Time paulista faz 81 anos com motivos de sobra para festa
Lins, SP, 12 (AFI) – O Linense, um dos times mais tradicionais do interior de São Paulo completa 81 anos nesta quinta-feira, com muitas razões para comemorar. Neste ano, o Elefante da Noroeste conseguiu o acesso à Série A2 do Campeonato Paulista, depois de fazer campanha impecável na primeira fase. De quebra, o clube se prepara para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de conquistar o inédito acesso à Série B.
O início
Fundado em 12 de julho de 1927, o time de Lins alcançou o auge na década de 40, quando passou a disputar competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol. Em 1948, o Linense por muio pouco não ascendeu à primeira divisão paulista, tendo perdido a final para o XV de Piracicaba, numa época em que só o campeão conseguia o acesso.
Depois de boas campanhas nos anos seguintes, a glória veio em 52, quando derrotou a Ferroviária na final, por 3 a 0, e subiu para a elite pela primeira vez na sua história.
Em seu primeiro ano na divisão principal, o clube fez excelente campanha, sendo derrotado em Lins somente uma vez, para o Guarani (1 a 0), além de empatar com o Corinthians (1 a 1) e vencer Palmeiras (3 a 2), Portuguesa (1 a 0) e Santos (2 a 1). Mas o feito de maior repercussão foi a goleada em cima do São Paulo, por 4 a 1, quebrando um invencibilidade de 19 partidas do Tricolor. Permanceu na elite até 1957, quando foi rebaixado.
Altos e baixos
Após a queda, o Elefante da Noroeste disputou a Segunda Divisão e depois paralisou suas atividades por dois anos. No retorno, em 61, perambulou entre a segunda e a terceira divisão, com destaque para o ano de 77, quando venceu a Terceira Divisão, batendo o Votuporanguense na final. Em 1993, um novo recesso interrompeu as atividades do clube por cinco anos. Quando voltou, passou a disputar o equivalente à Quarta Divisão Paulista.
Fênix!
Depois de bater na trave alguma vezes, o acesso à Série A3 veio em 2006, derrotando o Lemense na decisão, no estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão. No ano seguinte, com apoio de um grande frigorífico, o Linense fez grande campanha e por muito pouco não subiu para a Série A2, sendo derrotada pela Ferroviária, clube que sempre cruzou com o Elefante ao longo da história.
No segundo semestre de 2007, o clube de Lins chegou à final da Copa FPF, desbancando times como Ferroviária (mais uma vez) e Guarani, perdendo na decisão para o Juventus. O feito valeu ao clube uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez na sua história.
Neste ano, mas motivos para festejar e comemorar o renascimento do Linense. Depois de uma irretocável campanha na primeira fase, tendo terminado em primeiro lugar disparado, o Elefante da Noroeste superou a queda de rendimento na fase final e, depois de uma goleada histórica por 7 a 0 sobre o Oeste Paulista, retornou à Série A2 de São Paulo, depois de mais de 50 anos. Por isso, a fanática torcida do Linense, que comparece em peso ao Gilbertão, comemora a melhor fase nos 81 anos de vida do clube.
Casas
Ao longo das oito décadas, o time de Lins teve três estádios. O primeiro foi o Estádio Municipal dos Eucaliptos, na Vila Independência. Em 1953, o estádio deu lugar ao Gigante de Madeira, que fora construído em tempo recorde (20 dias) para atender às exigências para disputar a primeira divisão.
Em 1959, o Gigantão foi totalmente desmanchado, e em 1962 foi inaugurado o estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, que tem capacidade para 11 mil pessoas, onde o Linense manda os seus jogos até hoje. Em breve, a casa do Elefante ganhará uma ampliação, passando a comportar 15 mil torcedores, e posteriormente, 20 mil.





































































































































