ABC 3 x 3 Ceará - Jogão: Empate foi o resultado mais justo

Natal, RN, 5 (AFI) – Repleto de alternativas, a partida entre ABC e Ceará, disputada neste sábado à tarde, para um Frasqueirão lotado, em Natal, foi eletrizante do início ao fim. Depois de muita alternância no placar, o empate, por 3 a 3, foi o resultado mais justo, para o melhor jogo da nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Logo aos 17 minutos do primeiro tempo, o Ceará ficou com um jogador a menos. O goleiro Marcelo Bonan colocou a mão fora da área e acabou expulso. O ABC aproveitou a vantagem numérica para abrir o placar, com Valdir Papel, aos 28 minutos.

O Ceará, porém, não estava morto e empatou ainda na primeira etapa, com Luiz Carlos. Na volta para o segundo tempo, Jean recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o ABC também com dez. Com igualdade de jogadores, o Ceará aproveitou os contra-ataques, virou Chicão, aos 11 minutos, e ampliou com Luiz Carlos, aos 15.

Mas no minuto seguinte, Valdir Papel fez de pênalti e reascendeu a esperança do ABC. O mesmo Valdir Papel fez o Frasqueirão explodir de alegria, aos 28’, e deixou tudo igual novamente, dando números finais ao placar.

Com o resultado, o ABC completou seu segundo jogo seguido sem derrota e chegou aos 13 pontos, na sétima colocação. O Ceará, que não vence há três partidas, tem um ponto a menos, na nona posição.

ABC foi melhor, mas…
Sem marcar há quase um mês, o atacante Valdir Papel começou o jogo com fome de gol. Logo no início, fez bela jogada individual e só não marcou, pois Marcelo Bonan teve reflexo para defender o chute à queima roupa.

Aos 17 minutos, novo duelo entre Valdir Papel e Marcelo Bonan. Apesar do goleiro do Ceará evitar novamente a abertura do placar, quem se deu melhor nessa foi o ABC. Para praticar a defesa, Bonan teve de colocar a mão fora da área e recebeu cartão vermelho.

Com a expulsão, o técnico Lula Pereira foi obrigado a sacar o meia Marcos Paraná e promover a entrada do goleiro reserva Gustavo. A alteração só chamou o ABC ainda mais para cima. Aos 23 minutos, Rodriguinho fez boa jogada pela direita e rolou para Alysson, que, livre dentro da grande área, mandou por cima.

O gol era questão de tempo e veio com Valdir Papel aos 28 minutos. Bosco foi até a linha de fundo e cruzou. O atacante do ABC subiu mais alto que a defesa cearense e cabeceou no ângulo de Gustavo.

Mesmo com a vantagem, o ABC continuou no ataque e perdeu algumas boas oportunidades de ampliar o placar. O castigo veio aos 42 minutos. Em um rápido contra-ataque, o lateral-esquerdo Fábio Vidal, que fazia sua estréia, desceu pela esquerda e cruzou na cabeça de Luiz Carlos, que completou para o gol.

Jogão
Na segunda etapa, a vantagem numérica do ABC durou somente até os sete minutos. O volante Jean fez falta por trás no atacante Luiz Carlos, matando contra-ataque, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, acabou expulso. Com 10 contra 10, o jogo ficou equilibrado.

O ABC perdeu grande chance com Alexandre, que recebeu de Valdir Papel livre na intermediária, mas tocou fraco na saída de Gustavo. A resposta do Ceará foi fatal. Aos 11 minutos, Chicão achou espaço entre os zagueiros do ABC e chutou rasteiro, no canto direito de Paulo Musse, virando a partida para os visitantes.

O gol deixou o ABC atordoado, tanto que quatro minutos depois o Ceará fez o terceiro. Luiz Carlos recebeu na entrada da área, fintou o zagueiro e tocou no canto esquerdo de Paulo Musse. A confortável vantagem, no entanto, durou apenas um minuto.

No ataque seguinte, Marcelinho foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Dezinho: pênalti. Valdir Papel bateu mal, mas, mesmo assim, conseguiu ressuscitar o ABC na partida. E a tarde era mesmo de Valdir Papel.

Aos 28 minutos, o artilheiro aproveitou cruzamento da direita e testou firme, para empatar novamente o duelo. Luiz Carlos e depois Ciel, este último sem goleiro, ainda tiveram a chance de dar a vitória para o Ceará.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo na próxima terça, quando será disputada toda a décima rodada. O ABC pega o Bahia, em Feira de Santana, enquanto o Ceará recebe o Criciúma, em Fortaleza.

Ficha Técnica

ABC 3 x 3 Ceará

Local: Estádio Frasqueirão, em Natal – RN
Data: 05/07/2008
Árbitro: Rogério Lima da Rocha – SE
Gols: Valdir Papel, aos 28’/1T, aos 16’/2T e aos 28’/2T (ABC); Luiz Carlos, aos 42’/1T e aos 15’/2T, Chicão, aos 11’/2T (Ceará)
Cartões Amarelos: Marcelinho, Alysson, Paulo César, Jean, Alexandre (ABC); Dezinho, Fábio Vidal (Ceará).
Cartão Vermelho: Jean (ABC); Marcelo Bonan (Ceará)

ABC
Paulo Musse; Fabiano (Ivan), Ben-Hur e Paulo César; Bosco (Jean Carioca), Jean, Adelmo, Rodriguinho (Marcelinho) e Alysson; Alexandre e Valdir Papel.
Técnico: Ferdinando Teixeira.

Ceará
Marcelo Bonan; Dedé, Dezinho, André Rancharia e Fábio Vidal (Marcos Mendes); Chicão, Michel, Cleisson e Marcos Paraná (Gustavo); Luiz Carlos e Vavá (Ciel).
Técnico: Lula Pereira.