Fluminense 1 x 0 Botafogo - Golaço afunda o Fogão

Rio de Janeiro, RJ, 7 (AFI) – O primeiro clássico carioca do Campeonato Brasileiro foi longe de ser empolgante. Num jogo morno e fraco tecnicamente, o Fluminense venceu o Botafogo, por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, pela quinta rodada do campeonato nacional. O jogo foi parelho e com poucos lances de qualidade, e no finalzinho Fred fez valer sua qualidade e marcou o gol do Flu.

Veja também:
Sossegou! Ex-Timão e Fluminense casa com atriz global

A vitória levou o Fluminense aos oito pontos, ocupando a quarta colocação na tabela. O Botatogo, por sua vez, é apenas o 18º colocado, com três pontos, ainda sem vencer no Brasileirão e dentro da tenebrosa zona de rebaixamento. O sinal de alerta já foi aceso em General Severiano.

Equilíbrio e poucas emoções
Com os dois times fazendo campanha irregular no Brasileirão e buscando a vitória, o clássico começou equilibrado e com as duas equipes se revezando no ataque. A primeira boa chance foi do Tricolor, mas Marquinho não aproveitou. Após ótima triangulação pela esquerda, Marquinho tabelou com Fred, na entrada da área e ficou livre, de frente para o gol, mas bateu fraquinho e facilitou a vida de Renan, que defendeu com tranquilidade.

O Botafogo deu o troco aos sete minutos, quando Tony recebeu na área e tentou o chute, mas, desequilibrado, imitou Marquinho e mandou fraco, nas mãos do goleiro Ricardo Berna. Com maior posse de bola, o alvinegro tinha mais volume de jogo. Aos 25, Eduardo recebeu na meia esquerda, ajeitou e chutou forte, no canto superior direito do goleiro tricolor, que espalmou com segurança.

Com a boa marcação do Botafogo, o Fluminense se limitava a chutes de longa distância. Aos 33, Fred recebeu de costas para o gol, na entrada da área, e rolou para trás, para a chegada do argentino Conca, que chutou forte, de primeira, mas mandou no centro do gol e Renan agarrou com firmeza. O primeiro tempo terminou truncado e com poucos lances de emoção, judiando dos torcedores presentes ao Maracanã.

Panorama segue o mesmo
Na volta do intervalo, o Botafogo retornou mais aceso e criou uma boa chance logo no primeiro minuto. Eduardo tocou em profundidade para Tony, que ajeitou o corpo e bateu de perna esquerda. A bola passou rente à trave esquerda de Ricardo Berna. Mas o jogo seguia com o mesmo panorama da etapa inicial, com o equilíbrio prevalecendo e as duas equipes se revezando no ataque.

Aos nove minutos, Fred abriu na esquerda para passagem de Thiago Neves, que dominou livre e chutou forte, para ótima defesa de Renan. O alvinegro respondeu aos 14, quando Victor Simões recebeu bom passe pela esquerda, ajeitou para a perna esquerda e bateu cruzado, mas a zaga conseguiu o corte, na pequena área.

Assim como na etapa inicial, o Botafogo ficava mais tempo com a bola nos pés, enquanto que o Fluminense jogava na base do contra-ataque. Aos 28 minutos, Lúcio Flávio recebeu no bico direito da área, girou e bateu de perna esquerda, com efeito, e a bola passou com perigo, à direita de Ricardo Berna. Aos 41, Eduardo se livrou bem da marcação pela esquerda e rolou para Juninho. O zagueiro bateu forte, de primeira, mas mandou no centro do gol, para boa defesa do arqueiro Tricolor.

Craque resolve!
Quando tudo levava a crer que o jogo terminava num monótono 0 a 0, o atacanter Fred mostrou que é um jogador diferenciado e marcou um golaço. Aos 43 minutos, o atacante recebeu lançamento, deu um chapéu no goleiro e mandou para o gol vazio, fazendo um gol que valeu pagar o ingresso para ver.

Próximos jogos
No próximo domingo, o Fluminense recebe o Grêmio, às 16 horas, no Maracanã, pela sexta rodada do Brasileirão. O Botafogo, por sua vez, pega o Santos, também no domingo, às 18h30, no estádio João Havelange.

Ficha Técnica

Fluminense 1 x 0 Botafogo

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá-RJ
Público: 15.487 torcedores (13.726 pagantes)
Renda: R$ 191.617,50
Cartões amarelos: Carlos Eduardo (Fluminense); Lúcio Flávio, Thiaguinho, Alessandro e Juninho (Botafogo)
Gol: Fred, aos 43’/2T (Fluminense)

Fluminense
Ricardo Berna; Diogo, Cássio, Edcarlos e João Paulo; Welligton Monteiro, Marquinho, Conca e Carlos Eduardo (Maurício, depois Fabinho); Thiago Neves (Leandro Amaral) e Fred.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Botafogo
Renan; Alessandro (Júnior), Emerson, Juninho e Eduardo; Leandro Guerreiro, Fahel, Lúcio Flávio e Thiaguinho (Léo Silva); Tony (Laio) e Victor Simões.
Técnico: Ney Franco.