Opinião Futebol Interior: Guaratinguetá não surpreende
A liderança do Campeonato Paulista pelo Guaratinguetá não surpreende quem acompanha futebol. Hoje, o Guaratinguetá é o clube mais organizado do interior paulista e, após ter sido campeão do interior na temporada passada, resolveu deixar de lado a Série C do Campeonato Brasileiro para estruturar-se na construção de um centro de treinamento.
Pagando em dia seus jogadores, com ótimos observadores que ajudam a formar o elenco, o time do Vale do Paraíba ainda deu sorte na escolha do treinador Guilherme Macuglia. Sem nunca ter atuado em São Paulo, o gaúcho Macuglia age como se já tivesse convivido de muito tempo nos campos do interior e vem dando uma padronização tática diferente e ofensiva ao time.
Se o Guaratinguetá surpreende na liderança, na outra ponta da tabela o Rio Preto decepciona na lanterna. Disputando pela primeira vez a primeira divisão, o Rio Preto entrou na competição sem qualquer preparação, imaginando que ainda estivesse em uma A-2 ou na A-3.
Mesmo recebendo uma cota de R$ 1 milhão, a diretoria do Rio Preto achou mais interessante colocar quase todo este dinheiro no bolso e não fazer investimentos. O resultado se vê no campo, com a equipe somando ridículo um ponto ganho em 18 disputados. Só um milagre manterá a equipe na primeira divisão.
Com praticamente 1/3 da competição já disputada, parece que o Paulista sentiu que não adianta aventurar-se com experiências de treinadores inexperientes e levou o treinador Giba de volta à Jundiaí. Em anos anteriores, Giba já tirou Atlético de Sorocaba e Portuguesa do rebaixamento e, este ano, repetirá a dose em sua terceira passagem pelo Paulista.
Série A-2 equilibrada
O Campeonato Paulista da A-2 está equilibradíssimo. As tradicionais Ferroviária, de Edison Só (foto), e Portuguesa Santista lideram, mas tudo pode ser mudado de uma rodada para outra. Ruim para Inter de Limeira, Comercial e Bandeirante, ameaçados pelo rebaixamento.
Goleiro sem ritmo
Contratar goleiro que não joga faz tempo é um perigo. Lauro destacou-se na Ponte Preta e foi para o Cruzeiro, onde amargou banco por dois anos. Sem ritmo de jogo, está no Sertãozinho e tem falhado em todos os jogos.
Mudança de treinadores
Enquanto o Bandeirante prestigia Márcio Ribeiro, a Inter trocou Carlos Alberto Seixas por Michael Robin e o Comercial dispensou Arnaldo Lira e colocou Leandro Campos, que estava mal no São Bento, em seu lugar. O São Bento pegou Carlos Rabello (foto) e o Botafogo deu mala para Carlos Rossi.
Pagando para ver
O presidente da FPF, Marco Pólo Del Nero, garantiu que o Campeonato Paulista da Série B não terá time cigano, como nos anos anteriores. Quem não tiver estádio em sua sede, não participará da competição, que começa em abril. Tomara que ninguém mude de idéia.
Futebol InteriorO Portal Futebol Interior (www.futebolinterior.com.br ) está acompanhando todos os certames estaduais com um atualizadíssimo “Placar ao Vivo”. Todo e qualquer jogo dos estaduais do Brasil estão sendo acompanhados “on line” no Futebol Interior. E também no sistema wap, por celular: www.futebolinterior.com.br/wap
* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]
* Esta coluna é publicada toda terça-feira nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual
* Caso sua empresa (jornal, rádio ou site) tenha interesse de receber esta coluna, gratuitamente, favor entrar em contato pelo seguinte e-mail:





































































































































