Onde Anda: Luizinho, ex-meia do São Bento

Luizinho atual 004 200Sorocaba, SP, 31 (AFI) – Ex-meio-campista de São Bento, Portuguesa, Coritiba e Pinheiros, Luizinho Costa (foto) trabalha atualmente na Guatemala. Há quase cinco anos no futebol da região, o agora treinador do Zacapa faz ótimo trabalho na América Central, sendo reconhecido pelos torcedores. Seu nome é um dos cotados para assumir futuramente a Seleção da Guatemala.

Falando ao Futebol Interior, Luizinho conta como está sendo esta experiência internacional. “Comecei a trabalhar na Guatemala no Xelaju MC, levando a equipe entre as cinco melhores no torneio nacional. Depois, assumi Deportivo Zacapa Club, da cidade de Zacapa e mais uma vez fizemos uma ótima campanha nos últimos campeonatos guatemaltecos, deixando a equipe entre as três melhores da liga nacional da Guatemala”, explicou.

Após vários anos de eficiente trabalho na América Central, o nome de Luzinho Costa vem subindo de cotação e seu nome é um dos cotados para dirigir a seleção principal, já que o atual treinador, um equatoriano, Dário Gomez, poderá sair para dirigir outra seleção nas Américas. “Fico muito feliz pela lembrança pois é o reconhecimento de um trabalho, de uma semente que plantamos na Guatemala e está dando bons frutos”, afirmou.

Luizinho Lusa 001 180Apesar do sucesso no exterior, Luizinho não escondeu o desejo principal de sua carreira: dirigir um clube brasileiro de ponta. O treinador acha que uma passagem por uma equipe brasileira traria bagagem a sua carreira.

Carreira!
Luiz Alberto Costa, o Luizinho Costa, 54 anos, iniciou carreira como jogador no São Bento no início da década de 70. Ficou de 71 a 75 na Portuguesa Desportos, onde conquistou o Campeonato Paulista em 1973, no título dividido com o Santos. Em seguida, jogou por Paysandu-PA e Coritiba, ficando neste último entre 75 e 77.

Começou sua carreira internacional, ainda como atleta, jogando no América do México, por dois anos, atuando mais três no Atlantis do México. Em 1982, jogou no Racing, da Argentina, pouco antes de voltar ao Coritiba. Depois do Coxa, passou por Pinheiros (84) e Marcílio Dias (88).

Como treinador, Luizinho iniciou sua carreira em 90, como auxiliar de Valdir Peres, no São Bento. Depois, trabalhou com nomes como Marinho Peres e Mário Travaglini, além de dirigir o União Suzano na segundona paulista, em 92.

Em 1996, assumiu o Yucatan, do México, passando depois pelo também mexicano Chivas Guadalajara, em 2001. Dois anos depois, Luizinho Costa recebeu convite do futebol da Guatemala, e passou a dirigir o Xelaju MC e depois o Deportivo Zacapa Club, de Zacapa, onde ainda está vinculado e chegou entre os melhores daquele país.