Será só ansiedade?

Começou num ritmo inferior ao esperado e desejado a montagem do elenco do União Agrícola Barbarense que vai disputar a Copa Federação Paulista de Futebol no mês que vem. A menos que pretenda usar a competição apenas como um laboratório para o Campeonato Paulista de 2008, o Leão da 13 e sua nova parceira, a empresa portuguesa Gold Price, vão precisar correr bastante para colocar em campo um time competitivo.

Como atenuantes dessa situação, podemos mencionar a permanência do técnico Jenildo Cavalcante e de vários jogadores que trabalharam com ele nesse primeiro semestre. Para essa semana, são esperados os jogadores prometidos pela Gold Price.

O fato é que depois de tudo o que aconteceu no período em que a sinistra UB Corporation esteve em Santa Bárbara, a chegada de uma nova empresa parceira gerou uma grande ansiedade. Ao mesmo tempo em que muitos procuram incentivar, outros se sentem na obrigação de também atuar como guardiões ou fiscais dos interesses do clube e do torcedor.

Talvez o que esteja faltando neste momento, tanto por parte do União como por parte da Gold Price, são informações mais objetivas sobre o trabalho que está sendo desenvolvido – as metas já alcançadas, as dificuldades encontradas, o caminho que está sendo trilhado… Ou esperar a bola rolar para diminuir essa ansiedade e ver no que vai dar…

Mural da Bola
Somente profissionais da Rádio Luzes compareceram numa reunião marcada pelo diretor de futebol nomeado pela Gold Price, Moreira Júnior, na quinta-feira da semana passada. Assim, apenas um bate-papo aconteceu. Ele pretendia disciplinar a atuação da imprensa no estádio do União. No mesmo dia, o técnico, o presidente e o diretor nomeado pelo clube se reuniram em São Paulo com dirigentes da empresa parceira para tratar de assuntos relacionados à montagem do novo elenco.

Gentil Ciapina Júnior, da Ápice Sports (antiga G11), fechou parceria com o Cascavel (PR) para administrar o futebol profissional e das categorias de base do clube. O acordo vale até 2012. No ano passado, Gentil trabalhou com os juniores do União e estava cotado para integrar a nova parceria, o que basicamente não aconteceu porque ele exigia um contrato à parte.

Faltam 26 dias para a estréia do União na Copa Federação, dia 14 de julho, em São Paulo, contra o Palmeiras B.
“Tenho Dito”
“Ganamos 3-0 porque lo buscamos. Todavía no conseguimos nada. Hay que ser cautos y jugar en Porto Alegre con la misma tranquilidad que en Buenos Aires.” Martín Palermo, atacante do Boca Juniors, após vitória dos argentinos sobre os brasileiros do Grêmio na primeira partida decisiva da Copa Libertadores. O Boca está muito próximo de conquistar pela sexta vez a mais importante competição do futebol sul-americano.

Troféu Apagão
Para o Grêmio que se apequenou diante do Boca Juniors na Argentina e praticamente disse adeus à possibilidade de conquistar a Copa Libertadores da América. Os “deuses do futebol” não costumam defender quem não se arrisca a atacar. E os gaúchos se arriscaram menos do que poderiam, apesar de terem sido prejudicados pela arbitragem no primeiro gol e de terem sido muito infelizes no gol contra que decretou 3 a 0 para os argentinos. É quase impossível reverter, mesmo para um clube que, como reza em seu hino, é imortal.

Troféu Gol de Placa
Para Juan Román Riquelme. O meia do Boca Juniors mostrou mais uma vez ser um craque que faz a diferença. Com seu futebol de categoria e com sua determinação, colocou os argentinos muito mais próximos de conquistar a Copa Libertadores da América em cima do brasileiro Grêmio.