Botafogo 2 x 2 Estudiantes-ARG - Acabou-se 2008!
Apesar da reação, o Bota não passou às semifinais, tendo em vista que perdeu na ida, por 2 a 0, em La Plata. Melhor para o time argentino, que, agora, fará o duelo contra os compatriotas do Argentino Juniors, que superou o expressinho do Palmeiras. O primeiro jogo acontecerá na próxima quarta-feira, em local a ser definido.
Rio de Janeiro, RJ, 05 (AFI) – Por conta de um primeiro desastroso, o Botafogo encerrou mais cedo suas atividades na temporada 2008. Após começar perdendo por 2 a 0, nos primeiros 45 minutos, o time alvinegro buscou o empate, por 2 a 2, contra o Estudiantes-ARG, na noite desta quarta-feira, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, mas acabou eliminado.
A diretoria alvinegra já deve começar a pensar no próximo ano. Isso porque o clugbe carioca já não tem grandes aspirações no Brasileirão. Faltando cinco rodadas, está na sexta colocação, com 49 pontos. Nove a menos que o quarto colocado, o Cruzeiro. No próximo domingo, a equipe fará o clássico contra o Flamengo, no Maracanã. Surpresa!!!
O Botafogo pecou pela afobação na partida. O time tentou mostrar futebol desde o início e se lançou ao ataque. O problema é que se descuidou da defesa e o Estudiantes conseguiu abrir o placar logo aos três minutos. O lateral-direito Angeleri recebeu livre pelo lado direito, invadiu a área e chutou cruzado. O goleiro Renan ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.
A surpresa logo no início acabou desmoronou as esperanças botafoguenses. A esta altura, a equipe precisará marcar quatro gol e não sofrer nenhum para se classificar. Como um típico time argentino, o clube de La Plata trocou passes sem pressa. Já o Fogão, quando tinha a posse de bola, tentou resolver na base dos chutões.Conforme o tempo passava, a pressão alvinegra aumentava. O técnico Leonardo Astrada, no entanto, armou muito bem o sistema defensivo. Um exemplo disso, é que os brasileiros só conseguiram seu primeiro claro de perigo aos 27. Após jogada individual, o meia Lúcio Flávio emendou um chute da entrada da área à esquerda do gol de Andujar.
Aos 33, contudo, os visitantes trataram de vaticinar a classificação. O veterano Verón encontrou Salgueiro, livre, no meio da área e deu um lindo passe. Com muita categoria, o atacante bateu no canto esquerdo de Renan para ampliar o placar. O segundo gol só aumentou o desespero da equipe carioca e o panorama do jogo não se alterou até o intervalo.Reação tardia
Depois do primeiro tempo desastroso, o técnico Ney Franco alterou as duas alas. Ele tirou Thiaguinho e Triguinho para as entradas de Lucas e Luciano Almeida. Apesra das mudanças, o Fogão demorou a engrenar. Mas quando encaixou um bom lance marcou o gol. O zagueiro Renato Silva foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Lúcio Flávio guardou.
O gol renovou os ânimos do time brazuca, que chegou ao empate aos 20. Após cobrança de escanteio de Lúcio Flávio, pela esquerda, Lucas desviou de cabeça e a bola sobrou para o zagueiro André Luís, que soltou o pé. O gol incendiou a torcida e deu moral ao Bota, que apertou ainda mais a saída de bola, tentando a virada.
Aos 24, porém, o próprio André Luís tratou de acabar de vez com as remotas chances de virada. Após uma confusão com jogadores argentinos, ele recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Nervoso, ele tirou o cartão da mão do juiz. Com um a menos, a situação se complicou e o placar não sofreu alterações.
Ficha Técnica
Botafogo 2 x 2 Estudiantes-ARG
Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro – RJ
Árbitro: Carlos Chandía – CHI
Cartões Amarelos: Thiaguinho, Triguinho, André Luís e Jorge Henrique (Botafogo); Salgueiro, Juan Diaz, Verón e Cellay (Estudiantes)
Cartão Vermelho: André Luís (Botafogo)
Gols: Lúcio Flávio aos 13/’2T e André Luís aos 20’/2T (Botafogo); Angeleri aos 3’/1T e Salgueiro aos 34’/1T (Estudiantes)
Botafogo
Renan; Thiaguinho (Lucas), Renato Silva, André Luis e Triguinho (Luciano Almeida); Leandro Guerreiro, Diguinho, Carlos Alberto e Lucio Flavio; Jorge Henrique e Wellington Paulista (Fábio).
Técnico: Ney Franco
Estudiantes-ARG
Andújar; Angeleri, Desábato, Cellay e Juan Díaz; Galván (Sanchez), Braña, Verón e Benítez; Salgueiro (Calderón) e Boseli.
Técnico: Leonardo Astrada.






































































































































