Cruzeiro 3 x 1 Cerro Porteño - Raposa a um passo da vaga

Belo Horizonte, MG, 30 (AFI) – O Cruzeiro venceu e ficou a um passo de conquistar a vaga para a fase de grupos da Taça Libertadores da América. Com dois gols do volante Ramires, a Raposa bateu o Cerro Porteño-PAR, por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, na partida de ida da pré-Libertadores.

Com o resultado, o time celeste poderá poderá perder até mesmo por um gol de diferença na partida de volta, que está agendada para a próxima quarta-feira, às 21h50, em Assunção. Ao clube paraguaio só resta vencer por três gols de diferença.

O vencedor desse confronto entrará no Grupo 1 da Libertadores, juntamente com Caracas (Venezuela), Real Potosi (Bolívia) e San Lorenzo (Argentina).

Gol salva apatia celeste
Apesar do apoio de mais de 40 mil torcedores, o Cruzeiro começou mal e com dificuldades para superar a defesa adversária. Tanto que a primeira oportunidade de gol foi paraguaia. Após cobrança de escanteio, o atacante “El Tigre” Ramirez desviou de cabeça e o zagueiro Thiago Martinelli salvou em cima da linha.

A primeira chegada de perigo celeste aconteceu apenas aos 11 minutos. O volante Charles arriscou um belo chute de fora da área e o goleiro Barreto fez grande defesa. Nos minutos seguintes, o cenário do jogo se manteve o mesmo: os mineiros pressionavam, mas sem eficiência.

Mesmo apresentando um futebol apático no primeiro tempo, a Raposa conseguiu abrir o placar aos 39. O volante Ramires recebeu belo passe do atacante Guilherme dentro da área e, mesmo desequilibrado, bateu no canto direito de Barreto. O resultado deu mais tranqüilidade aos brasileiros até o intervalo.

Ramires, o salvador
A segunda etapa começou debaixo de muita chuva, mas o Cruzeiro não quis nem saber e tratou de partir para o ataque. E logo aos oito minutos balançou as redes com Ramires. O árbitro uruguaio, entretanto, assinalou um impedimento duvidoso e impugnou o lance.

Depois de desperdiçar boas chances, o time mineiro finalmente chegou ao segundo gol aos 15. O atacante boliviano Marcelo Moreno aproveitou sobra da zaga na área e bateu firme, no canto direito de Barreto. Dois minutos depois, quase o Cerro empatou. Cáceres bateu cruzado na área, mas Fábio fez bela defesa.

Embora a Raposa estivesse melhor, a equipe paraguaia conseguiu diminuir. Charles, após ser driblado, fez um pênalti bobo em Etigarribia. Aos 29, o zagueiro Cabrera bateu no canto esquerdo e marcou.

Após o gol, o time cruzeirense tentou pressionar, mas, sem criatividade na armação, encontrou dificuldades para superar a retranca rival. Mas aos 44 brilhou novamente a estrela de Ramires. Ele recebeu de Marcinho e bateu, de fora da área, no canto direito do goleiro.

Ficha Técnica

Cruzeiro 3 x 1 Cerro Porteño

Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Cartões Amarelos: Ramirez, Gimenez, Alvarez e Cabrera (Cerro Porteño)
Gols: Ramires aos 39’/2T e aos 44’/2T e Marcelo Moreno aos 15’/2T (Cruzeiro); Cabrera aos 29’/2T (Cerro Porteño)

Cruzeiro
Fábio; Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Thiago Martinelli e Jadílson; Charles, Ramires, Fabrício e Wagner (Fernadinho); Guilherme (Kérlon)(Marcinho) e Marcelo Moreno.
Técnico: Adilson Batista.

Cerro Porteño
Barreto; Osvaldo Hobecker (Lorgio Alvarez), Nelson Cabrera, Fidel Amado Pérez e Jorge Núñez; Rodrigo Burgos, Jorge Brítez, Walter Fretes (Luís Cáceres) e Estigarribia; Pablo Giménez e César Ramírez (Victor Ferreira).
Técnico: Javier Torrente.