SAFESP homenageará Romário pelo 1000º gol

O presidente do SAFESP - Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo -, Sérgio Corrêa da Silva, informa que a entidade prestará uma justa homenagem ao atacante Romário, do C. R. Vasco da Gama/RJ, assim que ele atingir a marca de 1.000 gols em sua carreira.

O presidente do SAFESP – Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo -, Sérgio Corrêa da Silva, informa que a entidade prestará uma justa homenagem ao atacante Romário, do C. R. Vasco da Gama/RJ, assim que ele atingir a marca de 1.000 gols em sua carreira.

Vale ressaltar que o referido atacante, durante todo o tempo em que desfilou seu talento pelos gramados, jamais esteve envolvido em grandes polêmicas com a arbitragem, sendo também neste sentido um exemplo para seus demais colegas de profissão.

Além de Romário, o SAFESP irá igualmente homenagear o árbitro que comandar a partida em que a expressiva marca for atingida. Ambos receberão placas com dizeres alusivos ao feito.

Assuntos Institucionais

Campeonato Feminino 2005/2006

Antes de embarcar para a reunião na Comissão Nacional de Arbitragem, Nesta quinta-feira, 29/03, mantive contato com o presidente da CEAF/SP, Cel. Marcos Marinho e, em seguida, reuni-me com o presidente da FPF, Dr. Marco Polo Del Nero e, entre outros assuntos relevantes para a categoria, tratamos das pendências do Campeonato Feminino 2005/2006.

Sensíveis ao problema dos árbitros, os dirigentes continuam em permanente contato com os responsáveis pela competição no sentido de serem efetuado as taxas pendentes antes do início da próxima competição.

Agradecemos a Marco Polo e Marcos Marinho pelo total apoio às causas da arbitragem. O SAFESP, como sempre fez, continua participando e buscando melhorias reais para os árbitros, como ocorreu nos últimos anos com destaque para:

a – Clínica de Arbitragem.
b – Seguro Lesão no valor de um salário mínimo.
c – Aumento nas Taxas em 10% (Série A1).
d – Aumento nas Diárias, de R$ 34,00 para R$ 41,00.
e – Atualização no valor das passagens de ônibus.
f – Projeto “Apto para o Apito”.
g – Ranking da Arbitragem (em fase final de atualização), etc.

Escola de Árbitros da FPF, SAFESP e AAPR

No próximo dia 31/03 (sábado), das 8 às 17 horas, será realizada a pré-seleção dos candidatos a árbitros da Federação Paulista de Futebol, com mais de duas centenas de interessados inscritos. A definição dos aprovados está a cargo da equipe do Incor e a empresa César & Romano.

As inscrições para o curso de Árbitros do Sindicato estarão abertas a partir de abril. Temos 106 pré-inscrições para apenas 25 vagas.

No dia 09/04 (segunda), às 19 horas, em Piracicaba, será realizada a aula inaugural do Curso de Árbitros da Associação de Árbitros de Piracicaba e Região – AAPR. Os árbitros da referida entidade prestarão uma homenagem ao Sr. Arthur Alves Júnior, dando a esta turma seu nome. Parabéns pela justa homenagem e aos organizadores por mais este curso.

Fundo Assistencial

O SAFESP está solicitando sugestões sobre a criação de um Fundo (tipo previdenciário) para os árbitros que deixarem a carreira. Aguardamos manifestações sobre o assunto.

Fundação de uma Entidade Mundial

Tudo está pré-agendado e, em breve, o presidente do SAFESP deve ir à Europa tratar da fundação de uma Entidade Mundial dos Árbitros e, claro, está programada uma visita à Zurique a fim de conhecer as novas instalações da Fifa, cuja inauguração está prevista para maio próximo.

Duas cadeiras vagas na Academia

As inscrições para completar as duas cadeiras vagas (“Dulcídio Wanderley Boschillia” e “José Roberto Wright”) continuam abertas, concorrendo os que já participaram da primeira sabatina. Aos demais: entrar em contato com o Prof. Roberto Perassi para saber como se inscrever.

Imposto de Renda sem ônus para os associados

Pelo terceiro ano consecutivo, o contador Wilson Gama estará no Sindicato dos Árbitros confeccionando – sem ônus para os associados – as declarações de Imposto de Renda/2007, ano-base 2006. Para isto, o interessado deve trazer a declaração do ano anterior (inclusive o disquete), e também informes de rendimento e comprovantes de despesas (hospitalares, médica e de educação). Plantão para esclarecimentos e recolhimento de documentação: terças e sextas, das 18h00 às 20h00, até 27/04/07.

Memória SAFESP

A partir do último dia 26/03, os interessados em saber um pouco mais da história da arbitragem e do sindicato terão disponíveis no site www.safesp.org o espaço “Memória SAFESP”.

Temos uma hemeroteca com quarenta volumes de reportagens sobre o assunto, bem como os documentos da entidade a serem relembrados. Abaixo, dados da Escola de Árbitros do ano de 1971:

Segundo relatório da Escola de Árbitros, sob a direção de Flávio Iazzetti, durante a gestão do Dr. José Ermírio de Moraes Filho foram realizados os seguintes cursos oficiais:

1970-71 – 62 árbitros diplomados
1971-72 – 66 árbitros diplomados
1972-73 – 85 árbitros diplomados
1973-74 – 53 árbitros diplomados
Totalizando – 266 árbitros

Em 1975, a Escola de Árbitros realizou cursos complementares em Santos, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto e Barretos

Fonte: Boletim Oficial da FPF