São Paulo sem representatividade
Os times de São Paulo sofrem com a falta de força política
Se a Série B terminasse agora, não haveria nenhuma time de São Paulo na zona de acesso. Por outro lado, dois clubes – Paulista e Ituano, estariam rebaixados para a Série C.
E, nesta divisão, o quadro é ainda mais escuro: das seis equipes do Estado, nenhuma desponta com chance de subir ou se classificar à segunda fase. Esse triste retrato dentro de campo é puro reflexo do que acontece fora dele.
Há muito tempo que o futebol paulista sofre um mal crônico: a falta de força política. E os dirigentes estão entre os grandes culpados. Acostumados aos tempos de ouro do futebol paulista, nossos cartolas adotaram o conformismo como solução para justificara incompetência. É pensar muito pequeno, sem objetividade, sem visão de futuro. É empurrar com a barriga.
O que é preciso, agora, é mudar esta situação. Os clubes precisam exigir da Federação Paulista de Futebol uma participação mais direta nas decisões e nas ações. Vale para as competições, para a movimentação de bastidores com arbitragem, no Tribunal de Justiça Desportiva, na participação de receitas ou na criação de novas fontes. Se os cartolas, literalmente, não derem as mãos, não caminharem na mesma reta, a situação não vai mudar.
Mais fácil seria se a o próprio presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, organizasse essa cruzada e não ficasse tirando proveito da administração anterior, que, se de um lado foi polêmica, não deixou de ser altamente competente e benéfica para os filiados.
Boa surpresa
Dois jogos e duas vitórias transformam Charles Guerreiro na maior surpresa como técnico da Série B. Ele assumiu o Remo em crise e começa a tirá-lo do sufoco. Charles, ex-volante de Guarani, Ponte, Flamengo e seleção, foi campeão paraense em 2006 pelo Ananindeua. Está no caminho certo.
Destaque
Enquanto os times paulistas patinam na Série C, o Coruripe, bicampeão alagoano, já contabiliza duas vitórias. Maykon Beltrão, presidente do clube, garante ter montado uma estrutura para colocar seu time na Série B.
Barueri é surpresa
O time paulista mais bem colocado na Série B é o Barueri, atualmente na quinta colocação. Méritos para o presidente Walter Sanches, um especialista e que consegue tocar o futebol com poucos recursos. Além disso, a torcida tem apoiado o time, enchendo a bela Arena Barueri.
Boa estréia
Campeão do interior da temporada, o Guaratinguetá estreou bem na Copa FPF ao vencer o Juventus, por 2 a 0, jogando na Rua Javari. O técnico Roberto Fonseca tem recebido apoio total da diretoria do clube, que sonha com o título do torneio e uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.





































































































































