Paulistas em estado de alerta na Série B

A situação dos paulistas na Série B é tragica

Se o Campeonato Brasileiro da Série B terminasse agora, após seis rodadas, a situação seria trágica para os paulistas. Dos quatro rebaixados, três seriam de São Paulo, o Estado mais poderoso no país do futebol. Cairiam Paulista, Marília e Santo André. Sem contar, que Ituano e Portuguesa, com apenas seis pontos, estão ali bem perto dos eventuais degolados.

Esta situação sugere uma ampla reflexão sobre a situação destes clubes. Outra semana, neste mesmo espaço, o destaque negativo era para o Ituano, um time rico, porém desorganizado. E que agora melhorou, com duas vitórias seguidas, e graças à experiência de Jair Rebello, novo supervisor do time e que tem ampla quilometragem.
Paira ainda muita dúvida sobre uma eventual parceria do Ituano com um grupo de empresários, que seria liderado pelo carioca Jaider Moreira. Este teria apoio de Renato Duprat, que circula na roda do futebol, depois de quebrar seus negócios particulares.

Mais complicado ainda é entender a parceria entabulada pelo Paulista, de Jundiaí, sob a alcunha do tecnocrata João Paulo Medina e com a participação da Pelé Sports, que se beneficiaria do trabalho e, naturalmente de lucros, advindos das categorias de base do clube. O negócio está nebuloso, porque se fala muito e se vê pouco, principalmente dinheiro. Tanto que requer uma urgente explicação do presidente Eduardo Palhares. Porque não há dúvida: quando o time vai mal no campo é porque alguma coisa não anda bem nos bastidores.

O Santo André ainda não conseguiu engrenar sua nova administração, agora de clube-empresa, e continua investindo errado nas contratações. O time está envelhecido, com jogadores como o volante Fernando (40 anos), o meia Fernando Diniz (33) e o Pé de Anjo, Marcelinho Carioca (36).

Força política
Os clubes paulistas também sofrem com a falta de respaldo político. É só observar que nos últimos anos, vários clubes perderam pontos por causa deste inexplicável BID – Boletim Informativo Diário. A Ponte Preta perdeu pontos na Série A; o Santo André foi penalizado severamente na Série B e o Guarani eliminado da Copa do Brasil. Agora é o Marília que perdeu 6 pontos por conta disso. Falta participação da Federação Paulista.

Chats de Categoria
O Portal Futebol Interior vai ter duas atrações, nesta semana, em sua seção de Chat. Na terça-feira, a entrevistada é a auxiliar de arbitragem Ana Paula de Oliveira (foto), a bela Aninha; na quarta-feira, o convidado é o técnico Nelsinho Batista, que contará suas primeiras experiências trabalhando na Série B. É só acessar: www.futebolinterior.com.br

Santilli embala Sertãozinho
Ex-auxiliar técnico de Leão, por longos anos, Pedro Santilli começa carreira solo no Sertãozinho. E o time está se preparando bem para a disputa da Série C, inclusive porque tem planos de brigar pelo acesso. Além disso, quer se preparar para o Paulistão 2008.

ASA investe na Série C
Com apoio do deputado Dudu Albuquerque, o ASA de Arapiraca promete ser a sensação da divisão na região Nordeste. Já fez muitas contratações, entre elas o atacante Léo Macaé, artilheiro do Alagoano deste ano., e o volante Glaubert, que disputou seis temporadas em Portugal.

* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]

* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:

Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Bom Dia Sorocaba
Correio de Lins

Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual