15 homens e uma derrota

Aproveito o título do filme que está em cartaz nos cinemas “13 homens e l segredo”, para comentar sobre a Seleção Brasileira. Com seus 15 homens sofreu a primeira derrota na Copa América/2007, que está sendo disputada na Venezuela.

São 15 homens porque 14 entraram em campo e Dunga ficou no comando. Foi também a primeira derrota do técnico em jogos oficiais. O que vi, ou melhor, o que não vi, foi a Seleção Canarinho jogar futebol.

Uma defesa penetrável, com o miolo da zaga composto por Alex e Juan não se entendendo. Os laterais Maicon e Gilberto não defenderam e tampouco atacaram. O meio de campo não existiu. Elano e Diego não conseguiram levar a bola aos atacantes, trabalho que Gilberto Silva e Mineiro não sabem e não têm a obrigação de fazer. Assim Vagner Love e Robinho ficaram isolados e pouco produziram.

No segundo tempo, com as entradas de Anderson no lugar de Diego e Afonso no lugar de Elano, o time ficou ofensivo, como se esperava. Nos momentos em que a Seleção chegou com perigo, encontrou as defesas do bom goleiro mexicano Ochoa.

O vexame foi de 2 a 0 para os mexicanos e só não foi maior porque no último momento o atacante depois de driblar Doni e ter o gol escancarado, chutou para fora.

Agora resta esperar o jogo contra o Chile no domingo, para ver se a recuperação vai chegar. Melhor elenco o Brasil tem, mas o Chile depois da vitória sobre o Equador por 3 a 2 vai endurecer. Acredito que será um bom jogo.

Bom divertimento…ou sofrimento.