A moça de Hortolândia


Comercialmente falando, foi uma grande sacada da Playboy, mas não foi a primeira. Hortência, a Rainha do Basquete, foi uma das precursoras. De tempos em tempos, alguma mulher se destaca no esporte e é praticamente inevitável que seja assediada pela mídia que, diga-se de passagem, também vive dos sentimentos de desejo ou repulsa.

O assunto é muito controvertido e as coisas não podem ser misturadas, apesar de saber que se não fosse pela fama adquirida através do futebol, mesmo com a sua beleza, dificilmente a moça de Hortolândia seria tão cobiçada. Então forma-se a dobradinha beleza e fama e como resultado aparecem o desejo e a curiosidade. Se tiver boa cabeça para lidar com tudo isso ao mesmo tempo – e eu creio que Ana Paula tem, sua carreira vai prosseguir normalmente. Afinal, tem muita gente de terno e gravata ou vestido longo fazendo barbaridades que gente pelada, por mais que tente, não consegue superar. A bandeirinha Ana Paula Oliveira vai aparecer nua na Playboy. Ainda não sei o que estão pensando as feministas, mas o aparente alvoroço que isso está provocando só mostra que o mundo do futebol, predominantemente machista, ainda tem muito a aprender sobre as mulheres. É preciso se dar conta de que o futebol é um espetáculo e, mesmo aqueles que fazem parte da arbitragem, são artistas desse espetáculo. Mas vamos deixar as reflexões filosóficas e comportamentais de lado e partir direto ao ponto: a moça é livre, bonita, competente e, ao contrário dos envolvidos no já quase esquecido escândalo da arbitragem, não está fazendo nada ilícito.

Mural da Bola
() O vereador Cauê Macris está propondo a criação de uma ONG para ajudar o futebol do Rio Branco. Entendo ser uma idéia louvável que, se for bem trabalhada, poderá render bons frutos. Com uma dívida de aproximadamente R$ 10 milhões, salários atrasados e um rebaixamento no lombo, toda ajuda deve ser sempre muito bem vinda.

() Você sabe o significado das oito estrelas dispostas em duas fileiras horizontais sobre o distintivo do Vasco? O ouvinte da Rádio Luzes e leitor da coluna Gol de Placa, Carlos Alberto Menillo, sabe e enviou e-mail explicando: “elas representam as conquistas do Campeonato de Terra e Mar (invicto) de 1945, os dois Campeonatos Sul-Americanos de 1948 e 1998, a Mercosul de 2000 e os quatro Campeonatos Brasileiros de 1974, 1989, 1997 e 2000”. É por essas e outras que alguém precisaria regulamentar essa história de se colocar estrelas nos uniformes. Hoje, os clubes brasileiros pavoneiam suas conquistas da forma como acham melhor.

() Faltam 19 dias para a abertura da Copa Federação que terá 28 clubes na disputa.“As conversas que tive com a minha mãe e com o Coronel Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, foram decisivas para que eu aceitasse o convite.” Ana Paula Oliveira, bandeirinha de Hortolândia que vai aparecer nua na próxima edição da revista Playboy.

“Tenho Dito”

Troféu Apagão
Para o futebol apresentado pelo Grêmio (RS) diante do Boca Juniors nas partidas finais da Copa Libertadores da América. Foi tão fraco para uma decisão que o placar final de 5 a 0 para os argentinos não pode ser contestado.

Troféu Gol de Placa
Para o Boca Juniors que deu um nó no Grêmio (RS) e conquistou brilhantemente mais uma Copa Libertadores da América para o futebol argentino.

José Flávio Scavassa é coordenador da Equipe Líder
da Rádio Luzes da Ribalta (AM 1360), emissora
integrante da Rede Jovem Pan Sat, e escreve
às segundas-feiras.
e-mail: [email protected]