Palmeiras x Guaratinguetá - Líder defende ponta contra Luxa

São José do Rio Preto, SP, 05 (AFI) – Acostumado a bajulações durante toda a carreira, por seus méritos ao montar grandes equipes, o técnico Vanderlei Luxemburgo vive uma situação inusitada. O seu Palmeiras é o grande coadjuvante nesta noite de quarta-feira, em São José do Rio Preto, quando enfrenta o Guaratinguetá, de Guilherme Macuglia, líder do Campeonato Paulista.

A bola da vez está com o comandante do Guará, que defende uma impressionante seqüência nesse começo de Paulistão. Derrotado na primeira rodada pelo São Paulo, por 2 a 1, o time alcançou cinco vitórias seguidas nas últimas cinco rodadas. Na ponta da tabela, os comandados de Macuglia têm 15 pontos.

Já o estrelado Palmeiras, que, com a ajuda da Traffic, investiu milhões para trazer reforços, ainda não embalou. Luxemburgo cobrou o time, que não vem rendendo o que pode, e quer a sonhada vitória que não vem há três rodadas. Longe do G-4, o Verdão soma oito pontos e está em 11º lugar.

Verdão cauteloso?!
Os times de Luxemburgo (foto) normalmente são ofensivos e encantam pela produtividade. Foi assim, por exemplo, no próprio Palmeiras, em 96, no famoso ataque dos 100 gols que conquistou o Paulistão (aliás, o último Estadual do time do Parque Antártica).

Porém, ainda com uma equipe em formação, o treinador decidiu colocar a cautela em campo. O único desfalque para a partida é o lateral Elder Granja, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, Luxa deve apostar na entrada de Wendel, improvisado.

O meia Valdívia está de volta, após cumprir suspensão, e entra no ataque, ao lado do centroavante Alex Mineiro, que, após boa estréia, ainda não mostrou a que veio.

A defesa continua protegida pelo esquema com três zagueiros. Maurício, Henrique e Gustavo cumprem a função, enquanto Pierre é o responsável pela marcação no meio-campo. Na armação de jogadas, Martinez e Diego Souza estão garantidos.

Macuglia quer atenção!
Para essa partida, o técnico Guilherme Macuglia (foto) não poderá contar com o zagueiro Toninho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. E a ausência do jogador deve fazer com que o treinador mude novamente o esquema de jogo.

“Estamos estudando o Palmeiras, para ir a Rio Preto e conseguir um resultado positivo”, disse o treinador, que ainda completou. “Somos líderes no momento, e isso aumenta a pressão sobre nós. Temos de corresponder em campo”.

A defesa, acostumada a jogar com três zagueiros, deve ser formada por Carlinhos e Renato. Assim, quem ganha a vaga de Toninho é o volante Thiago Gomes. O ex-palmeirense deve formar o quadrado no meio com Alê, Jackson e Michael.

No ataque, a boa atuação de Caiuby deve ser responsável pela manutenção do mesmo. O ex-titular Danilo Santos continua no banco de reservas, já que Dinei fez bela partida contra o Guarani, marcou um gol e por isso continuará vestindo a camisa 9.

Ficha Técnica

Palmeiras x Guaratinguetá

Local: Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto (SP)
Data: 06/02/08
Horário: 21h45
Árbitro: Rodrigo Braghetto

Palmeiras
Diego cavalieri; Gustavo, Henrique e Maurício; Wendel, Pierre, Martinez, Diego Souza e Leandro; Valdívia e Alex Mineiro.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Guaratinguetá
Fábio; Alex Silva, Carlinhos, Renato e Jefferson; Thiago Gomes, Alê, Jackson e Michael; Dinei e Caiuby.
Técnico: Guilherme Macuglia.