RJ: A volta por cima do principal artilheiro do Brasil
Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) – Dois jogos e cinco gols marcados, simplesmente todos os de sua equipe. Este é o excelente início de Campeonato Carioca realizado pelo atacante Muriqui, do Madureira.
Com apenas 21 anos de idade, Luiz Guilherme da Conceição Silva, que carrega o apelido de seu local de nascimento, está arrebentando. Primeiro marcou os dois gols que deram a vitória ao tricolor suburbano sobre o Vasco, dentro de São Januário. E na rodada passada, foram mais três contra a Cabofriense. Detalhe: poderiam ser quatro, se o atacante cobrasse o pênalti que ele mesmo sofreu. Ele preferiu deixar para Creedence, que acabou desperdiçando.
Revelado em 2004 pelo próprio Madureira, o camisa 10 foi emprestado ao Vasco, onde logo se destacou, mas também se viu a voltas com várias contusões, de diversos tipos: no joelho, estiramento, lesão muscular na coxa esquerda…
No final daquela temporada, o clube cruzmaltino apostava alto no jogador para ser um dos destaques em 2005. Alugou apartamento para ele e trouxe a sua mãe para o Rio de Janeiro para lhe fazer companhia. O atacante chegou a fazer trabalho de reforço muscular, mas a relação custo-benefício não foi boa: 13 jogos e 3 gols.
Durante o ano, diversas vezes a diretoria exigiu comportamento de atleta e o jogador ficou rotulado de boêmio. Mesmo assim, em abril teve o contrato prorrogado até o final do ano, porém foi atuar pelo time de juniores. Em julho foi punido e pediu para deixar o clube de São Januário por não estar integrado definitivamente aos profissionais. Nesta época apareceu mais uma possível causa para tantas lesões: alimentação incorreta. Em dezembro, deixou o clube.
No ano de 2006 sagrou-se campeão da Taça Rio e vice do Campeonato Carioca pelo Madureira, pelo qual foi finalista da Taça Guanabara de 2007. Acabou indo para o Avaí disputar a Série B do Brasileiro. A equipe catarinense até queria continuar com o atleta, mas como 65% de seus direitos federativos estavam vinculados ao Madureira, não houve acordo, já que o tricolor suburbano não queria abrir mão dele.
A empresa parceira do Avaí, a LA Sports confirmou a compra dos direitos federativos do atacante, mas uma das condições do acordo com o clube carioca era que Muriqui permanecesse no RJ e disputasse o Carioca pelo Madureira. Ao que tudo indica, ele seguirá para o Avaí ao final do Estadual, porém se seguir jogando muito assim e fazendo gols…
Técnico de Muriqui no Madureira e no Avaí, Alfredo Sampaio, atualmente no Vasco, fala do jogador: ” Tanto no Madureira como no Avaí, o Muriqui foi bem. No Madureira, ele teve problemas de ordem pessoal e isso o atrapalhou. Depos disso, ele desenvolveu o seu futebol e tem atuado muito bem. Ele é um jogador de qualidade”.
Ficha do jogador
Nome: Luiz Guilherme da Conceição Silva
Nascimento: 16/06/86
Natural: Muriqui-RJ
Altura: 1,70m
Peso: 71kg
Histórico: Madureira-RJ, Vasco da Gama-RJ, Paysandu-PA, Iraty-PR e Avaí-SC
Títulos: Taça Rio 2006 (Madureira-RJ).





































































































































