Clube do Maranhão vai ao STJD para reconquistar vaga na CB
Rio de Janeiro, RJ, 18 (AFI) – Depois de ser surpreendido com a perda da vaga na Copa do Brasil para o Imperatriz, o presidente do Bacabal, José Alberto, foi até o Rio de Janeiro, onde, nesta segunda-feira, deu entrada com uma medida cautelar de um embargo de declaração do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para reaver a decisão e ficar novamente com o direito de participar da competição nacional.
“Isso o que aconteceu foi um absurdo. Estávamos corretos e dentro do nosso direito, pois o regulamento foi feito para ser cumprido, mas o STJD entrou em uma esfera regional e isso não pode acontecer. Acredito que vamos conquistar o direito de volta e rápido”, revelou o dirigente com exclusividade ao Futebol Interior.
O presidente ainda questionou outro fato importante, a contratação de alguns jogadores de renome nacional para a disputa da Copa do Brasil, caso de Donizete Amorim, Fabiano, Gil Baiano, Alexandre e Edson Martins, que veio do futebol português.
Entenda o caso!
O Imperatriz entrou com uma representação junto ao STJD e conquistou o direito de participar da Copa do Brasil, como o atual vice-campeão Maranhense. O time do interior maranhense teve que tomar esta atitude devido ao confuso regulamento da competição estadual.
O clube, que foi campeão do primeiro turno do Campeonato Maranhense, disputou a final da competição contra o Maranhão, que foi campeão. Apesar de disputar a decisão, o Imperatriz somou menos pontos do que o Bacabal nos dois turnos. Com isso, ficou indefinido quem seria o representante maranhense na competição.
A forma de disputa do Estadual é de turno e returno, quem ganha o primeiro turno disputa a final com o vencedor do segundo turno. O Imperatriz ganhou o primeiro turno e perdeu a final a para o Maranhão.
No regulamento está escrito que:
“Parágrafo único – Caso não aconteça de um só clube ser vice nos dois turnos, O vice- campeão será o clube que acumular o maior número de pontos em toda a disputa.”
Assim, o Bacabal somou 41 pontos, deixando o Imperatriz com 40 pontos na soma final e, pelo regulamento, tornou-se o vice-campeão estadual. Mas o problema foi que a Federação Maranhense cumpriu a decisão e indicou o Bacabal para a Copa do Brasil 2008.
Por enquanto, o Imperatriz retoma o lugar do rival estadual e enfrenta o Sport, no próximo dia 27, pela primeira fase da Copa do Brasil.





































































































































