RN: Várzea total! Jogo acaba,mas ninguém conhece o finalista

Natal, RN, 07 (AFI) – Parece brincadeira, mas não é. Ninguém sabe se ASSU ou Santa Cruz irá disputar a final do primeiro turno do Campeonato Potiguar (chamada de Copa Rio Grande do Norte). Nesta quinta-feira à noite, o ASSU venceu por 3 a 0, mas a decisão da partida será decidida na sede da Federação, em reunião marcada para esta sexta-feira, às 10 horas. Por conta de um regulamento confuso, o finalista poderá ser decidido por sorteio.

Toda a confusão foi criada porque houve empate na soma dos dois resultados. Na primeira partida, o Santa Cruz havia vencido por 3 a 0. Como no jogo desta quinta, o ASSU venceu pelo mesmo placar, criou-se o imbróglio. O regulamento não prevê que a campanha na primeira fase dê vantagem a algum clube – neste caso ao ASSU.

Todo o problema está no Artigo 10 do regulamento. De fato, ele exclui a campanha da primeira fase. Mas, no seu último parágrafo, diz que só poderá haver sorteio na primeira fase da competição – o que não se aplica ao caso. Em resumo: qualquer que seja a decisão tomada na Federação, ela irá ferir o regulamento.

Único garantido na final é o ABC, que bateu o Baraúnas por 1 a 0. Na primeira fase, as equipes haviam empatado sem gols. O primeiro jogo da final está marcado para domingo.

Confira o regulamento

Art. 10 – Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações numa mesma fase de qualquer turno, serão aplicados os seguintes critérios de desempate, exclusivamente em cada fase:

1º) Maior número de vitórias;

2º) Maior saldo de gols;

3º) Maior número de gols marcados;

4º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.(Aplicável apenas às primeiras fases da COPA RIO GRANDE DO NORTE E TAÇA CIDADE DO NATAL)