Guia Eurocopa: Campeã do mundo quer ser a dona da Europa
Campinas, SP, 04 (AFI) – Última campeã mundial, a Itália tentará o que apenas uma seleção em toda a história conseguiu: vencer, dois anos após levantar o título mundial, a disputadíssima Eurocopa. Apenas a França, entre os anos de 98 e 2000, conseguiu a façanha de ser a dona do mundo e conquistar também o trono entre os europeus.
Para conseguir o objetivo, os italianos – que conquistaram o torneio apenas uma vez, em 1968 – contam com algumas peças importantes e que foram fundamentais para a conquista da Copa de Mundo em 2006. O goleiro Buffon, o lateral Grosso, o zagueiro Materazzi, o meia Pirlo e os atacantes Luca Toni e Del Piero, remanescentes da time vencedor há dois anos, são as grandes esperanças do time.
Mas como nem tudo são flores, a Azurra também terá os seus desfalques. O zagueiro Nesta e os atacantes Inzaghi e Gilardino, campeões do mundo, foram preteridos na convocação do técnico Roberto Donadoni. O zagueiro e capitão Cannavaro, convocado pelo treinador, se machucou durante treinamento e foi cortado.
O principal desfalque, contudo, será o meia-atacante Totti, estrela da Roma. O camisa 10 do vice-campeão italiano reafirmou que não pretende voltar a vestir a camisa da Seleção. Tal atitude foi tomada logo após a Copa do Mundo e ainda não foi repensada pelo craque.
Grupo C: França, Itália, Holanda e Romênia
Ninguém queria cair neste grupo, mas não tem jeito. Como atual campeã mundial e um dos times mais tradicionais da Europa, a Itália precisa se impor diante de seus adversários. Já enfrentou a França diversas vezes nas Eliminatórias e conhece a força da Holanda. Contra Romênia, precisa vencer com sobras.
Craque do time: Toni
Na ausência de Totti, a estrela da equipe é o atacante Luca Toni. Goleador máximo do Campeonato Alemão pelo Bayern de Munique, com 19 gols, o camisa 9 tem tudo para deixar sua marca nesta Eurocopa e liderar a Itália a um possível bicampeonato.
Classificação FI: ***** Briga pelo título
A Itália chega com força a uma Eurocopa como a muito tempo não sai via. O time não mudou muito de 2006 para cá e ainda conta com as bolas paradas de Pirlo e a força de sua defesa, com nomes como Buffon e Cannavaro. Se perder, será porque sentiu a falta de Totti na armação.
Time-base:
Buffon; Panucci, Barzagli, Materazzi e Grosso; Pirlo, Gattuso, Aquilani e Camoranesi; Di Natale e Luca Toni.
Buffon; Panucci, Barzagli, Materazzi e Grosso; Pirlo, Gattuso, Aquilani e Camoranesi; Di Natale e Luca Toni.
Confira a relação de convocados:
Técnico: Roberto Donadoni
Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus-ITA), Marco Amelia (Livorno-ITA), Morgan De Sanctis (Udinese-ITA).
Defensores: Christian Panucci (Roma-ITA), Fabio Grosso (Lyon-FRA), Alessandro Gamberini (Fiorentina-ITA), Marco Materazzi (Internazionale-ITA), Gianluca Zambrotta (Barcelona-ESP), Andrea Barzagli (Palermo-ITA), Giorgio Chiellini (Juventus-ITA).
Meio-campistas: Gennaro Gattuso (Milan-ITA), Andrea Pirlo (Milan-ITA), Massimo Ambrosini (Milan-ITA), Daniele De Rossi (Roma-ITA), Simone Perrotta (Roma-ITA), Mauro Camoranesi (Juventus-ITA) e Alberto Aquilani (Roma-ITA).
Atacantes: Luca Toni (Bayern de Munique-ALE), Antonio Di Natale (Udinese-ITA), Fabio Quagliarella (Udinese-ITA), Alessandro Del Piero (Juventus-ITA), Marco Borriello (Genoa-ITA), Antonio Cassano (Sampdoria-ITA).





































































































































