Palmeiras 0 x 1 Ituano – Filial ´malandra` derrota matriz

Piracicaba, SP, 30 (AFI) – O Palmeiras ainda não usou a “malandragem” pedida pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e tropeçou novamente no Campeonato Paulista. Desta vez, o Verdão perdeu para a “filial” Ituano, por 1 a 0, nesta quarta-feira à noite, no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, pela quinta rodada.

Com o revés, o Alviverde caiu para a quarta colocação, permanecendo com oito pontos. Este é o segundo tropeço seguido do time, já que na última rodada empatou com o Mirassol, por 2 a 2. Já o Galo pula a 12ª colocação, se afastando da zona de rebaixamento, com sete pontos.

O Palmeiras dominou praticamente toda a partida, mas era o Rubronegro que chegava com mais perigo ao ataque, quando utilizava os contra golpes. Bem armado pelo técnico Pintado, o time de Itu abriu o placar no início do jogo, aos 11 minutos do primeiro tempo, e segurou o resultado até o fim da partida.

Ituano explora contra-ataque
A partida começou quente, com as duas equipes chegando com perigo. Aos três, Alex Afonso bate de chapa da meia-lua, mas parou nas mãos de Diego Cavalieri, que colocou para escanteio. O Palmeiras respondeu no minuto seguinte. Em cobrança de escanteio de Diego Souza, o goleiro Diego tenta cortar, mas quase manda a bola para o próprio gol. A bola saiu para escanteio.

O Verdão parecia que ia tomar conta do jogo, mas o Rubronegro era mais perigoso nos contra-ataques. Tanto que, aos 11, abriu o placar. Em bola alçada na área da direita, Vinicius desviou de cabeça para o meia da área, onde Felipe se antecipou a defesa e tocou de calcanhar para o fundo do gol. Ituano 1 a 0.

Depois do gol, a partida caiu tecnicamente, ficando presa no meio de campo. O Alviverde buscava ir ao ataque, mas Valdivia, bem marcado, e Diego Souza, nitidamente ainda fora de forma, não conseguiam criar as jogadas ofensivas do time.

O time comandando por Pintado seguia fechadinho atrás, não dando espaços ao adversário. De vez em quando se arriscava ao ataque e quase chegou ao segundo gol, aos 38. Em rápido contra-ataque, Alex Afonso recebeu pelo lado esquerdo e bateu forte na saída de Diego Cavalieri. A bola passou rente a trave direita do Palmeiras.

No final da primeira etapa o Verdão conseguiu criar sua melhor chance para balançar as redes. Aos 43, Valdívia recebeu ótimo passe de Elder Granja, mas, dentro da área, pegou muito em baixo da bola e chutou por cima do gol do Diego.

Verdão pressiona, mas…
O time de Vanderlei Luxemburgo veio com mais ímpeto ofensivo para a segunda etapa e quase marcou em duas oportunidades nos dez primeiros minutos. Aos cinco, Alex Mineiro cabeceou forte, mas Diego, bem colocado, fez a defesa. Quatro minutos depois, foi à vez de Martinez desviar de cabeça. A bola tirou tinta da trave esquerda de Diego.

O Alviverde era dono da partida e seguia pressionando o adversário. Aos 14, Elder Granja levantou bola na área, Alex Mineiro desviou de cabeça e Lenny completou de carrinho, mas a bola ao lado do gol rubronegro. No minuto seguinte, Lenny chutou forte, só que nas mãos do goleiro do Ituano.

O Palmeiras seguia com maior posse de bola, mas, desorganizado em campo, não conseguia criar nada. Já o Ituano continuava levando perigo nos contra-ataques. Aos 26, Vinicius recebeu dentro da área e bateu rasteiro no cantinho. Diego Cavalieri pulou e fez grande defesa, salvando a equipe palmeirense.

Conforme o tempo passava, mas nervosa ficava o Palmeiras, que tentava atacar de todas as formas. A melhor chance para empatar aconteceu aos 45. Em bola levantada na área, a bola sobrou para Valdvia, que na linha pequena área pegou mal na bola e chutou ao lado do gol rubronegro.

Próximos jogos
O Palmeiras volta a campo no próximo sábado, dia 02, contra o Noroeste, no Estádio Alfredo Castilho, em Bauru, ás 18h10. Já o Ituano pega o Rio Claro, no Estádio Novelli Junior, em Itu, no mesmo dia e horário.

Ficha Técnica

Palmeiras 0 x 1 Ituano

Local: Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba
Renda: R$ 342.000,00
Público: 12.842 pagantes
Árbitro: Claudinei Forati Silva
Cartões amarelos: Valdivia, Lenny e Pierre (Palmeiras); Círio, Vinicius e Peter (Ituano).
Gols: Felipe, aos 11’/1T (Ituano).

Palmeiras
Diego Cavalieri; Élder Granja, Gustavo, Dininho e Leandro (Valmir); Pierre, William (Lenny), Martinez (Wendel) e Diego Souza; Valdívia e Alex Mineiro.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Ituano
Marcelo; Círio, Murilo Ceará e Lino; Peter, Almir, Serginho (Daniel), Moacir (Eder) e Vinícius; Alex Afonso (Érick) e Felipe.
Técnico: Pintado.