ESPECIAL PALMEIRAS: Luxemburgo no fio da navalha
São Paulo, SP, 19 (AFI) – Atual campeão, o Palmeiras entra em campo pressionado por ser o time grande mais despreparado para o início do Campeonato Paulista. Após a campanha abaixo das expectativas no Brasileirão, o Verdão fez uma reformulação no elenco, perdendo alguns jogadores importantes, casos do lateral-esquerdo Leandro, do volante Martinez e do atacante Alex Mineiro.
Com a saída de quase dez jogadores e a contratação de outros sete – Danilo (zagueiro); Maurício (zagueiro); Cleiton Xavier (meio-campista); Marquinhos (meio-campista); Armero (lateral-esquerdo); Willians (meio-campista); e Keirrison (foto/atacante) -, é praticamente impossível descrever qual será o Palmeiras para este Paulista.
Confira mais:
ESPECIAL PAULISTÃO: FI lança guia sobre os 20 clubes
A parceira Traffic, de novo, decidiu gastar seu dinheiro com jogadores jovens e que podem lhe resultar em algum lucro no futuro. Danilo, Marquinhos e Keirrison são bons nomes, mas a inexperiência do elenco pode atrapalhar os planos de Vanderlei Luxemburgo. Soma-se isso a falta de entrosamento do time e haverá uma incógnita total.Depois de ficar sem o título brasileiro, a torcida alviverde pressiona por um título importante, ou seja, a Libertadores. Dependendo do andar da carroagem, o Paulistão pode ficar para segundo plano. Mas tudo vai depender dos resultados no Estadual e da permanência do Esmeraldino no torneio continental.
Se o time começar mal o Paulista e tiver dificuldades na Libertadores, a pressão da torcida será enorme. Aí, caberá a Luxemburgo saber administrar a crise. O treinador está caminhando no “fio da navalha” e um escorregão pode ser fatal. Principalmente, se a oposição vencer as eleições no final de janeiro. Enfim, o ano palmeirense começa sem rumo e cheio de desconfianças.Cotação FI: * * * *
Dos grandes, o Palmeiras é o único que não recebeu cinco estrelas. Com um elenco totalmente novo e cheio de jovens jogadores, fica difícil apostar no bicampeonato. Ainda mais, após os principais concorrentes, São Paulo e Corinthians, terem mantido a base vitoriosa de 2008 e anunciado bons reforços. Apesar de ser o atual campeão, o Verdão entra como coadjuvante. Se conseguir beliscar uma vaga às semifinais a tradição e a experiência de Luxemburgo podem recolocá-lo entre os favoritos.
O Cara: Marcos
A Aposta: Keirrison
Se há um ponto em que a diretoria merece palmas é pela contratação de Keirrison. Principal revelação da temporada 2009, o atacante será um reforço não só dentro de campo, mas também fora dele. Um reforço de peso diminui um pouco a pressão dos torcedores, que ficaram revoltados com a saída de Alex Mineiro e, possivelmente, Kléber. Um jogador do calibre de Keirrison renova as esperanças alviverdes para este começo de ano complicado.
Ficha Técnica
Nome: Sociedade Esportiva Palmeiras
Fundação: 26/08/1914
Estádio: Palestra Itália, em São Paulo
Classificação em 2008: Campeão
O goleiro Marcos não está em sua melhor fase. As falhas em alguns jogos importantes no Brasileirão provaram isso. Mas, especialmente neste início de ano, o pentacampeão mundial terá uma grande importância: experiente e ídolo da torcida ele terá a missão de “ensinar” a garotada que está chegando o que é jogar no Palmeiras. Se houver crise, ele terá de servir de “pára-raio”, se a equipe deslanchar, é Marcos que será o responsável por segurar a empolgação dos jogadores. Luxemburgo precisará e muito da experiência do goleirão.
Time-base
Marcos; Wendel, Danilo, Maurício e Armero; Pierre, Willians, Diego Souza e Cleiton Xavier; Marquinhos e Keirrison.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.





































































































































