Opinião FI: Futebol paulista em alta nas Séries A, B e C

A temporada ainda não acabou, mas se fosse passado a régua agora, o balanço do futebol paulista seria altamente positivo em todas as divisões do futebol brasileiro. E tudo isso, sem que a Federação Paulista de Futebol exercesse a sua função primordial que é defender e apoiar seus filiados. O prestígio da FPF está em baixa.

Mas, por competência dos clubes, o nosso futebol está lá em cima. Na Série A, Palmeiras e são Paulo estão no G4 e com chances reais de brigarem pelo título de 2008. Na Série B, além do Corinthians, campeão virtual, o Santo André desponta como favorito a uma das vagas do acessos.

E o Estado pode ter ainda um terceiro time na elite nacional do próximo ano, porque Barueri, Bragantino e Ponte Preta estão brigando, cabeça a cabeça, junto com o Vila Nova. Parece que a terceira vaga vai ficar mesmo com o Avaí.

Na Série C, o Guarani está fazendo bonito. Tem um time competente para a disputa da divisão e, com justiça, lidera após a quinta rodada do Octogonal Final. Não só por sua organização, mas por sua tradição e força de camisa, ninguém acredita que o time campineiro vai ficar de fora do acesso.

E, quem sabe, até levando o título da Série C, o que o deixaria numa condição inédita, pois já foi campeão da Série A (1978) e da Série B, antiga Taça de Prata (1982). Mantém dessa forma, a tradição do futebol paulista na divisão. Ano passado, o Bragantino levantou o caneco.

E como a CBF resolveu criar a Série D, os concorrentes que se cuidem, porque o futebol de São Paulo promete peitar todo mundo…
Especialista na Série A2, o técnico Carlos Rabello assumiu o comando do Rio Branco, de Americana, na Copa Paulista. Mas está mesmo de olho na montagem do time para a Série A2 de 2009. A escolha da diretoria foi acertada. quem sabe o Tigre volte aos seus melhores dias.

Rabello no Rio Branco
carlos rabelo 0001 110

Ferroviária organiza
Branco 02 110O Sindicato dos Clubes de Futebol do Brasil, presidido por Mustafá Contursi, que faz falta ao Palmeiras, lançou esta semana o Anuário do Futebol Brasileiro. O livro é um arquivo vivo do nosso futebol e vem assinado pelo competente jornalista Arnaldo Branco (foto). Vale uma leitura detalhada.

BWA fora do Palmeiras
diretor palmeieras 110O diretor palmeirense Antônio Carlos Courcione(foto) confirmou que a empresa BWA, que confecciona ingressos, está fora dos planos do Parque Antártica. A BWA já foi alvo de sérias denúncias por parte da imprensa – Rede Globo – e mesmo assim segue como uma das parceiras da Federação Paulista de Futebol.
Massucato 0001 110A diretoria da Ferroviária também faz um extenso planejamento pararetornar à elite paulista em 2009. O presidente Valdir Massucato (foto) acertou ao contratar um profissional especialista para o departamento de futebol: Homero Santarelli, ex-Ituano e Guaratinguetá. A Ferrinha promete montar um esquadrão em 2009. Araraquara merece um grande time.

Anuário nota 10