Cruzeiro x Cerro Porteño - Rumo a reconquista da América!
Belo Horizonte, MG, 29 (AFI) – Primeiro brasileiro a estrear na Copa Libertadores, o Cruzeiro começa sua caminhada rumo à reconquista da América na noite desta quarta-feira, contra o Cerro Porteño, do Paraguai, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.A partida vale vaga na etapa de grupos da Libertadores, a chamada segunda fase. Quem for o vencedor no confronto (a partida de volta está marcada para o dia 6 de fevereiro, em Assunção, no Paraguai) entra no Grupo 1, ao lado de Caracas, da Venezuela, San Lorenzo, da Argentina, e Real Potosí, da Bolívia.
Histórico!
A última vez que o Cruzeiro disputou a competição foi em 2004. À época comandado por Vanderlei Luxemburgo, o time celeste contava com nomes como o goleiro Gomes, o lateral Maurinho, o volante Maldonado, o meia Alex e a grande contratação, o atacante Rivaldo.
Os brasileiros já sabem como é conquistar o torneio mais importante da América. Campeão em 76 e 97, o Cruzeiro se gaba por ser o único mineiro campeão do torneio continental. No entanto, a equipe não tem sorte nos Mundiais de Clubes, já que perdeu para os alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund, respectivamente.
Um dos maiores participantes da história do torneio (31 vezes), o Cerro Porteño luta para igualar o rival Olímpia e levantar sua primeira Copa Libertadores. O curioso é que os paraguaios nunca disputaram uma final. O melhor resultado foram as semifinais, nos anos de 73, 78, 93, 98 e 99.
Raposa vem babando!
Trazido para atuar no meio-campo, Marquinhos Paraná vestirá a camisa 2 e atuará como lateral, enquanto Apodi (reforço para a lateral) esquenta o banco. Já na esquerda, o treinador conta com o ofensivo Jadílson, emprestado pelo São Paulo.
Após atropelar o Uberaba na estréia do Campeonato Mineiro, por 4 a 0, a Celeste começa a sua participação na Libertadores com elenco completo. O técnico Adilson Batista escalou dois laterais bastante ofensivos, protegidos por uma trinca de volantes.
No meio-campo, a novidade é a escalação do corintiano Fabrício, que faz parte da trinca de volantes do Cruzeiro, ao lado de Charles e Ramires, revelações do Campeonato Brasileiro do ano passado. No ataque, o trombador Marcel foi confirmado entre os titulares, e fará dupla de frente com Guilherme.Paraguaios têm dúvidas!
O técnico argentino Javier Torrente tem algumas dúvidas para definir o time titular. O zagueiro Barreto ainda não tem a presença confirmada, e depende da liberação do departamento médico. Se ficar de fora, Cabrera assume a vaga.
No meio-campo, a função de armar as jogadas ficou com Lorgio Álvarez, que substituiu o também meia Cristaldo, lesionado e que nem viajou para Belo Horizonte. A grande estrela do time é o atacante César Ramirez. O jogador, que ainda pertence ao Flamengo, não fez muito sucesso em terras brasileiras e foi emprestado para o time paraguaio, por quem disputou as últimas duas Libertadores.
Ficha Técnica
Cruzeiro x Cerro Porteño
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30/01/08
Horário: 21h45
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Cruzeiro
Fábio; Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Espinoza e Jadílson; Charles, Ramires, Fabrício e Wagner; Guilherme e Marcel.
Técnico: Adilson Batista.
Cerro Porteño
Barreto; Osvaldo Hobecker, Nelson Cabrera, Fidel Amado Pérez e Jorge Núñez; Rodrigo Burgos, Jorge Brítez, Walter Fretes e Lorgio Álvarez; Pablo Giménez e César Ramírez.
Técnico: Javier Torrente.





































































































































