TO: Bomba! Alvorada pode perder seis pontos

Gurupi, TO, 26 (AFI) – Da calmaria à tempestade. Assim pode se tornar a vida do Alvorada nesta semana. Depois de ser derrotado por 5 a 2 na tarde deste domingo pelo Kaburé de Colinas, o clube pode perder seis pontos dos nove que já tem conquistado na competição. O Alvorada vai ser julgado nesta segunda-feira, pela segunda comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Tocantins, porque teria, segundo a procuradoria do Tribunal, escalado um jogador irregular diante do Gurupi, no sábado (17), quando derrotou o adversário no Estádio Rezendão.

O jogador em questão é o meia Warley, que teria tomado um amarelo na primeira rodada da segunda fase contra o Tocantins e no mesmo jogo levou outro cartão, só que o vermelho direto, portanto, acumulando o cartão amarelo. Na seqüência, Warley levou outro cartão na terceira rodada quando o seu clube recebeu o Gurupi, que seria o terceiro e não poderia jogar a partida da volta contra o mesmo Gurupi no último sábado. Nos dois jogos Warley foi destaque e em Gurupi chegou a marcar o primeiro gol, de pênalti, na vitória por 2 a 1

Caso a punição se confirme, o Alvorada perderá seis pontos e dos atuais nove, ficaria somente com três, sendo confirmando como o primeiro time eliminado dos oito que ainda disputam esta fase. Caso o time alvoradense vencesse a partida de ontem em Colinas, só dependeria das próprias forças contra o Tocantins na última rodada da segunda fase e em caso de nova vitória ficaria com uma das vagas para a fase semifinal.

A diretoria do Alvorada alegou que não sabia do fato e que vai fazer a defesa do clube na próxima segunda-feira, mas o atual diretor de futebol do clube, Sidoman Ferreira foi ex-árbitro de futebol profissional do Tocantins e alguns torcedores e jogadores do elenco não perdoam o dirigente pelo fato ocorrido.

“Temos informações que o dirigente sabia da impossibilidade de escalar o atleta, mas não teria avisado ao treinador”, disse, por telefone, um torcedor, que pediu para não ser identificado, temendo represálias.

Veja o que diz o artigo 214:
Incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente.

(ALTERADO)
PENA: perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória e multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais).

§1º Fica mantido o resultado da partida, prova ou equivalente para todos os efeitos previstos no regulamento da competição.

§2º Não sendo possível aplicar-se a regra prevista no parágrafo anterior em face da forma de disputa da competição, o infrator será desclassificado.

§3º A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.

§4º A ação disciplinar, nos casos previstos neste artigo, cabe privativamente à Justiça Desportiva.