ESPECIAL: O jejum de Campinas contra os grandes de São Paulo
Campinas, SP, 30 (AFI) – Campinas já esteve melhor quando o assunto é futebol. Em meados da década de 70, Guarani e Ponte Preta tinham tantos jogadores de qualidade que podiam formar uma Seleção Brasileira. Os dois também eram pedras nos sapatos dos grandes clubes do Brasil e, principalmente, do Estado de São Paulo. Mas os tempos mudaram.
Confira:
São Paulo, Corinthians e Portuguesa perto da semifinal
Com os cinco rebaixamentos do Guarani só nos últimos oito anos e a inconstância da Ponte Preta, que alterna entre Série A e B do Brasileirão, os sucessos dos clubes da cidade contra os principais times de São Paulo viraram passado. Afinal, torcedor-internauta, você lembra a última vez em que ou Guarani ou Ponte venceram algum jogo contra Corinthians, Palmeiras, Santos ou São Paulo?
A resposta nos remete ao dia 31 de janeiro de 2007. Na ocasião, a Ponte Preta recebeu o Palmeiras e venceu por 2 a 1, no Moisés Lucarelli. A partida foi válida pela primeira fase do Campeonato Paulista daquele ano. Portanto, nesta terça-feira, completam-se 26 meses, ou 2 anos e 2 meses, sem vitórias contra os grandes.
Desde a vitória pontepretana, foram 21 jogos entre os grandes e os campineiros. Neste período, foram 16 vitórias dos grandes e outros cinco empates. Ao todo, o Guarani disputou somente oito jogos, com sete derrotas e apenas um empate, contra o Corinthians, no último domingo.
Jejum bugrino!
Se a Ponte não vence um jogo contra os grandes desde o começo de 2007, o jejum do Guarani é ainda maior. A última vitória do Bugre sobre os grandes aconteceu em 21 de março de 2006, contra o Santos, no Brinco de Ouro. Desde então, o Bugre só coleciona fracassos: sete derrotas e dois empates em nove jogos.
Sucesso no passado
Nos tempos antigos, Guarani e Ponte Preta fizeram duelos memoráveis contra os grandes clubes de São Paulo e até mesmo do país. Na década de 70, o Bugre venceu o Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras, em 78, com gol do então jovem Careca.
Oito anos mais tarde, o Guarani foi vice-campeão brasileiro, ao perder a final nos pênaltis para o São Paulo. Depois, em 88, os bugrinos chegaram à decisão do Paulistão, mas perderam para o Corinthians. Isso sem contar vitórias contra, por exemplo, o Flamengo de Zico, por goleada, aqui em Campinas. A vitória bugrina fez com que um dos filhos do Galinho virasse torcedor do Guarani.
Também na década de 70, a Ponte Preta causou muitos problemas a Corinthians e São Paulo, principalmente. Em 77, a Macaca chegou à decisão do Campeonato Paulista e levou a decisão para três jogos. O Timão foi campeão, vencendo o terceiro jogo por 1 a 0, gol suado de Basílio.
Dois anos mais tarde, a Ponte Preta foi novamente vice-campeã paulista, ao perder a final para o Corinthians. Em 1981, em sua terceira final, a Ponte perdeu a decisão para o São Paulo. Apesar de nunca ter conquistado títulos em sua história, a Macaca sempre trouxe dificuldades grandes aos clubes.
Confira os últimos quatro anos de duelo:
2006
Santos 1 x 0 Ponte Preta
Ponte Preta 1 x 2 São Paulo
Palmeiras 4 x 2 Ponte Preta
Ponte Preta 0 x 1 Corinthians
São Paulo 3 x 3 Guarani
Guarani 1 x 1 Palmeiras
Guarani 2 x 1 Santos (12 de março)
Corinthians 2 x 2 Guarani
Palmeiras 2 x 3 Ponte Preta (16 de abril)
Ponte Preta 3 x 2 Corinthians (30 de abril)
Santos 3 x 1 Ponte Preta
Ponte Preta 1 x 3 São Paulo
Ponte Preta 1 x 1 Palmeiras
Corinthians 1 x 0 Ponte Preta
Ponte Preta 1 x 0 Santos (17 de setembro)
São Paulo 1 x 1 Ponte Preta
2007
Corinthians 3 x 1 Ponte Preta
Ponte Preta 2 x 1 Palmeiras (31 de janeiro)
São Paulo 1 x 0 Ponte Preta
Ponte Preta 2 x 4 Santos
2008
Corinthians 3 x 0 Guarani
Palmeiras 3 x 1 Guarani
Santos 3 x 1 Guarani
Guarani 0 x 1 São Paulo
Ponte Preta 0 x 0 São Paulo
Ponte Preta 0 x 1 Corinthians
Palmeiras 2 x 1 Ponte Preta
Santos 2 x 2 Ponte Preta
Ponte Preta 0 x 1 Palmeiras
Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta
Ponte Preta 1 x 1 Corinthians
Corinthians 3 x 0 Ponte Preta
2009
Guarani 0 x 2 São Paulo
Palmeiras 1 x 0 Guarani
Santos 3 x 1 Guarani
São Paulo 2 x 1 Ponte Preta
Ponte Preta 2 x 3 Palmeiras
Corinthians 2 x 2 Ponte Preta
Guarani 0 x 0 Corinthians





































































































































