Série C começa valorizada e paulistas brigam pelo acesso
Com 64 equipes, sendo seis paulistas, competição começa no sábado
O Campeonato Brasileiro da Série C começa neste final de semana com 64 equipes, seis delas paulistas. E todas, teoricamente, com chance de acesso. Todos os estados do Brasil tem representante.
Com a desvalorização dos certames estaduais, a Série C passou a ter importância e fica mais atraente a cada ano. Equipes de tradição regional como Nacional-AM, Paysandu-PA, ABC-RN, River-PI, Bahia-BA, Vila Nova-GO, Atlético Goianiense, América Carioca, Joinville-SC e Caxias-RS, estão entre os 64 participantes, junto com clubes novos e desconhecidos, como Jaruense-RO, Barras-PI, Porto-PE, Nacional-PB e tantas outras.
Dos seis clubes de São Paulo, o Guarani é considerado o time de maior expressão , junto com o Bahia, já foi campeão da Série A. Com este histórico, o Bugre entra na Série C com a obrigação de fazer boa campanha. Mas falta dinheiro e planejamento ao time de Campinas, que continua em crise política e administrativa.
Outro time de tradição é o Bragantino que contratou o badalado técnico Roberval Davino, sinalizando que quer o acesso a qualquer custo.
Das demais equipes, os emergentes Rio Claro e Sertãozinho disputam pela primeira vez a Série C e estão motivadas, sonhando com o acesso. O Rio Claro, aliás, já era para ter disputado a Série C em 2006, mas cedeu a vaga para o Grêmio Barueri, que acabou subindo e hoje faz bonito na Série B.
O Noroeste, de alguns anos, virou sinônimo de organização e competência, mas perdeu os jogadores principais que fizeram boa campanha no Campeonato Paulista. Como único representante da capital, o Juventus é uma incógnita, já tem alterado bons e maus momentos.
Parceria Internacional
O Primavera anunciou uma parceira internacional com o Real Racing Clube Santander da Espanha. O presidente do clube espanhol, Francisco Pernia esteve ontem em Indaiatuba e assinou um contrato para gerir o futebol do clube por cinco anos. O ex-ponta do Corinthians, Magu, foi quem intermediou o negociação.
100% várzea
Jogos com portões fechados por falta de segurança dos estádios, o som do hino nacional saindo de um Voyage 81, nível técnico dos piores. Este é o retrato do Campeonato Paulista da Série B. Em 2008, ou a Federação Paulista encontra uma maneira para melhorar a competição, ou torna a competição amadora para não passar tanta vergonha.
Mudanças
Ao término da nona rodada da Série B, aconteceram muitas mudanças de comando. Picerni deixou o São Caetano, que pode roubar do Marília o competente Paulo Comelli. Marcelo Veiga deu as costas ao Paulista, e o turrão Marco Aurélio recebeu mala do FOrtaleza. Roberto Fernandes trocou o Brasiliense pelo Náutico, e o desorganizado Remo dispensou Luis Carlos Martins.
Finazzi está pronto
Por sorte, o atacante Finazzi já está recuperado e pronto para reassumir o comando de ataque do Corinthians. Ainda bem, porque queim inventoou este Clodoaldo, ex-Criciúma, para o Timão é um louco.
* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]
* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Bom Dia Sorocaba
Correio de Lins
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual





































































































































