Opinião Sérgio Carvalho: Guará e Ponte orgulham o interior

Campinas, SP, 13 (AFI) –
O Campeonato Paulista de 2008 já vai para sua nona rodada com destaque especial para duas equipes que representam o que há de melhor no futebol de nosso interior: Guaratinguetá e Ponte Preta, de Campinas.

Clubes que são muito bem dirigidos, possuem excelentes técnicos e contam com jogadores determinados a mostrar serviço independente do salário que recebem (que, com certeza, não chegam nem perto daqueles recebidos por atletas vinculados a um dos chamados grandes clubes).

Guará e Ponte fazem trabalho semelhante. Possuem folha enxuta, pagam em dia seus atletas e dão aos seus técnicos as melhores condições de trabalho. São exemplos vivos de como o futebol deve ser administrado hoje em dia e de como é possível fazer boas campanhas nos estaduais sem gastar muito dinheiro e sem contar com grandes estrelas em seus elencos.

Do outro lado da medalha estão os chamados grandes. Dos quatro, só o São Paulo ainda se mantêm entre os quatro primeiros e, assim mesmo, com sérias dificuldades. O Corinthians só agora ganhou um jogo fora mas está longe de ser um grande time, enquanto que o Palmeiras oscila entre bons e maus momentos e o Santos demonstra que está muito longe do que já foi num passado recente (2002, para ser mais preciso).

Diante desta realidade, talvez seja o caso dos dirigentes dos chamados grandes reciclarem seus conceitos e escolherem um novo caminho para seguir. Caso contrário a maioria deles não vai chegar a fase final do campeonato além das dificuldades que vão ter para explicar as suas torcidas como é que clubes com muito menos dinheiro chegaram à decisão enquanto os que eles dirigem que possuem muito mais tradição e recursos ficaram tão distante disso.

CURTAS
*A PONTE é bem dirigida e possui um elenco de razoável qualidade, mas o grande responsável por sua brilhante campanha no Paulistão 2008 é o técnico Sérgio Guedes.

*ATÉ AGORA Sérgio fez tudo certo. Ajudou na indicação dos jogadores que compõem o seu elenco, fez um trabalho inteligente de união de grupo e acertou na escolha do esquema tático que aproveita o que de melhor tem cada um de seus titulares.

*ALÉM disso, Sérgio Guedes é humilde e não vive batendo no peito para dizer que o sucesso da Ponte é dele. Ao contrário. Sergio prefere colocar-se de lado e dar todo crédito pelo sucesso da Macaca aos seus atletas.

*QUEM VIU a Ponte Preta no ano passado, não a reconhece na atual temporada. O time é muito mais aplicado, é mais entrosado e melhor armado. Há alguns jogadores que se destacam mas todos procuram valorizar a força do grupo e não a individualidade.

*AINDA faltam onze rodadas para o final da primeira fase do campeonato, mas, desde já, não tenho medo de indicar a Ponte como uma das prováveis semifinalistas do Paulistão.

*TAMBÉM quero levantar a bola do Guaratinguetá que não está entre os primeiros colocados por acaso. É um time que sabe o que quer, que valoriza o coletivo e que luta com todas as suas forças em cada minuto de bola rolando.

*MAS SE o interior conta com times de bom nível como Ponte, Guará, Noroeste e outros, também mostra fragilidade na outra ponta da tabela de classificação. O pior de todos é o Rio Preto que em oito jogos só ganhou um ponto. Um fiasco.

*SEI QUE o presidente Dalla Pria, do Rio Preto, procura reforços e até já contratou alguns. Mas temo que seja tarde demais. Pelo andar da carruagem o Rio Preto será um dos rebaixados neste ano. Sem nenhum exagero de minha parte.

*OUTROS ameaçados são Paulista, de Jundiaí, São Caetano e Rio Claro. O Santos também está ameaçado mas tem recursos para reagir. Os outros que se cuidem ou a degola será confirmada no final da primeira fase do campeonato.

*NO CLÁSSICO de final de semana ganhou o São Paulo. O Santos até encarou mas acabou por levar um gol nos minutos finais da partida. Houve erros da arbitragem e muitas reclamações. Ainda assim a vitória tricolor foi justa.

*MAIOR contratação do futebol paulista, Adriano até agora não brilhou como se esperava. Além disso foi expulso de campo e vai desfalcar o São Paulo contra o Marilia. O Imperador ainda está devendo a sua torcida.

*DOIS problemas que Murici Ramalho precisa resolver. 1 – seu time quase só faz gols em bolas paradas. Faltam jogadas de ataque com bola rolando. 2 – setor direito do time funciona pouco. O esquerdo está melhor arrumado. É preciso corrigir essas falhas.

*SANTISTAS reclamaram muito do árbitro mas se esqueceram de que quem prejudicou o Santos na verdade foi o atacante Kleber Pereira (que perdeu três gols feitos). Também o goleiro Fábio Costa colaborou muito com a vitória tricolor.

*MARCELO Teixeira impôs quatro reforços estrangeiros ao técnico Emerson Leão. O treinador não gostou e pode nem aproveitá-los. Faltou dialogo entre presidente e técnico. Isso pode ser ruim para o Santos na Libertadores.

*POR FALAR em Libertadores considero o time do Santos muito limitado para disputar esta importante competição. Se não vierem mais reforços, o Peixão não vai passar da segunda fase. E olha lá.

*COMENTÁRIO de atletas do Santos nos bastidores da Vila: Leão tem orientado poucos treinamentos. Ele parece sem vontade, sem motivação. Por que será, hein?

*DIVIDAS do Santos chegam a mais de oitenta milhões. Esse o principal motivo do presidente não contratar mais ninguém. Também o Corinthians já gastou todas as suas reservas. Só entra dinheiro em maio. Até lá, não dá para contratar ninguém.

*POR FALAR em Corinthians as coisas não vão bem com seu time de futebol. A vitória contra o Ituano foi muito mais por falhas do time da casa do que por méritos do ataque alvinegro.

*LULINHA, que não consegue fazer gols, está cada vez mais desgastado. Como eu já disse aqui, é jogador de pouca qualidade. Não é o craque que muitos corintianos imaginavam ser.

*MUITO BOM o lateral André Santos. Até agora foi a melhor contratação feita pela diretoria. Também gosto do Chicão e do William. Para completar a defesa só falta um bom lateral direito.

*E O ACOSTA, hein? Será que ele desaprendeu? Mano já o escalou no meio e na frente e até agora nada. Acosta não se dá bem em lugar nenhum. E não me digam que ele sente a responsabilidade porque, com vinte e nove anos, já não tem motivos para tremer.

*NA VERDADE acho que o Acosta deu sorte no Náutico e virou artilheiro. Mas lá, todos jogavam para ele. No Corinthians, é apenas mais um. Pode acabar se transformando no grande blefe do primeiro semestre do futebol brasileiro.

*ALEX MINEIRO fez três gols e desencantou no Palmeiras. Isso não quer dizer que, daqui para frente, ele vai fazer gols em todos os jogos. De qualquer forma já foi uma boa amostragem. Se mantiver o nível vai virar ídolo da torcida verde.

*LUXEMBURGO continua a bater no peito dizendo que ele sabe tudo, que é o melhor do Brasil, que será campeão paulista e outras baboseiras mais. Na verdade Luxa não é o mesmo faz tempo. Melhor técnico do que ele é Murici Ramalho. Muito melhor.

*TÉCNICO do Palmeiras tem outras prioridades. Como está rico, quer saber é de investir seu dinheiro em outros empreendimentos. Cuidar do time do Palmeiras é o que menos lhe interessa. Ele ganha muito para fazer pouco.

*INSISTO. Diego Cavalieri é hoje o melhor goleiro do Palmeiras. Marcos deveria ser seu reserva e só entrar em caso de necessidade. Luxemburgo está fazendo uma enorme injustiça com Diego. Alías, se fosse ele eu pediria para ser negociado.

*PORTUGUESA reagiu um pouco. Já está melhor colocada no Paulistão. Pelo visto, ainda tem o que oferecer. Seu azar foi perder seu melhor atacante o jovem Diego que foi operado. Se ele estivesse no time a Lusa estaria bem melhor situada.

*CHEGUEI à conclusão de que o elenco do Guarani é limitado. Técnico Davino até tem conseguido alguns bons resultados, mas já fará muito se não deixar o Bugre cair de novo. Para o Brasileiro Leonel Martins de Oliveira precisa contratar. É urgente.

*NA SERIE A 2 elogios para Santo André e Ferroviária. Criticas para Inter, de Limeira e Bandeirante. Campanha pífia dos dois nesta serie. Na Série A3 dois times se destacam, o Linense e a União Barbarense. Em compensação a Santacruzense é um fracasso.