Rio Preto 2 x 1 Santos - Milagre acontece e lanterna vence!

São José do Rio Preto, SP, 17 (AFI) – Atual bicampeão, o Santos será sempre lembrado como aquele que perdeu a primeira partida para o lanterna Rio Preto, no Campeonato Paulista de 2008. Em partida disputada na noite deste domingo, no estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto, a equipe da casa venceu o Peixe por 2 a 1, pelo fechamento da nona rodada do Estadual.

A partida, que foi fraca tecnicamente no primeiro tempo, sem muitas chances de gol, melhorou bastante nos 45 minutos finais. Rafinha, aos cinco, e Ricardinho, aos 15, aproveitaram as bobeadas da defesa santista (ambas de Betão) e marcaram para o Rio Preto.

Leão, então, começou a mexer em sua equipe, e viu um de seus escolhidos (Paulo Henrique) fazer a jogada do gol de Renatinho. O Peixe passou a controlar a posse de bola em busca do gol, mas a falta de criatividade da equipe, aliada à lentidão do meio-campo, não foi o bastante para o time praiano buscar a vitória.

O resultado foi emblemático para o Rio Preto, mas trágico para o Santos. Agora, com sua primeira vitória na elite do Campeonato Paulista, o time de São José do Rio Preto soma quatro na tabela de classificação, mas continua na lanterna. Já o Santos, com apenas oito pontos, voltou para a zona de rebaixamento, ao cair para a 18ª posição.

Deu pena…

Desesperado pela sua recuperação no Paulista, o Rio Preto teve sua primeira chance contra o Santos aos dois minutos. Paulo Roberto recebeu cruzamento, mas, na hora de chutar, furou e não conseguiu concluir com qualidade.

O Santos passou a tocar a bola com mais tranqüilidade e, sem a velocidade que os jovens afastados por Emerson Leão colocavam em campo, a equipe passou a ser muito previsível. Aos 22 minutos, em sua chance mais perigosa, Molina lançou Kléber Pereira, que cortou o zagueiro e, de bico, bateu à direita de Marcelo Bonan.

Com o apoio de sua torcida, o Rio Preto teve uma bela oportunidade de marcar aos 29 minutos. Emerson pegou sobra de falta na entrada da área e soltou o pé esquerdo. Fábio Costa caiu e se esticou todo para afastar a pelota da área santista.

A partida neste primeiro tempo foi bastante fraca. Nervosos em campo, em virtude de suas posições na tabela, os times se jogaram a frente, mas sem organização nenhuma e com bastantes erros de fundamento. Na beira do campo, os treinadores Emerson Leão e José Carlos Serrão apenas lamentavam a falta de qualidade de seus comandados.

Que beleza, Peixe!
Leão não gostou do time e voltou com mudança. O volante Marcinho Guerreiro entrou na vaga de Denis com a missão de parar o ataque do lanterna do Paulistão. Assim, o jovem Adriano passou a atuar na lateral, assim como aconteceu contra o São Paulo.

Aos cinco minutos, o Rio Preto decidiu mostrar ao Santos que, apesar de sua colocação na tabela, poderia dar muito trabalho em campo. O zagueiro Betão foi tentar tirar, mas apanhou de bola, que sobrou para Rafinha soltar a bomba de pé direito, no contrapé de Fábio Costa.

O Santos não se acertou em campo, mesmo com as mudanças de Emerson Leão, que tratou de colocar a equipe jogando ofensivamente, com apenas dois zagueiros. Porém, Leão tirou o zagueiro errado, já que Betão voltou a falhar aos 15 minutos. Aproveitando vacilo do ex-corintiano, Ricardinho acertou belo voleio e marcou o segundo do Rio Preto.

Uma das apostas de Leão para virar o placar, o meia Paulo Henrique mostrou porque o treinador confia em seu potencial. Aos 23, em jogada pela direita, o suplente deixou Renatinho livre dentro da pequena área. O atacante só teve o trabalho de empurrar para as redes, diminuindo a vantagem dos mandantes.

Após o gol, o Santos passou a atacar com mais freqüência, mas com a mesma falta de qualidade. O Peixe chegou a assustar o gol de Marcelo Bonan aos 35 minutos, quando Rodrigo Souto recebeu na área e, prensado, chutou na trave direita do camisa 1 do Rio Preto.

Próximos Jogos
Pela décima rodada do Campeonato Paulista, o Rio Preto joga contra o Sertãozinho, na próxima quarta-feira, às 19h30, novamente em casa. Por sua vez, o Santos volta a Vila Belmiro, em Santos, para encarar o Guarani, na quinta-feira, às 20h30.
Ficha Técnica
Rio Preto 2 x 1 Santos
Local: Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Público: 6.042 espectadores
Renda: R$ 127.155,00
Cartões Amarelos: Julian, Reyvan, Bira, Rafinha (Rio Preto); Molina, Carleto, Denis, Rodrigo Souto, Evaldo (Santos)
Cartões Vermelhos: Rafinha (Rio Preto); Adriano (Santos)
Gols: Rafinha, aos 5’/2T, e Ricardinho, aos 15’/2T (Rio Preto); Renatinho, aos 23’/2T (Santos)
Rio Preto
Marcelo Bonan; Rafinha, Eder Baiano, Jéferson e Reyvan (Danilo); Emerson, Ricardinho, Mário André e Piá (Bady); Paulo Roberto e Julian (Bira).
Técnico: José Carlos Serrão.
Santos
Fábio Costa; Marcelo (Renatinho), Evaldo e Betão; Denis (Marcinho Guerreiro), Adriano, Rodrigo Souto, Molina (Paulo Henrique) e Carleto; Wesley e Kléber Pereira.
Técnico: Emerson Leão.