Palmeiras 1 x 1 Rio Preto - Empatar com lanterna é ruim hein
São Paulo, SP, 23 (AFI) – Na abertura do Palestra Itália, de gramado novo e novos acomodações, o Palmeiras decepcionou quase 25 mil torcedores ao empatar com o -ex-lanterna Rio Preto, por 1 a 1, neste sábado à noite, na capital.
O Verdão ainda se mantém fora do G4, grupo dos semifinalistas, porque soma 16 pontos em 11 jogos, ocupando o oitavo lugar. O Rio Preto continua na zona do rebaixamento, mas agora com oito pontos, ao lado do Rio Claro. O Rio Preto, também chamado de Verdão, saiu da lanterna pela primeira vez, por possuir melhor saldo de gols (-8 contra -9 do Rio Claro).
Marcação barra Verdão
O plano do técnico Vanderlei Luxemburgo era, na teoria, perfeito. Colocou o hábil Martinez na frente dos zagueiros, deixando os seus laterais desceram e atuarem como alas. Mas seus meias, Wendel e Diego Souza não souberam sair da marcação adversário, sobrando apenas Valdivia para tentar, com algum lance individual, superar a bem armada marcação do Rio Preto, bem dirigido por José Carlos Serrão.
Tanto é verdade que a marcação funcionou bem, que o Palmeiras só teve uma chance clara de gol. E foi numa cabeçada do zagueiro Henrique, que exigiu uma grande defesa do goleiro Marcelo Bonan. Ele subiu no segundo andar e mandou a bola para escanteio. O Rio Preto, que queria mesmo ficar na marcação, cometia muitas faltas e ainda conseguiu uma bela chance. Aos 38 minutos, a bola sobrou para o chute de Éder Baiano que tinha endereço certo. Wendel se esticou todo para salvar o gol quase em cima da linha.
O técnico Vanderlei Luxemburgo estava nervoso e antes disso já tinha sido expulso, injustamente, apenas por uma simples reclamação contra o auxiliar. Um exagero da arbitragem que também prejudicou o Palmeiras, então dirigido por Antônio Melo, preparador físico, devidamente munido de um telefone celular.
Mudanças e pressão
A ordem de Luxemburgo, agora no setor de camarote, era continuar martelando, sem dar trégua ao adversário. Ele tirou o volante Pierre, amarelado, para a entrada do meia Lenny, ex-Fluminense, isso ainda no intervalo. Denílson, que teve seu nome gritado pela torcida, só entrou aos 18 minutos no lugar do apagado Diego Souza.
Mas o panorama do jogo não mudou. Só mesmo uma jogada individual poderia mudar o placar. E isso aconteceu aos 23 minutos. Depois do escanteio, a defesa do Rio Preto não aliviou e a bola ficou nos pés do “gênio” Valdivia. Ele ajeitou e bateu de esquerda. A bola tocou nas mãos do goleiro Marcelo Bonan, que não conseguiu segurar. Ele falhou no lance, afinal, o chute não saiu tão forte.
Se acidentalmente o Palmeiras estava na frente, de forma também inesperada o Rio Preto empatou. A defesa se atrapalhou e cedeu um escanteio. Na cobrança, o zagueiro Xandão apareceu para tocar firme de cabeça. A bola entrou no canto direito de Marcos, que nada pode fazer: 1 a 1, aos 29 minutos.
Próximos jogos
O Palmeiras volta a jogar no domingo, dia 2, no Morumbi, no clássico com o Corinthians. Antes disso, na quarta-feira, o Verdão estréia na Copa do Brasil contra o CENE, em Mato Grosso do Sul. O Rio Preto volta a jogar na quinta-feira, em casa, contra o Rio Claro, no confronto dos dois últimos colocados do Paulistão.
Ficha Técnica
Palmeiras 1 x 1 Rio Preto
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo – SP
Data: 23/02/2008
Renda: 523.907,60
Público: 23.081 pagantes
Árbitro: Paulo Roberto Ferreira
Cartões amarelos: Pierre (Palmeiras). Rafael Silva, Neilton, Bira, Émerson, Marcelo Bonan e Jéferson (Rio Preto)
Gols: Valdivia, aos 23 e Xandão, aos 29 minutos do 2.º tempo.
Palmeiras
Marcos; Gustavo, Henrique e Martinez; Élder Granja (Makelelê), Pierre (Lenny), Wendel, Diego Souza (Denílson) e Leandro; Valdívia e Alex Mineiro.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Rio Preto
Marcelo Bonan; Rafael Silva (Xandão), Jéferson e Éder Baiano; Rafael Lomas, Émerson, Bira (Ferreti), Mário André (Gilberto) e Neilton; Ricardinho e Wesley.
Técnico: José Carlos Serrão





































































































































