Crime: O meteoro chamado Paulinho começa a se apagar

Campinas, SP, 21 (AFI) – O “Tal Paulinho” parece ser mais um meteoro da imprensa esportiva. Surgiu com fúria e criticando a todos, mas não deve demorar a voltar ao ostracismo. Prova disso foi a exclusão do seu Blog do Portal UOL, mostrando que o Grupo Folha não admite acusações indevidas em seu espaço. Antes, o Portal Terra, outro órgão sério, já havia retirado o seu Blog do ar.

Nada mais do que um “laranja” do pseudo-jornalista Juca Kfouri (veja matéria em que aparece a troca de e-mails entre JK e Leandro Santiago, que evidenciam o fato), Paulinho foi excluído do UOL por colocar no ar, em diversas oportunidades, material indevido sobre o Futebol Interior. Veja o que diz as Regras de Uso do UOL:

Os autores dos blogs não devem publicar material protegido por direitos autorais nem publicar fotos ou textos sem autorização do autor ou de seu representante. Não devem também publicar fotos sem autorização dos fotografados e não devem distribuir arquivos de som sem autorização de pessoas ou empresas responsáveis.

Os blogs não devem conter em seu conteúdo os seguintes itens:

material calunioso;
afirmações injuriosas ou difamatórias;

Quem acompanhou o Blog do mascarado Paulinho (afinal, quem é ele, que a todos critica, mas não mostra a cara?), percebeu que a sua conduta era completamente contrária a todos estes quesitos. Ele divulgou, por diversas vezes, fotos de colunistas e colaboradores do Futebol Interior, e-mails internos (que foram hackeados pela dupla dinâmica Juca Kfouri e Leandro Santiago), além de um vídeo do Programa Esporte Show. Tudo sem autorização.

Em seu próprio Blog, um internauta – que se apresentou apenas como Fernando -, criticou a falta de ética na divulgação de fotos. O argumento de Paulinho é completamente fora de contexto. Confira.

fernando Disse:
fevereiro 20, 2008 em 6:38 pm
Paulo Cesar,
Sem entrar no mérito de sua questão pessoal com o UOL (que mantém o blog do Juca).
Fotos de fato jornalístico (pessoas numa praia, num dia de calor, ou soldados numa batalha, por exemplo), não precisam de autorização para serem publicadas.
Fotos de pessoas específicas (fora do contexto de ilustração de fato jornalístico determinado) não podem ser publicadas sem a autorização dos donos das próprias imagens (os fotografados).
Este é o entndimento que os tribunais tiram da nossa Constituição Federal, sobre o conflito entre direito de proteção à imagem x direito de informação.
Como estudante de jornalismo, você nunca deve se esquecer de tal distinção.
Opine o quanto quiser, sobre qualquer assunto, mas só acuse àqueles contra os quais poderá provar os fatos alegados.
Do contrário, serás mais um jornalista com futuro medíocre, como tantos outros que aí estão.
A escolha é sua.
Fernando

Paulinho: De uma olhada em sites de gente mais conhecida e em alguns jornis e revistas. Duvido que quando criticam o Lula e postam sua foto alguem foi ao Planalto pedir permissão.

Contra tudo e contra todos
E não foi somente contra o Futebol Interior que Paulinho disparou a sua metralhadora giratória. Ele acusou o técnico Vanderlei Luxemburgo, a assistente Ana Paula de Oliveira, o jornalista Milton Neves. O promotor e agora Deputado Estadual Fernando Capez (PSDB) também entrou na mira de Paulinho, assim como os dirigentes do Corinthians, e das empresas Traffic e WTorre. O proprietário da TV Record e da Igreja Universal, Edir Macedo, também não foi poupado.

Em outro comentário no seu Blog, o internauta Sérgio Murilo questiona: Será que o Mundo está errado e apenas Paulinho certo?

sergio murilo Disse:
fevereiro 20, 2008 em 7:22 pm

paulinho,gostaria de desejar sucesso nesta nova casa….agora tire licoes do epsodio,faca uma auto critica,sera que vc tb nao errou?pq se nao o mundo ta errado e vc certo…volto a dizer vc e um exemplo de pessoa …de camada humilde,trabalhador hj faz jornalismo tem um blog super acessado,ganhou respeito, e amigo de pessoas como o birner e juca kfouri,referencias de bom jonarlismo e indepedencia e pq nao dizer o bem que vc fez ao timao…apontando as barbaridades,ajudou a tirar aquele tirano chamado dualib…mas sinceramente acho q tem hora que vc exagera …expoe as pessoas se apega a assuntos sem muita relevancia e exageradamente duro nas palavras…hj foi a uol amanha sera quem…da pra fazer td o q vc faz de um modo mais consequente…por favor entenda como uma critica construtiva