Mas, mesmo com o poderio ofensivo, o União não teve o domínio da partida por um minuto sequer. A única chance de gol foi aos dois minutos, quando Tremonti desperdiçou oportunidade de frente com Alexandre Villa.

O América tomou o controle da partida e começou a tocar a bola com melhor qualidade. A superioridade dos mandantes fez com que o União apelasse para a violência (o time de Araras teve quatro cartões amarelos só no primeiro tempo). Como conseqüência, Mauro foi expulso aos 32 minutos, após duas entradas duras no adversário.

Com um a mais em campo, o América tentou assustar a meta de Carlos Carioca. Aos 36, Genílson subiu de cabeça, mas testou por cima do travessão, na melhor chance dos donos da casa nos 45 primeiros minutos. Três minutos depois, André Lopes arriscou de longe e a bola tirou tinta da trave.

Artilheiro decide!
Com um jogador a menos, Luís Carlos Ferreira decidiu mudar a equipe, colocando Júnior Paulista na vaga do volante Marcos Basílio. O adversário Velloso não deixou por menos e tirou o amarelado Robson para colocar Macalé.

Se a partida já estava difícil para o União, ficou ainda mais difícil com a contusão de Tremonti, que deu lugar ao defensor Floriano. A primeira chance foi dos visitantes de Araras, em cobrança de falta de Marlon, que foi por cima do gol.

Depois de tanto insistir, o América chegou a abertura do placar aos 19 minutos. Fábio Santos recebeu de Memé e fez a bola morrer no canto esquerdo, na saída do goleiro. Depois de ver sua equipe abrir o placar, Velloso decidiu mudar a pegada no meio-campo, colocando Adriano Peixe na vaga de Ralfe.

A partida teve uma queda de rendimento, já que o América se resguardava na defesa e mal dava espaços ao oponente, que, com um atleta a menos desde o 32º minuto de partida, parecia estar satisfeito com a magra derrota. No último lance de perigo, João Henrique recebeu, mas novamente chutou pela linha de fundo.

Próximos Jogos
Pela segunda rodada, que será disputada inteiramente na quarta-feira à noite, o América visita o Mogi Mirim, às 19 horas. Meia hora depois, o União São João encara o Taquaritinga, em Araras.

Ficha Técnica

América 1 x 0 União São João

Local: Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Público: 221 pagantes
Renda: R$ 1.675,00
Cartões Amarelos: Robson, Ralfe, André Lopes, Vina (América); Marlon, Mauro, Matheus, Marcos Basílio (União São João)
Cartão Vermelho: Mauro (União São João)
Gol: Fábio Santos, aos 19’/2T (América)

América
Alexandre Villa; Alex, Robson (Macalé), Fábio Lima e Vinícius; Vina, Ralfe (Adriano Peixe), Memé e André Lopes; Fábio Santos (João Henrique) e Genílson.
Técnico: Velloso.

União São João
Carlos Carioca; Michel, Mauro, Matheus e Galego; Marcos Basílio (Júnior Paulista), Fábio Recife e Marlon (André Luís); Lucas, Tiago Tremonti (Floriano) e Robson.
Técnico: Luiz Carlos Ferreira.