Aleluia! Federação antecipa hino para não atrasar jogos
Campinas, SP, 26 (AFI) – A Lei 10876 no Artigo 28 do parágrafo 8º, de autoria do Deputado Estadual Geraldo Vinholi (PDT) (foto), obriga a execução do Hino Nacional antes de qualquer jogo oficial dentro do Estado de São Paulo.
Mas só agora, após muitos jogos terem sido atrasados por conta disso, é que a Federação Paulista de Futebol (FPF) resolveu tomar uma atitude para o bem do futebol e a paciência dos torcedores. Uma lei semelhante também vigora em outros Estados, como o Paraná.
A FPF, inclusive, soltou uma Resolução, no último dia 21 de maio, sobre o assunto determinando que a execução do Hino Nacional ocorra agora 20 minutos antes dos jogos.
Na vitória da Ponte Preta sobre o Ceará, por 3 a 2, sábado, em Campinas, o Hino Nacional foi tocado sem que os jogadores estivessem em campo. A Lei abre uma brecha, quando fala em executar o Hino durante os eventos (jogos), não necessariamente antes e com os jogadores em campo.
Confira a Resolução da Federação Paulista:
“MARCO POLO DEL NERO, Presidente da Federação Paulista de Futebol, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto,
CONSIDERANDO a necessidade do cumprimento de horário de início de partidas promovidas por esta Federação, assim como pela CBF e Conmebol;
CONSIDERANDO as implicações previstas no Estatuto do Torcedor;
CONSIDERANDO, também, a necessidade do cumprimento de contratos de TV e comerciais,
RESOLVE:
DETERMINAR que a execução do Hino Nacional ocorra 20 (vinte) minutos antes do início de qualquer partida, sob pena de infração disciplinar”.
O Portal Futebol Interior também entrou em contato com o Deputado Geraldo Vinholi, mas ele estava fora da Asssembléia Legislativa e ficou de responder nesta terça-feira.
Outro lado do “disco”
Há quem diga que a execução do Hino Nacional em todos os jogos ficou banalizada. Primeiro porque as torcidas não respeitam a sua execução. Os torcedores não param de cantar em prol de seu time.
As TVs não têm mais passado a execução do Hino, quando não, fazem reportagens com o o hino tocando no fundo. Por fim, os jogadores, torcedores e até alguns jornalistas não sabem cantar o Hino Nacional e apenas mexem os lábios.
No ano passado, teve um jogo na Segundona Paulista em que o Hino Nacional foi executado no “toca-fitas” de um Voyage 81, que ficou de portas abertas para que o som “ecoasse” pelo estádio. Criatividade, falta de recursos ou banalização?





































































































































