Guia FI: Confira um raio-x completo do Campeonato Carioca

Rio de Janeiro, RJ, 22 (AFI) – O melhor dos últimos anos. Assim pode ser definido o Campeonato Carioca de 2008. São dois clubes do Estado na Copa Libertadores da América deste ano, o que não acontecia há muito tempo. E são justamente Fluminense e Flamengo que lutam pela hegemonia do futebol do Rio de Janeiro. O tricolor das Laranjeiras tem 30 títulos, um a mais que o rubro-negro da Gávea.

Será que a disputa ficará empatada ou o Flu amplia a sua vantagem? Será que, correndo por fora, Botafogo ou Vasco irão aproveitar o fato dos adversários estarem na Libertadores e garantirem mais um Estadual? E um dos chamados “pequenos”, poderá surpreender e ficar com o título? A primeira rodada, disputada no último fim de semana, mostrou que o campeonato irá empolgar a torcida carioca.

Confira, de forma exclusiva, como cada time está preparado para a disputa.

América
americaFinalista da Taça Guanabara em 2006 e semifinalista da Taça Rio no mesmo ano e da Taça Guanabara de 2007, o América tenta recuperar a sua tradição. Sob a batuta do experiente jogador polivalente Válber, de 40 anos, o Mecão conta com outros atletas bastante rodados: os laterais Bruno Carvalho e Maciel, o meia Fábio Augusto, e o atacante Marco Brito, além do zagueiro Cléberson, que ficou famoso por dar um beijo no rosto de um árbitro, quando atuava pela Cabofriense.

No comando do time esta Ademir Fonseca, que treinou diversos clubes do interior paulista e nos últimos anos esteve no Paysandu, na Cabofriense, no Ituano e no Remo.

CONTRATAÇÕES: Fábio Noronha (goleiro), Fábio Carvalho (goleiro), Márcio Abraão (zagueiro), Lacerda (zagueiro), Marcos Cacaú (voltante), Fábio Augusto (meia), Elvis (meia), Bebto (atacante), Lourival (atacante) e Magno (atacante).

TIME-BASE: Fábio Noronha, Bruno Carvalho, Cléberson, Thiago e Maciel; Válber, Fábio Augusto, Assad e Elvis; Marco Brito e Eraldo.
Técnico: Ademir Fonseca

Americano
americanoQuase campeão estadual de 2002 (venceu as Taças Guanabara e Rio, mas havia um terceiro turno), o clube de Campos fez em 2007 a sua pior campanha nos últimos anos, justamente na primeira competição após a morte de Eduardo Viana, então presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e torcedor do alvinegro campista.
Após lutar até o fim contra o rebaixamento, o pensamento este ano é dar a volta por cima.

Para isso conta com o técnico Sérgio Alexandre, comandou o Atlético Goianiense na Série C do Brasileiro e é conhecido por seus bons trabalhos na região Centro-Oeste do Brasil. Em campo, o destaque fica para o retorno do lateral Rondinelli, sempre eficiente nas bolas paradas.

CONTRATAÇÕES: Wender (goleiro), Léo (zagueiro), Ciro (zagueiro), Ivan (lateral-direito), Rondinelli (lateral-esquerdo), Silvan (volante), Leandro Leite (volante), Wellington Jacaré (volante), Alex (volante), Moreira (volante), Pachola (meia), Bruninho (meia), José Eduardo (atacante), Alexandre (atacante) e Rodrigo Aires (atacante).

TIME-BASE: Wender, Ivan, Ciro, Gil e Rondinelli; Silvan, Leandro Leite, Wellington Jacaré e Bruninho; Romualdo e Alexandre.
Técnico: Sérgio Alexandre

Boavista
boavistaFundado em 2004, estreou na Primeira Divisão no ano passado e ficou em penúltimo. Este ano, após a experiência de 2007, é fazer uma campanha bem superior. Para isso conta com alguns reforços que já vestiram a camisa do Vasco: Fábio Braz, Roberto Lopes, Faiolli e Anselmo. No entanto, todos no clube apostam em Romário, atacante de apenas de 16 anos, que veio do Santa Cruz.

Para comandar o time chegou Edinho Nazareth, que era gerente de futebol do Vitória, da Bahia, e estava afastado do futebol carioca desde 1998.

CONTRATAÇÕES: Erivelton (goleiro), Fábio Braz (zagueiro), Hélder (zagueiro), Vinícius (zagueiro), Élson (zagueiro), Felipe (zagueiro), Paulo Rodrigues (lateral-esquerdo), Roberto Lopes (volante), Adriano (volante), Jéferson (meia), Flávio Santos (meia), Diego (meia), Diogo (atacante), Anselmo (atacante) e Faioli (atacante).

TIME-BASE: Daniel, Felipe, Vinícius e Élton; Medina, Bruno Moreno, Roberto Lopes, Rodrigo e Esquerdinha; Anselmo e Diogo.
Técnico: Edinho Nazareth

Botafogo
botafogoRepetir ou esquecer 2007 é o dilema do Glorioso. Tido como dono do futebol mais bonito durante boa parte do ano passado, não conquistou um título sequer. No final da temporada, vários medalhões foram embora e o clube apostou em revelações na hora de formar o plantel para 2008.

Em campo, o destaque fica por conta da permanência do meia Lúcio Flávio, o maestro do time. Fora dele, Cuca segue no comando, mesmo após ter recebido propostas melhores de outros clubes.

CONTRATAÇÕES: Juan Castillo (goleiro), André Luís (zagueiro), Édson (zagueiro), Alexis Ferrero (zagueiro), Triguinho (lateral), Túlio Souza (volante), Róbston (volante), Abedi (meia), Zé Carlos (meia), Marcelinho (meia), Fábio (atacante), Escalada (atacante) e Wellington Paulista (atacante).

TIME-BASE: Castillo; Alessandro, Renato Silva, Ferrero e Triguinho; Túlio, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Welington Paulista.
Técnico: Cuca

Cabofriense
cabofrienseSemifinalista de um dos turnos do Carioca desde 2005, a Cabofriense segue lutando pela conquista de sua primeira taça. E mais uma vez conta com a parceria com o Cruzeiro para realizar seu sonho. Foram nove os jogadores cedidos.

No entanto, um impasse político pode prejudicar o tricolor da Região dos Lagos. A prefeitura não está repassando a verba prometida em contrato de patrocínio. Isto porque o presidente da Cabofriense é primo do prefeito, mas é aliado declarado do deputado Alair Corrêa, presidente de honra do clube, nas eleições da cidade.

Em campo, o destaque foi a volta do goleiro Gatti, eleito o melhor do time no último Cariocão. O técnico é Aílton Ferraz, que chegou no meio do ano passado e levou a equipe ao vice-campeonato da Copa Rio, o que garantiu uma vaga na Série C do Brasileiro de 2008.

CONTRATAÇÕES: Gatti (goleiro), Flávio Henrique (goleiro), Leandro Amaro (zagueiro), Ênio Santos (zagueiro), Eraldo (zagueiro), Oziel (lateral-direito), Róbson (volante), Aldo (volante), Têti (meia), Lucas (meia), Fabinho (atacante), Roberto (atacante) e Pipico (atacante).

TIME-BASE: Gatti, Aldo, Douglas Assis e Leandro Amaro; Julinho, Marcos Marins, Teti, Tenório e Vanderson; Charles e Fabinho.
Técnico: Aílton Ferraz

Cardoso Moreira
cardosomoreiraUm dos caçulas na elite, o clube do Norte-Fluminense tem uma trajetória avassaladora. Dois anos de disputa após o profissionalismo, dois acessos. Para este ano, como não poderia ser diferente, a meta é evitar o rebaixamento. No elenco, vários jogadores desconhecidos fazem do lateral Neném (com passagens por Palmeiras, Botafogo e Goiás), o atleta de maior nome.

No comando da equipe esta Charles Guerreiro, que chegou há menos de um mês. Ainda inexperiente no cargo, o técnico sabe que esta é uma excelente oportunidade para voltar a aparecer no cenário nacional, algo comum em sua época de jogador.

CONTRATAÇÕES: Zé Romário (goleiro), Gláucio (goleiro), Adriano Sella (lateral-direito), Paulo Roberto (zagueiro), Caboclo (zagueiro), Luís Carlos (zagueiro), Anelka (zagueiro), Ernandes (zagueiro), Dida (lateral-esquerdo), Nill (lateral-esquerdo), Pierre (volante), Ronaldo (meia), Pelica (meia), William (meia), Vítor (meia), Wanderson (meia), Wallace (meia), Carioca (atacante), Rodrigo Calisto (atacante), Roni (atacante) e Jordan (atacante).

TIME-BASE: Macula, Neném, Anelka, Paulo Roberto e Maxwell; Índio, Pierre, Rincón e Bruno; Léo Santos e Fábio Tosca.
Técnico: Charles Guerreiro.

Duque de Caxias
Outro estreante na Primeirona carioca, o time da Baixada Fluminense foi o último a conseguir vaga no Estadual, ao ficar em primeiro na Seletiva, desbancando o favorito Olaria.

Contando com total apoio da prefeitura local, o clube contratou o veterano atacante Viola para ser o destaque do time na competição. Além disso, conseguiu manter o meia Madson, que pertence ao Vasco, e foi eleito o craque da Segunda Divisão de 2007.

Manoel Neto é o treinador do Duque de Caxias. Tido como especialista em acessos, o técnico ainda busca uma boa campanha na elite do Estado.

CONTRATAÇÕES: Dusan Dukov (goleiro), Mauro Astrada (goleiro), Tica (zagueiro), Daniel (zagueiro), Weider (lateral-direito), Tubarão (lateral-direito), Eduardo (lateral-direito), Douglas (lateral-esquerdo), Humberto (volante), Gavião (volante), Jonatan (volante), Leandro (volante), Djair (meia), Tony Carvalho (meia), Felipe (meia), Tiaguinho (meia), Madson (meia), Fernando Barrera (atacante), Adenis (atacante) e Viola (atacante).

TIME-BASE: Dusan; Eduardo, Neguete, Daniel e Douglas; Marcelo Cardoso, Humberto, Tony Carvalho e Madson; Viola e Edivaldo.
Técnico: Manoel Neto.

Flamengo
flamengoFavorito da maior parte dos especialistas para a conquista do título deste ano, o Flamengo investiu forte e trouxe jogadores acostumados a atuar em grandes clubes, como Rodrigo, Gavilán, Kléberson, Marcinho e Diego Tardelli, além de repatriar Jonatas, o que já havia feito com Íbson.
Não bastasse isso, manteve a base de 2007, incluindo o técnico Joel Santana, tido como o responsável pela recuperação espetacular no Brasileirão, o que culminou na conquista de uma vaga na Libertadores.

Ainda uma mistura de promessa e realidade, a aposta do clube segue sendo o meia Renato Augusto. Após fracassar no Mundial Sub-20, com a camisa da seleção brasileira, e ter problemas com lesão, o jogador espera corresponder às expectativas em 2008.

CONTRATAÇÕES: Rodrigo (zagueiro), Kléberson (volante), Gavilán (volante), Jônatas (volante), Marcinho (meia), Diego Tardelli (atacante) e Éder (atacante).

TIME-BASE: Bruno, Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan; Jaílton, Cristian, Íbson e Toró; Renato Augusto e Souza.
Técnico: Joel Santana

Fluminense
fluminenseDepois de uma campanha ruim em 2006 (ficou em 8º lugar), o tricolor das Laranjeiras conseguiu piorar no ano passado, quando terminou em 9º, a pior colocação em toda a sua história.
Para este ano chegaram vários reforços de peso, como os atacantes Leandro Amaral, Dodô e Washington e o objetivo é manter a hegemonia de mais de um século no Estado.

Renato Gaúcho segue no comando do time. Após começar na nova função com descrédito de praticamente todo o mundo, o bom trabalho realizado no Vasco e a conquista do título da Copa do Brasil acabou com qualquer suspeita de fracasso.

CONTRATAÇÕES: Gustavo Nery (lateral-esquerdo), Conca (meia), Dodô (atacante), Washington (atacante) e Leandro Amaral (atacante).

TIME-BASE: Fernando Henrique; Gabriel, Luiz Alberto, Thiago Silva e Gustavo Nery; Ygor, Arouca e Thiago Neves; Washington, Leandro Amaral e Dodô.
Técnico: Renato Gaúcho

Friburguense
friburguenseRepresentante da Região Serrana no Estadual desde 1998, o Friburguense sempre começa cotado como um dos “favoritos” ao rebaixamento.

Neste ano a aposta é em jogadores que já atuaram pelo clube, como o goleiro Adriano, o lateral Sérgio Gomes e o zagueiro Cadão. O time iniciou sua preparação no final de novembro e quer se valer do bom preparo físico e do entrosamento para não correr riscos. O técnico é Cleimar Rocha, desde 2005 no clube de Nova Friburgo.

CONTRATAÇÕES: Cadão (zagueiro), Sérgio Gomes (lateral-direito), Nando (lateral-esquerdo), Bidu (volante), Guido (meia), Alex (meia), Hércules (atacante), Marquinhos (atacante) e Léo (atacante).

TIME-BASE: Adriano, Sérgio Gomes, Cadão, Messias e Everson; Itu, Cassiano, Nilo e Victor Hugo; Alex e Hércules.
Técnico: Cleimar Rocha

Macaé
macaeMais um que estréia na elite carioca, o Macaé se inspira em São Caetan-SP e Ipatinga-MG para ser a sensação do Rio de Janeiro. De cara, o objetivo é chegar à Série C do Brasileiro deste ano e à Copa do Brasil de 2009.

Cidade que conta com o desenvolvimento da indústria do petróleo e gás, está entre as dez com maior concentração de renda per capita do Brasil. Agora quer ficar conhecida pelo bom retrospecto do seu time de futebol.

Três revelações do Flamengo chegaram para reforçar a equipe: Marcinho, William e Bruno Mezenga. No comando do time está o ex-jogador Tita, que subiu com o Resende para a Segunda Divisão em 2006 e com o próprio Macaé no ano passado.

CONTRATAÇÕES: Cássio (goleiro), Everton (goleiro), Vinícius (goleiro), Otávio (zagueiro), Souza (zagueiro), Rodrigão (zagueiro), Wallace (zagueiro), Yomísio (lateral-direito), Lima (lateral-direito), Bill (lateral-esquerdo), André (lateral-esquerdo), Marcinho (volante), Índio (volante), Mário César (volante), André Gomes (volante), Tiano (meia), Zada (meia), Carlos Alberto (meia), Jones (atacante), Bruno Mezenga (atacante) e Luiz Cláudio (atacante).

TIME-BASE: Cássio; Otávio, Wallace e André; Marcinho, Mario César, Steve, André Gomes, Wallacer e Bill; Jones.
Técnico: Tita

Madureira
madureiraVice-campeão estadual em 2006 e finalista da Taça Guanabara em 2007, o Madureira é o único pequeno da cidade do Rio de Janeiro no Campeonato Carioca, mais uma vez.

O objetivo é novamente fazer uma boa campanha e se garantir na Copa do Brasil. Para isso, conta com o experiente zagueiro Odvan e os rodados atacantes Muriqui e Creedence. Além deles dois filhos ilustres: Thiago (de Zico, maior ídolo do Flamengo) e Chrys (de Aílton, técnico da Cabofriense).

O treinador Carlos Roberto, campeão carioca com o Botafogo em 2006, tirando o clube de um jejum de nove anos, assumiu o tricolor suburbano no começo de janeiro, após a saída de Alfredo Sampaio para o Vasco.

CONTRATAÇÕES: Renan (goleiro), Odvan (zagueiro), Paulo Cesar (zagueiro), Jádson (zagueiro), China (lateral-direito), Cleiton (lateral-direito), Amarildo (lateral-esquerdo), André Paulino (volante), Thiago Santos (volante), Thiago Coimbra (meia), Amaral (meia), Chris (atacante), Vivinho (atacante), Creedence (atacante) e Muriqui (atacante).

TIME-BASE: Renan; China, Paulo César, Odvan e Amarildo; Doriva, Wagner, Paulo Roberto e Amaral; Muriqui e Creedence.
Técnico: Carlos Roberto

Mesquita
mesquitaDepois de 21 anos, o Mesquita está de volta à Primeira Divisão. Neste espaço de tempo, o clube da Baixada Fluminense chegou inclusive à Terceira Divisão estadual e agora o pensamento é evitar o rebaixamento.

Como o time que sagrou-se vice-campeão da Segundona e conquistou o acesso era todo emprestado pelo Nova Iguaçu, diversas contratações tiveram que ser feitas, muitas de jogadores brasileiros que estavam no exterior.

Se dentro de campo não há nenhum jogador de muita expressão, no banco estará Mário Marques, que caiu no ano passado com o Nova Iguaçu, mas subiu no mesmo ano com o Cardoso Moreira.

CONTRATAÇÕES: Alessandro Lopes (zagueiro), Denis (lateral-direito), Alemão (lateral-esquerdo), Dé (volante), Dione (volante), Índio (volante), Bruno Suzano (meia), Fábio Costa (meia), Rodrigo (meia), Camilo (meia), Neno (atacante), Leandro (atacante), Márcio Orelha (atacante), Borges (atacante) e Willian (atacante).

TIME-BASE: Diogo, Edson, Juan, Vagner Eugenio e Denis; Léo, Índio, Dé e André Mello; Leandro e Neno.
Técnico: Mário Marques

Resende
resendeMais um caçula na elite com ascensão meteórica. Após voltar ao futebol profissional em 2006, em dois anos passou da Terceira para a Primeira Divisão. O objetivo é fazer uma campanha que permita comemorar seus 100 anos em 2009 entre os grandes clubes do Rio.

Da equipe campeã da Segundona em 2007, vários jogadores foram mantidos, entre eles o experiente zagueiro/volante Márcio Costa, de 34 anos, assim como o técnico Antonio Carlos Roy, conhecido por seu bom trabalho à frente do Friburguense, que chegou em agosto, após a conquista do título capixaba pelo Linhares. Portanto, foram dois títulos estaduais em um só ano.

CONTRATAÇÕES: Márcio Saraiva (zagueiro), Vagner (lateral-direito), Marquinhos (lateral-esquerdo), Fabiano (lateral-esquerdo), Alê (meia), Hiroshi (meia), Germán Arangio (atacante) e Jack Jones (atacante).

TIME-BASE: Rodolpho; Valdir, Márcio Costa, Naílton e Fabiano; Beto, Fred, Hiroshi e Léo; Raphael e Jack Jones.
Técnico: Antonio Carlos Roy

Vasco
vascoTido como o mais fraco entre os “grandes”, o Vasco da Gama luta contra a desconfiança. Até o jogador-técnico Romário já avisou que o time é fraco tecnicamente. Sem dinheiro e credibilidade, a aposta é na tradição e na revelação de bons valores, como os atacantes Allan Kardec e Alex Teixeira. Mas a grande estrela é mesmo Edmundo, que retorna ao clube que o reveleou.

Em 2007, os cruzmaltinos foram eliminados nas semifinais dos dois turnos, ambos nos pênaltis, para Flamengo e Botafogo, respectivamente. O sonho de Romário é fazer que o Vasco chegue à final da Taça Guanabara e assim poder encerrar a carreira de jogador. Resta saber o que será mais difícil: seu time conseguir isso ou ele resolver parar definitivamente?

No comando da equipe também esta Alfredo Sampaio, bastante conhecido do público carioca por seu trabalho no Madureira e também na presidência do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Ele dirigiu o Avaí na Série B do Brasileiro de 2007.

CONTRATAÇÕES: Ricardo (goleiro), Tiago (goleiro), Eduardo Luiz (zagueiro), Marcus Vinícius (lateral-direito), Calisto (lateral-esquerdo), Jonílson (volante), Beto (meia), Marquinho (meia), Villanueva (meia), Edmundo (atacante) e Abu (atacante).

TIME-BASE: Tiago, Wágner Diniz, Jorge Luiz, Luisão e Calisto; Jonílson, Amaral, Beto, Leandro Bonfim e Morais; Edmundo.
TÉCNICO: Romário / Alfredo Sampaio

Volta Redonda
voltaredondaRecordar é viver. Esse é o lema do Volta Redonda para o Campeonato Carioca de 2008. O clube trouxe de volta diversos jogadores vice-campeões estaduais em 2005. Entre eles, a defesa inteira da época (Lugão, Schneider, Alemão, Aílson e Hamilton).

O maior problema para o Voltaço é o regulamento não permitir enfrentar os “grandes” em seu estádio, tão utilizado por eles. No entanto, como não adianta brigar com a TV, o negócio é bola para frente.

Quem comanda a equipe é Válter Ferreira, há seis meses no cargo, com passagem por vários clubes do interior paulista e que já dirigiu o Americano, de Campos.

CONTRATAÇÕES: Lugão (goleiro), Alemão (zagueiro), Aílson (zagueiro), Schneider (lateral-direito), Hamilton (lateral-esquerdo), Marcelo Uberaba (volante), Lecheva (voltante), Márcio Pinho (voltante), Gláuber (meia), Léo Guerra (atacante) e Fábio (atacante).

TIME-BASE: Lugão, Schneider, Alemão, Aílson e Hamilton; Marcelo Uberaba, Lecheva, Gláuber e Marcinho; Léo Guerra e Fábio.
Técnico: Válter Ferreira