Diretoria Tricolor exagerou com Edmundo

Diretoria Tricolor exagerou com Edmundo

edmundo 0010 130Que Edmundo (foto) foi violento em algumas jogadas do clássico de domingo, 28, no Morumbi, ninguém pode negar. Mas daí a diretoria do São Paulo entrar com representação contra ele no Tribunal de Justiça Desportiva da CBF já é um exagero. Digo isso porque nem mesmo o zagueiro Miranda, que sofreu a entrada mais dura do Animal, não reclamou tão forte nem fez questão de procurar o representante da partida, o árbitro ou alguma autoridade policial para registrar o fato. Jogadas violentas, por sinal, volta e meia ocorrem em jogos de futebol e, nem por isso, são registradas em vt e levadas ao Tribunal. Quando muito é o árbitro quem pune com cartão amarelo ou vermelho e ponto final.

Assim, se a diretoria Tricolor queria reclamar contra alguém, deveria ser contra Sálvio Spindola, árbitro do clássico. Ele sim errou e fez vistas grossas em relação as entradas violentas de Edmundo. Na jogada em que o Animal quase estourou o joelho de Miranda, ele merecia vermelho. O árbitro não deu nem amarelo. Errou feio e valorizou a violência quando deveria ser ao contrário. Alíás, não sei porque esse tal de Sálvio Spindola é tão valorizado pelo Departamento de Árbitros da FPF e da CBF. Ele é um árbitro limitado, de poucos recursos técnicos e costuma errar muito nas partidas que apita. Não tem, por isso mesmo, qualidade para apitar jogos importantes.

CURTAS DA TOQUE

*POR FALAR no clássico entre Palmeiras e São Paulo, o resultado foi muito melhor para o Verdão do que para o Tricolor. O Palmeiras manteve sua invencibilidade e o São Paulo precisava vencer e não venceu.

*A VERDADE é que Murici Ramalho se perdeu no comando técnico tricolor. Neste ano, o São Paulo ainda não justificou o excelente elenco que possui. Seu futebol é feio, pouco objetivo e cheio de falhas em seus diversos setores.

*AS MUDANÇAS seqüentes de esquema tático também prejudicam o time. Quando os jogadores começam a assimilar um esquema, Murici muda e conturba tudo. Falta padrão de jogo ao Tricolor. Sem ele, seu futuro no Brasileirão é dos mais nebulosos.

*COM MENOS recursos, Caio Junior e Paulo César Carpegiani tem conseguido melhores resultados. Palmeiras e Corinthians estão bem situados na tabela de classificação e invictos até agora.

*NO TIMÃO, destaque para a defesa que, depois de muitos jogos de instabilidade, parece ter se firmado definitivamente. Agora falta a Carpegiani acertar melhor seu ataque. O time cria, mas não acerta o gol. É preciso melhorar.

*NO PALMEIRAS mesmo sem um centro-avante de qualidade (Florentin é muito limitado), o ataque até que marca. A defesa também mostra serviço, em especial através do garoto David, revelação das equipes de baixo do Verdão.

*EM RESUMO: pra mim, Palmeiras e Corinthians estão no caminho certo. O São Paulo, ao contrário precisa melhorar muito para agradar sua exigente torcida. Mesmo porque, dos três, o Tricolor é o que tem melhor elenco.

*BASTOU ao Santos escalar seis de seus titulares para vencer o Atlético Paranaense, em Curitiba, o que não é missão nada fácil. Fica provado portanto que Luxemburgo não tem razão quando diz que no Peixe não existem titulares ou reservas.

*EXISTE SIM. O time titular é forte, está entrosado e ganha muito mais do que perde. O reserva é limitado, tem sérias deficiências em seus diversos setores e não passa confiança para ninguém. Essa a verdade que Luxemburgo nega.

*ADIARAM de novo a reunião para aprovação de contas no Corinthians. Errado. A lei manda que isso seja feito nos primeiros três meses de cada ano. Não se sabe por que, Alberto Dualib tem evitado essa reunião. Será que o balanço 2006 tem mutreta?

*POR FALAR no presidente do Corinthians ele achou uma fórmula de fugir da responsabilidade. Quando as coisas apertam ele compra uma passagem e voa para a Europa.

*NÃO SEI o que ele tem feito durante tanto tempo em território europeu. Diz que vai atrás de dinheiro mas sempre que volta, não traz nada. Tudo indica, ele está blefando. Até quando ele pretende empurrar os problemas do clube com a barriga?

*OUTRO DIA li manteria que tinha como personagem principal o advogado Rubens Aprobatto Machado, corintiano de mão cheia. Ele disse ter proposto ao Dualib formar um triunvirato para administar o clube sem tirá-lo da presidência.

*NÃO SE SABE porque, Dualib não aceitou. Ao não aceitar, errou feio. Com Aprobatto a seu lado, Dualib voltaria a ganhar credibilidade, coisa que ele perdeu totalmente nos últimos meses.

*ALEM DISSO, se existem sérias dúvidas sobre a forma de administrar de Dualib, com o triunvirato tomando conta de tudo, ele sairia de cena e ficaria muito mais preservado. Ao não aceitar, Dualib deixou no ar a idéia de que está escondendo alguma coisa.

*ISSO É PÉSSIMO para ele e para o Corinthians. Se mantiver essa postura, Dualib poderá ser afastado do cargo através pedido de impeachement proposto pela Oposição. Neste caso sairia do clube humilhado e desmoralizado.

*CONHEÇO bem Alberto Dualib e o considero um homem de bem. Foi o presidente que mais fez pelo clube em toda a sua história. Foi o que mais ganhou títulos e mais ampliou o patrimônio. Só que não soube sair. E pode pagar caro por essa acomodação.

*NÃO SEI quando Dualib volta de sua inexplicável viagem ao Exterior. Mas quando voltar, faço-lhe uma sugestão. Procure dialogar com assessores e conselheiros. Dê transparência à sua administração. Caso contrário a casa cai antes do final do ano.

*PARECE que a antiga Oposição do Palmeiras formada por Seraphim Del Grande, Gilberto Cipullo e Beluzzo, não está conseguindo fazer o que prometia quando estavam fora da diretoria do clube.

*O PROPALADO Consórcio de Empresários que ajudaria o clube até agora não saiu do papel. O futebol carece de investimentos e o Palmeiras ainda tem muitas dívidas a pagar. Parece que administrar de fora e só dando palpites é bem mais fácil, não?

*MAIOR PROVA disso é o PT do presidente Lula. Quando estava na Oposição deitava e rolava. Metia a boca em todo mundo. Hoje, no comando do País, é responsável pela maior parte dos escândalos divulgados pela imprensa. Nada como um dia depois do outro.

*ESTOU plenamente de acordo com a FIFA que proibiu jogos oficiais em altitude acima de 2.500 metros. Foi uma benção para os jogadores de futebol que passavam por maus bocados cada vez que eram obrigados a jogar no topo da Cordilheira.

*BOLIVIA, Peru, Colômbia e Equador reagiram forte a determinação da entidade máxima do futebol mundial. Eles ameaçam até ficar fora da Copa América, em julho, na Venezuela.

*PODEM espernear à vontade, mas acredito que a FIFA não vai mudar de opinião. Mesmo porque, jogar acima de 2.500 metros faz mesmo muito mal ao organismo humano e favorece as equipes acostumadas a atuar ali.

*JÁ ESTIVE várias vezes nas cidades vetadas pela decisão da FIFA. Senti na pele os efeitos da altitude. Teve companheiro de rádio que nem conseguiu transmitir e foi parar no hospital. E olha que nós de rádio, tv ou jornal não somos obrigados a correr durante noventa minutos. Já pensaram o que sofrem os atletas?