Opinião Futebol Interior: Reação relâmpago do Guaratinguetá
Campinas, SP, 18 (AFI) – Verdadeiramente um clube-empresa, o Guaratinguetá deu a volta por cima nesta temporada. Domingo confirmou o acesso dentro do Campeonato Brasileiro da Série C e já em 2010 estará disputando a Série B, repleta de paulistas. Foi uma resposta rápida, em pouco mais de quatro meses, depois do surpreendente rebaixamento no Paulistão.
Deve ser duro para o presidente Carlos Arine lembrar a queda, ocorrida quando o time tinha apenas 1% de chances de ser rebaixado. Mas quatro resultados se encaixaram, como numa rara eclipse lunar.
Mas com certeza é prazeroso assistir a tão rápida recuperação. Ao invés de ficar choramingando, os dirigentes arregaçaram as mangas e foram à luta. O Guará fez boa campanha na sua estreia na Copa do Brasil e agora chegou, com relativa facilidade, às semifinais da Série C.
O Carlito Arine conta com a preciosa participação do empresário Sony Douer e fez do Guará um modelo de organização dentro do futebol, só comparado no Estado de São Paulo ao hoje poderoso Barueri, que conseguiu sete acessos em oito anos de vida. O Guará foi filiado à Federação Paulista em 1999, portanto, há dez anos.
Como manda o regime profissional, o Guará sempre montou equipes adequadas às necessidades das competições dos quais participou. Assim fez também nesta Série C, formando um time barato, porém, competitivo.
E no comando o experimentado técnico Vilson Tadei, aquele meia que atuou no Grêmio e no São Paulo na década de 80. Aliás, Tadei já tinha sido responsável pelo acesso da Garça do Vale ao Paulistão, três anos atrás. E desde já, pode apostar: em 2010, o Guará é um dos favoritos ao título dentro do Campeonato Paulista da Série A2.
CBF faz de tudo várzea
Os semifinalistas da Série C foram conhecidos após 12 jogos. Ou seja, a CBF de Ricardo Teixeira transformou a competição num torneio alegando a falta de recursos. Deveria falar a verdade; só se preocupa com a Seleção brasileira, que gera milhões de dólares. Competições menores significam mais desemprego dos profissionais que vivem da bola, inclusive da imprensa especializada.
Marco Polo vai na onda
Incapaz de ser criativo e de sair da filosofia de somente
proteger os poderosos clubes, Marco Polo del Nero segue em São Paulo os passos do colega do Rio de Janeiro. A Federação Paulista protege apenas os grandes e cada vez mais, literalmente, abandona os demais filiados da Federação Paulista de Futebol. O desleixo demonstrado com a Copa Paulista (32 clubes) e com a Segunda Divisão (45 times) foi total. Superou o descaso de anos anteriores.
Castigo merecido na Série B
Depois que os dirigentes se curvaram à CBF e deixaram de lado a FBA – Futebol Brasil Associados – entidade que defendia os seus interesses, assinaram em branco um cheque sem fundos. Quase todos estão com sérias dificuldades para cumprir seus compromissos com jogadores, técnicos e até funcionários. Um castigo merecido para estes cartolas. E fica claro a injustiça feita com José Neves Filho (foto) que lutou sozinho contra os poderosos.
Fábio Koff bate o pé
Aproveitando a briga feroz entre as emissoras de televisão mais poderosas do país, o Clube dos 13 exige mais dinheiro para seus filiados. O presidente da entidade, Fábio Koff, já avisou que os clubes querem mais dinheiro para continuar com a Rede Globo. Caso contrário, se mandam para a Rede Record. Uma opção contra o monopólio global.





































































































































