Dunga já tem os 22 da Copa América

Dunga já tem os 22 da Copa América

Técnico da Seleção Brasileira divulgou o listão com os vinte e dois nomes de jogadores que vão disputar a Copa América (começa dia 27, na Venezuela). Entre os convocados, quatro atletas que jogam no futebol brasileiro: Kleber, Alex Silva, Zé Roberto e Josué. Os dezoito restantes atuam em clubes do Exterior. A lista não é ruim mas conta com alguns nomes que eu não chamaria. Casos específicos do goleiro Doni, ex-Corinthians, que não me passa segurança, e o atacante Afonso, que atua num time de segundo escalão do futebol holandês. No lugar dos dois, chamaria Rogério Ceni para o gol (como titular) e Fernandão, do Inter, como atacante.

De qualquer forma, com os jogadores que constam de sua lista, Dunga pode até formar um bom time, desde que utilize cada jogador dentro de suas características individuais. Fosse ele e escalaria para começar a Copa América, os seguintes jogadores: Helton; Daniel Alves, Juan e Alex ou Naldo (que foi bem nos jogos disputados na Europa) e Kleber; Gilberto Silva (que seria o capitão), Josué, Elano e Diego; Robinho e Fred. No decorrer dos jogos, conforme a produção de cada um, poderia fazer uma ou outra alteração, dependendo do rendimento individual de cada titular. Além disso, deixaria Gilberto Silva e Josué mais presos na marcação, à frente dos zagueiros e soltaria sem medo os dois laterais para o apoio. Tem tudo para dar certo.

CURTAS DA TOQUE

*NÃO GOSTEI das duas exibições da seleção em território europeu. Contra a Inglaterra o gol de empate foi um achado no final do jogo. Contra a Turquia, nem o empate a seleção merecia. O time turco jogou mais e deveria ter vencido.

*NOS DOIS jogos aconteceram algumas falhas que não podem ocorrer durante a Copa América, sob pena do Brasil ser desclassificado antes de chegar à final. Uma delas foi a falta de maior apoio dos alas ao sistema de ataque.

*TAMBÉM notei o egoísmo de Robinho, Kaká e Ronaldinho gaúcho, que só procuraram jogar entre si e esqueceram de que havia outros companheiros para trabalhar a bola.

*NO JOGO contra os ingleses, Vagner Love ficou totalmente isolado e na partida diante da Turquia, Afonso quase não tocou na bola. Faltou também quem assumisse a criação de jogadas. O time ficou muito atrás e quase não chegou ao gol adversário.

*TAMBÉM houve excesso de lentidão de todo o time. A passagem da bola da defesa para o ataque foi sempre muito lenta e com passes laterais. Faltou profundidade. Assim fica difícil fazer gols.

*MAIOR PROVA de que o ataque brasileiro deu vexame foram as poucas defesas dos goleiros adversários. O goleiro inglês fez três ou quatro defesas mais difíceis. O turco quase nem pegou na bola.

*AGORA Dunga terá quinze dias para treinar seu time antes do primeiro jogo pela Copa América da Venezuela. Vamos ver se ele aproxima mais os jogadores e consegue fazê-los entender que futebol é um esporte coletivo e não individual.

*É BOM lembrar que a missão brasileira na Venezuela não será fácil. Teremos pela frente México, Equador e Chile. Seleções que evoluíram e que já não tremem de medo quando enfrentam o Brasil.

*SE NÃO jogar bem mais do que o fez nos jogos contra ingleses e turcos, a Seleção Brasileira corre o risco até de sair da Copa América ainda na primeira fase. Não dá para brincar.

*DUNGA sabe que uma participação desastrosa na Copa América pode derrubá-lo do cargo. A palavra de Ricardo Teixeira, dizendo-o garantido até a Copa de 2010 não vale nada. Teixeira também prometeu segurança a Leão e não cumpriu sua palavra.

*TAMBÉM é bom não esquecer que, ainda neste ano, o Brasil já começa a disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo. É muita responsabilidade. Dunga precisa armar um time forte e bem preparado. E que, antes de tudo, seja unido e aplicado.

*SE NÃO for assim, estaremos ameaçados de ficar fora de um Mundial pela primeira vez. E não estou exagerando. O futebol brasileiro anda carente de jogadores de melhor qualidade e se não for bem trabalhado pode mesmo não disputar a Copa 2010.

*ATÉ O FINAL da quarta rodada apenas três equipes mantinham sua invencibilidade no Campeonato Brasileiro: Botafogo, Corinthians e Vasco da Gama. Os demais já perderam pelo menos um jogo.

*O BOTAFOGO carioca é o que apresenta o futebol mais bonito. É também o que mais gols marcou. Em matéria de defesa, Corinthians e São Paulo dividem as honras. Cada um só sofreu um gol até a rodada do dos dias 2 e 3 de junho.

*NA TABELA de classificação o São Paulo até vai bem, pois conta com sete pontos ganhos em quatro partidas. O problema é a fragilidade de seu futebol. Time lento, sem inspiração, com excesso de erro de passes e pouca eficiência nos arremates.

*MOTIVO para tão baixa produção é a má fase que jogadores básicos da equipe atravessam. Casos de Souza, Leandro e Ilsinho. No campeonato passado os três brilharam, mas neste ano erram demais e só atrapalham o futebol do time.

*OUTRO problema é o posicionamento tático da equipe. Boa parte dos jogadores fica muito atrás. Como conseqüência, a bola quase não chega ao ataque. E quando chega, ninguém arremata e quando o faz erra por muito.

*COM a convocação de Josué para a seleção que vai a Copa América e a contusão de Fredson, o São Paulo perdeu seus principais volantes. Talvez fosse o caso da diretoria contratar um substituto com urgência. Ou todo o time pode se ressentir.

*FUTEBOL do Santos também não me empolga. Mesmo as estrelas da equipe oscilam muito. Além disso, está cada vez mais evidente que faltam atacantes de qualidade e que o miolo de zaga é limitado.

*PIOR AINDA é saber que parte dos titulares podem sair no meio do ano. Dizem que Kleber, Zé Roberto, Cleber Santana e Maldonado podem ir jogar na Europa e que até Luxemburgo tem proposta milionária do futebol europeu. Como é que vai ser?

*SEM GRANDES estrelas o Corinthians cumpre bom papel no Brasileirão. Prova de que Paulo César Carpegiani é um bom treinador. Em pouco tempo ele montou uma equipe bem estruturada que tem sido uma das surpresas deste campeonato.

*DESTAQUE neste novo time da fiel para o goleiro Felipe, o zagueiro Zelão, o meia Everton e os atacantes Finazzi e Clodoaldo. Este chegou agora mas já mostrou serviço diante do Santos. Tem qualidade e deve crescer muito nos próximos jogos do time.

*ENCRENCADO está o presidente Alberto Dualib. Cresce o movimento para derrubá-lo. E o que é pior. A Nike e a Sansung, atuais patrocinadores do futebol, já disseram que não vão ficar. Se falta dinheiro, vai faltar muito mais.

*BASTOU o chileno Valdívia sair para o Palmeiras cair de produção. Nem Edmundo segurou o rojão. O técnico Caio Junior tentou justificar a derrota diante do Cruzeiro mas não conseguiu. Verdade é que a boa campanha do time era apenas ilusória.

*FALTAM craques no atual elenco palmeirense. Além disso, algumas revelações como o zagueiro David não parecem maduros o suficiente para segurar a barra. David foi culpado de dois gols contra o Cruzeiro. Se continuar a falhar vai se queimar.

*QUANDO na Oposição, Beluzzo e Cipullo prometiam montar um grande time se assumissem o poder. Hoje, fazendo parte da diretoria, eles ainda não cumpriram suas promessas. Já passou da hora de cumprirem suas palavras.

*NÃO FOI bom para a Ponte Preta empatar em casa com o Barueri. Num campeonato difícil como o Brasileiro da série B, é fundamental ganhar sempre em casa. Caso contrário, não sobe. Olho vivo, Nelsinho Baptista!

*TRABALHO nota dez vem fazendo Carbone no Guarani, de Campinas. Ótimo também o desempenho do presidente Leonel Martins de Oliveira. Bugrão está muito bem de presidente e treinador. Espero que seu time volte à série A num futuro próximo.