Ex-técnico do Ituano assume time do Distrito Federal

Edson 0002 150Brasília, DF, 3 (AFI) – Na noite do último sábado, a torcida do Esportivo Guará ganhou duas boas notícias. Além de vibrarem com a primeira vitória da equipe no Campeonato Brasiliense de 2008 – 3 a 2 sobre o lanterna Unaí-Itapuã, fora de casa -, os torcedores conheceram seu novo comandante. Trata-se de Edson Porto, que estava no XV de Novembro de Campo Bom – RS.

Edson chega para substituir Augusto César, demitido após o empate em casa, por 1 a 1, com o Brazlândia. Será a quarta passagem do treinador, que, no último ano, realizou boa campanha no Paulistão com o Ituano. Em 2002, ele comandou o Brasiliense, enquanto em 2003 e 2006 esteve pelos lados do Mané Garrincha, no Gama.

Natural de Urubio, em Santa Catarina, Edson Porto tem 50 anos e já passou por mais de 20 clubes na carreira, inclusive no exterior, onde cinco temporadas no Japão (entre 1993 e 1996 e depois entre 2003 e 2005). No interior de São Paulo, Porto comandou também o Botafogo de Ribeirão Preto. Ele deixa o XV de Novembro menos de três meses depois de assumir.

Atual vice-campeão Candango, o Guará já está com seu terceiro técnico em menos de quatro meses. Antes de Augusto, atualmente nos juniores do Brasiliense, Ney da Mata esteve à frente da equipe. Com quatro pontos, o time é o quarto colocado e volta a campo no próximo sábado, quando recebe o Gama, pela quarta rodada, já sob o comando do novo treinador.