Ituano, a vergonha do futebol paulista
O Ituano é a grande decepção dos times paulistas
O Ituano é a grande decepção dos times paulistas que estão nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro e o rebaixamento parece inevitável. O curioso é que a atual direção do Ituano não mediu esforços para assumir o controle do clube, no final do ano passado, e os resultados estão demonstrando que estas pessoas não sabem administrar futebol e nem tem noção da importância do Ituano no cenário nacional.
O presidente Ademir de Campos e seu vice, Edson Osvaldo Tomba, parecem manter a mentalidade provinciana dos anos 80, quando a rivalidade da equipe era contra times da região, como Primavera de Indaiatuba, Capivariano, Guarani de Salto e Saltense. Na época, o Ituano ainda era conhecido por FAI (Ferroviário Atlético Ituano).
Em 1999, com a chegada do agente de jogadores Oliveira Junior, o Ituano deixou de ser pequeno para ocupar espaços importantes, culminando com o título paulista de 2002 e o acesso à valorizada Série B em 2003. As dívidas foram pagas, o clube modernizou-se e a organização do Ituano passou a ser referência.
Mas os políticos da cidade começaram a pressionar Oliveira Junior para que ele deixasse o clube e o devolvesse aos antigos dirigentes. Isso foi feito e agora, este mesmo grupo que reassumiu o comando do futebol de Itu, tem a obrigação moral de, ao menos, fazer com que a equipe permaneça na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas de forma amadorística, reduziu a folha de pagamento de R$ 200 para R$ 80 mil e, praticamente, terceirizou o departamento de futebol para supostos empresários do Rio de Janeiro.
Decisões desiguais
O Botafogo mostra que é o time mais forte nos bastidores do futebol brasileiro. Carlos Eugênio Símon ajudou o clube carioca na Copa do Brasil e será o árbitro brasileiro na Copa América. Ana Paula de Oliveira cometeu um erro contra a mesma equipe e está bandeirando jogos da última divisão paulista.
Bragantino forte
A contratação de Roberval Davino, pelo Bragantino, sinaliza que o time quer o acesso no Campeonato Brasileiro da Série C. Davino já subiu nesta divisão com o Vila Nova-GO e Remo-PA , sendo reconhecido como o treinador que melhor sabe montar equipes de porte médio.
Coruripe animado
Além de manter a base campeã estadual em Alagoas, a diretoria do clube promete alguns reforços importantes para a disputa da Série C do Brasileiro. O presidente Maykon Beltrão tem mostrado tino para o futebol e confia no trabalho do técnico Wanderley Paiva.
Rio Claro com News Time
Quem está animado com a disputa da Série C é a direção do Rio Claro, que manteve a parceria de sucesso com a New Times, empresa esportiva do Rio de Janeiro. Tudo, porém, passa sob os olhares atentos do presidente do clube, o empresário José Carlos Baungartner.
* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]
* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Bom Dia Sorocaba
Correio de Lins
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual





































































































































