CE: Zebra perde na Justiça, mas bate Fortaleza em campo

Fortaleza, CE, 14 (AFI) – Cheio de polêmica nos bastidores, a final do primeiro turno do Campeonato Cearense teve início, na noite desta quinta-feira. E quem se deu bem foi o Icasa. O time do interior cearense venceu o Fortaleza, por 2 a 1, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, pela partida de ida.Com o resultado, os donos da casa levam a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta, que está marcada para o próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Ao Tricolor de Aço resta apenas vencer para levar a decisão na prorrogação. Se houver empate no tempo extra, a decisão será nos pênaltis.

O Jogo

Jogando em seu estádio, o Icasa não bobeou e tratou de tomar a iniciativa do jogo. O Verdão marcou seu primeiro gol aos 24 minutos do primeiro tempo. O lateral Esquerdinha invadiu a área, passou por dois marcadores e bateu sem chances parao goleiro Tiago Cardoso.Os donos da casa continuaram melhores na segunda etapa. Tanto que ampliaram aos 18. O atacante Zé Augusto fez bela jogada e bateu firme.

Mesmo longe de apresentar um bom futebol, o Fortaleza diminuiu em jogada de bola parada. Após escanteio, a bola sobrou para o atacante Rômulo completar. No final, o Leão melhorou, mas pecou nas finalizações.

Briga jurídica
O pedido de anulidade, contudo, foi indeferido em audiência relaizada, nesta tarde. De acordo com a Comissão disciplinar do TJD, os critérios do regulamento foram definidos e aprovados pelo clube durante o Conselho Arbitral da competição e não podem ser alterados.

Nesta quinta-feira, o departamento jurídico do Icasa tentou anular o primeiro jogo da decisão do turno no Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará. Isso porque o clube do interior não aceitou um dos pontos do Artigo 16 do Regulamento do Estadual, que diz que, independente de quem teve a melhor campanha na fase anterior, havendo um confronto na decisão entre um time do interior e outro da capital, a primeira partida será no interior.

Mais um regulamento maluco
A contrário da maioria das outras competições estaduais, o Cearense não dá vantagem nas semifinais e finais aos times de melhor campanha na fase anterior. Nem mesmo o saldo de gols é levado em consideração.

Por exemplo, se um clube perder na ida por um gol de diferença e vencer na volta por quatro gols, terá que disputar a prorrogação. Se empatar no tempo extra, o vencedor será decidido nos pênaltis