América-RN 3 x 2 Paraná - Adeus, lanterna!
Natal, RN, 27 (AFI) – O América-RN derrotou o Paraná, por 3 a 2, nesta sexta-feira, no estádio Machadão, em Natal, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A vitória na estréia do técnico Ruy Scarpino tirou o clube potiguar da última posição, pelo menos até o complemento da rodada, neste sábado.
O Mecão chegou aos seis pontos e ganhou somente uma posição, passando a ser o 19º, deixando a lanterna com o CRB. Já o Paraná segue em situação complicada, ocupando uma posição acima.
Gol relâmpago!
Empolgado pela estréia do técnico Ruy Scarpino, o América começou endiabrado e abriu o placar na primeira chegada. Após cobrança de escanteio, Róbson subiu mais que a zaga paranaense e testou para marcar o primeiro do Mecão, aos dois minutos. O clube potiguar quase ampliou minutos depois, em lance confuso na defesa paranista.
O jogo era bastante movimentado e aberto, com o Paraná também levando perigo ao gol americano. Com a proposta de jogo visando voltar com um ponto para Curitiba, o gol logo no começo mudou os planos do Tricolor, que foi obrigado a atacar. A presença do veterano meia Souza, que reestreou no América, deu uma outra dinâmica ao meio-campo do Diabo.
Veterano é o maestro
Aos 17 minutos, o Paraná conseguiu o empate num belo gol de Giuliano. Depois de boa jogada pelo lado direito, a bola foi rolada para trás e Giuliano soltou a bomba para marcar um golaço. Mas não deu nem tempo de comemorar. Três minutos depois, após lançamento para a área, o árbitro marcou pênalti. O experiente Souza cobrou e colocou o Mecão mais uma vez na frente.
A vantagem no placar fez com que o América recuasse e passasse a jogar nos contra-ataques rápidos, puxados pelo maestro Souza. Já o Paraná insistia em jogadas pelo meio, facilitando a marcação americana. Aos 30, Souza passou para Marcelo Nicácio na direita, o atacante rolou para trás e o lateral Dida chegou como elemento surpresa e chutou for
te, por cima do gol.
Quando parecia que o América venceria o primeiro tempo, o Tricolor empatou mais uma vez. Após cobrança de falta, o goleiro se atrapalhou e socou a bola em cima de um jogador paranaense. A bola sobrou para Gilson só empurrar para as redes, em posição de impedimento.
Bola parada é a salvação
Na volta do intervalo, as duas equipes voltaram sonolentas, diminuindo o ritmo do jogo. Aos sete minutos, o atacante Marcelo Nicácio arriscou de fora da área e o goleiro paranista colocou para escanteio. O Diabo adiantou a marcação e passou a pressionar o clube paranaense em seu campo de defesa, dificultando a saída de bola.
Após a expulsão do lateral-direito Claudemir, o Paraná se fechou ainda mais e só ameaçava nos contra-ataques, enquanto que o Diabo dominava as ações ofensivas, mas sem criatividade. A saída do meia Souza, substituído por Saulo, deixou o meio-cam
po do time da casa sem inspiração.
Por isso, a esperança do América era nas bolas paradas, e a chance apareceu aos 36 minutos e não foi desperdiçada. Saulo cobrou falta na entrada da área com perfeição e colocou o Mecão na frente: 3 a 2. Depois, o Paraná ainda tentou novo empate, mas não teve forças para reagir e amargou mais uma derrota fora de casa.
Próximos jogos
Na próxima sexta-feira, o América enfrenta o Juventude, na Serra Gaúcha, enquanto que o Paraná busca a reabilitação contra o Criciúma, fora de casa, na terça-feira.
Ficha Técnica
América-RN 3 x 2 Paraná
Local: Estádio Machadão, em Natal – RN
Árbitro: Emerson Batista da Silva – PB
Cartões amarelos: Vágner, Luciano, Ciro, Claudemir, Ricardo Ehle (Paraná); Geovane, Jéfferson, Paulo Matos (América)
Cartão vermelho: Claudemir (Paraná)
Gols: Róbson aos 2’/1T, Souza aos 21’/1T (pênalti) e Saulo aos 36’/2T (América); Giuliano aos 17’/1T e Gilson aos 41’/1T (Paraná)
América-RN
Fabiano; Róbson, Emerson, Márcio Rosário (Daniel); Dida, Rodrigo Santos, Jefferson, Souza (Saulo) e Maizena; Geovane (Paulo Matos) e Marcelo Nicácio.
Técnico: Ruy Scarpino.
Paraná
Gabriel; Ricardo Ehle, Luciano e Ciro; Claudemir, Diego (Agenor), Vágner, Giuliano e Rogerinho; Gilson (Naves) e Thyago Fernandes (Fábio Luís).
Técnico: Rogério Perro.





































































































































