Só falta bom senso!

A Copa Federação Paulista de Futebol (FPF) está se tornando tradicional e já é a segunda competição mais importante promovida pela entidade depois do Campeonato Paulista. Tanto é verdade que a FPF teve de estabelecer critérios para definir os participantes. Neste ano, participam apenas os melhores colocados nas três primeiras divisões, sendo 11 da Série A-1, nova da A-2 e oito da A-3. É verdade que aconteceram algumas desistências, mas a fila de espera estava grande.

Porém, pelo menos nas duas últimas edições, uma polêmica se estabelece quando o torneio vai se aproximando da decisão. O que é melhor: ser o campeão e ganhar a vaga na Copa do Brasil, correndo o risco de ser eliminado depois de apenas pouco mais de 90 minutos, ou ficar em segundo lugar e garantir participação no Campeonato Brasileiro da Série C (3ª divisão)?

Alguns finalistas já viveram esse dilema. O Rio Claro, por exemplo, foi vice-campeão em 2005 e abriu mão da sua vaga na Série C do ano seguinte. Quem se aproveitou foi o Grêmio Barueri (3º colocado) que inclusive conquistou o acesso para a Série B (2ª divisão). Por outro lado, em 2006, a Ferroviária de Araraquara sagrou-se campeão da Copa FPF e não teve vida longa na Copa do Brasil deste ano.

Como, infelizmente, a federação permite a participação de clubes que já têm vagas em uma das divisões do Campeonato Brasileiro, eu entendo que o regulamento deveria ser flexibilizado, permitindo que o campeão decida se quer disputar a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro. Isso seria importante também porque evitaria que a decisão possa ser colocada sob suspeita.

Enfim, a Copa FPF é uma boa, mas ainda falta bom senso na definição derradeira.

Mural da Bola
*Sabendo que o Brasil está realizando o Pan mais caro de todos os tempos, não dá pra torcer com muito entusiasmo, não é mesmo?!? Principalmente por saber que o gasto (ou investimento) ficou muito, mas muito acima do que tinha sido previsto. E pensar que isso é só um ensaio para a eventual realização de uma Copa do Mundo…

*O árbitro José Henrique de Carvalho participou na semana passada do Jornal de Esportes Gol de Placa da Rádio Luzes e admitiu que não tem levado muita sorte nos sorteios para os jogos do Campeonato Brasileiro. Em campo, porém, José Henrique está numa ótima fase e, se continuar assim, em breve deverá integrar o quadro da Fifa. O sonho do moço que nasceu em Piracicaba, viveu boa parte da infância em Santa Bárbara e mora em Americana é trabalhar numa Copa do Mundo. Competência e humildade não lhe faltam.

*No próximo sábado, a partir das 14h, a Equipe Líder da Rádio Luzes transmite o primeiro jogo do União, pela Copa FPF 2007, em Santa Bárbara. O Leão da 13 vai enfrentar o Ituano que vive uma séria crise e faz uma campanha sofrível no Campeonato Brasileiro da 2ª divisão.

*Fernando Rosa é o novo plantonista da Rádio Luzes e o jornalista JJ Bellani, além de âncora das jornadas esportivas, também está comentando os jogos do União na Copa FPF.

“Tenho Dito”
“O esquema de jogo da Seleção Brasileira na Copa América é igual a uma lata de lixo. Para o bem do futebol e para que o Dunga e sua turma saiam logo, a Argentina não pode deixar esse título escapar”, disse Flávio Prado, comentarista da Rádio Jovem Pan de São Paulo, durante o programa Esporte em Discussão de sexta-feira.

Troféu Apagão
Para o Corinthians, ou melhor, para seus dirigentes e parceiros que conseguiram deixar milhões de torcedores muito preocupados com o futuro do futebol do clube.