GO: Time milionário começa temporada vencendo. Veja tudo!

Goiânia, GO, 20 (AFI) – O Campeonato Goiano de 2008 teve sua primeira rodada neste domingo com dois jogos chamando muito a atenção do torcedor. Primeiro, o clássico entre o atual campeão Atlético e o vice Goiás e, depois, pela expectativa da estréia do milionário time do Itumbiara, que tem uma receita de R$ 2 milhões somente para disputar o estadual e conta com muitas estrelas. E Goiás e Itumbiara saíram na frente na rodada inicial, deixando claro que o Goianão será bastante competitivo.
O curioso da rodada, foi que dos seis jogos da rodada inaugural, apenas o Itumbiara venceu em seu campo, já que nos demais jogos o vitorioso foi o time visitante e houve empate entre Anápolis e Jataiense.
Atlético Goianiense 1 X 2 Goiás
No clássico da capital goiana, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, deu Goiás, que venceu o Atlético Goianiense por 2 a 1, após estar perdendo de 1 a 0. O Atlético Goianiense saiu na frente aos 45 minutos do primeiro tempo com o zagueiro Rafael, mas perdeu espaço na etapa complementar, já que o experiente Jairo, ex-zagueiro do Guarani e Paulista, foi expulso no final do primeiro tempo.
Com um a menos na etapa complementar, o Atlético não conseguiu segurar o Goiás, que logo aos dois minutos empatou com o atacante Schwenk, de pênalti. No final, o lateral Julio César (ex-Marília) definiu o marcador e fez o segundo gol do Goiás que é comandando pelo treinador Caio Junior.
Itumbiara 3 X 1 Vila Nova
Já no interior, em Itumbiara, no estádio JK, o Itumbiara venceu o Vila Nova por 3 a 1, deixando claro que o título estadual é o objetivo do milionário time do interior goiano. O Itumbiara, do treinador PC Gusmão, saiu na frente com Wellington Saci e Fábio Oliveira, mas no final da primeira etapa Paulo Ramos diminuiu.
Quando o Vila, do técnico Renê Weber, se acertava em campo, acabou perdendo Wando, expulso de campo, prejudicando seu time. Com isto, o Itumbiara se reorganizou em campo e ampliou o marcador aos 22 minutos do segundo tempo, com o artilheiro Fábio Oliveira, que, com dois gols, já é o artilheiro do Goianão 2008.
No elenco do Itumbiara, estão jogadores veteranos e conhecidos como o goleiro Sérgio, ex-Palmeiras, Basílio, ex-Santos e Marília, Vélber, ex-São Paulo e Boca Juniores da Argentina, entre vários outros.
Mais do interior
Novo Horizonte 0 X 1 Canedense
Na cidade de Ipameri, no sudoeste de Goiás, no estádio Durval Franco, o Novo Horizonte, campeão da segunda divisão de 2007, sentiu a falta de um planejamento de trabalho e da contratação de jogadores mais qualificados e perdeu para a Canedense por 1 a 0.
O Canedense, do veterano treinador Aderbal Lana, marcou o único gol do jogo aos 35 minutos do primeiro tempo, com Miron. Logo após a marcação do gol, os cabeças-de-área Vitoriano, do Canedense e Tim Marcos, do Novo Horizonte, trocaram socos e foram expulos pelo juiz André Luiz Castro.
Para a etapa complementar, com poucas opções e um elenco limitado, o técnico Tarcísio Pugliesi (ex-Luverdense-MT) fez duas alterações, tirando Rafael e Negretti, que estavam mal, colocando Jonathan e Antônio. Mas as mudanças não surtiram efeito e o panorama no segundo tempo foi mantido, com a Canedense segurando o resuRltado e fazendo muita cera, principalmente com o experiente goleiro Enival.
No final, aos 32 minutos, o Novo Horizonte ainda teve uma penalidade a seu favor e que não foi marcada pela arbitragem.
Trindade 0 X 2 Mineiros
Em Trindade, no estádio Abrão Costa, o time da casa jogou mal e perdeu para o Mineiro por 2 a 0. Gil, logo aos seis minutos de jogo abriu o marcador e Sidney, no final do jogo, definiu o marcador. Tanto Trindade, como Mineiros, fizeram poucos investimentos e estão com jogadores desconhecidos. O Mineiros é comandado por Gildásio Barbosa, ex-jogador do Fluminense-RJ e que já comandou o Mirassol no interior paulista. Lula, ex-jogador do Goiânia, é o treinador do Trindade.
Anápolis 1 X 1 Jataiense
Em Anápolis, no estádio Jonas Duarte, o Anápolis, outro caçula da primeira divisão, não iniciou com vitória a temporada, empatando em casa, por 1 a 1, para a Jataiense. Os dois gols foram marcados na etapa complementar. Carlos Magno fez para a Jataiense e Reinaldo empatou para o Anápolis.
Os destaques do jogos estavam no banco, já que ambos os times são comandados por ex-jogadores conhecidos do torcedor. O Anápolis tem como treinador Alfinete, ex-lateral do XV de Jaú, Corinthians, Ponte Preta, Grêmio-RS, Fluminense-RJ, Vila Nova-GO, entre outros.
Já a Jataiense é comandada por Douglas Menezes, ex-cabeça de área que marcou época no Cruzeiro-MG nos anos 80, chegando à Seleção Brasileira. Depois jogou em Portugal, Portuguesa e Ponte Preta. Douglas, após encerrar a carreira, passou a investir em fazendas e, agora, tem seu primeira oportunidade como treinador.
CRAC 0 X 1 Anapolina
Em Catalão, no estádio Genervino da Fonseca, o CRAC, que foi uma surpresa no Campeonato Brasileiro da Série C em 2007, quase conquistado o acesso, não poderia ter começado tão mal a temporada 2008 perdendo para a Anapolina por 1 a 0.
Com um futebol bem diferente de 2007, o CRAC foi surpreendido aos 38 minutos do primeiro tempo com Fabinho marcando o único gol do jogo. Na etapa complementar, a Anapolina se superou, segurando o resultado e o CRAC jogou todo no ataque, mas não conseguiu marcar gol. Fabinho, autor do gol, ainda acabou sendo expulso de jogo, deixando a Anapolina com um jogador a menos por mais de 25 minutos.
Nos minutos finais, o veterano Tico Mineiro perdeu um gol feito, revoltando a torcida do CRAC, que passou o jogo apupando o jogador.
Para este ano, o CRAC perdeu vários jogadores e o treinador Wladimir Araújo, que foi para o Atlético Goianiense. Gilberto Pereira, ex-Palmeiras “B”, é o comandante do time e o veteraníssimo Paulinho Kobayshi é o mais conhecido do elenco do time de Catalão.
A Anapolina chegou a ameaçar não entrar em campo, já que atravessa crise financeira e não vem pagando seus jogadores. Seu treiandor é José Carlos Serrão, conhecido pelos bons trabalhos feitos no interior paulista e mineiro. Serrão, inclusive, foi expulso nos minutos finais por reclamar da arbitragem.
1ª Rodada – Jogos deste domingo – 20/01
Atlético Goianiense 1 X 2 Goiás
Itumbiara 3 X 1 Vila Nova
Novo Horizonte 0 X 1 Canedense
Trindade 0 X 2 Mineiros
Anápolis 1 X 1 Jataiense
CRAC 0 X 1 Anapolina
Próxima Rodada – 2ª Rodada
23/01 – 4ª Feira
Anapolina X Atlético Goianiense
Canedense X Itumbiara
Goiás X Anápolis
Jataiense X CRAC
Mineiros X Novo Horizonte
Vila Nova X Trindade