Segundona Paulista virou uma várzea
Segundona Paulista virou uma várzea
O Campeonato Paulista da Segunda Divisão, antiga Série B, equivalente à quarta e última divisão do futebol profissional de São Paulo, é o exemplo de como se faz uma competição de forma tal mal planificada, prejudicando clubes e profissionais que vivem do futebol.
Esta Segunda Divisão Paulista começou com exagerados 48 clubes. Dentro de um regulamento simplista e mal elaborado, metade destes participantes já foi eliminada na primeira fase. Ou seja: 24 equipes profissionais de São Paulo tivessem um calendário anual de apenas três meses.
Nesta segunda fase, estes 24 times estão divididos em quatro grupos de seis clubes, passando apenas os dois primeiros de cada grupo para a terceira fase, quando serão conhecidas as equipes que ascenderão para a Série A-3 em 2008.
Resumindo: de 48 equipes que iniciaram a competição em abril, 40 clubes já estarão fora da disputa no mês de setembro, sobrando apenas oito times que brigarão pelo acesso. Ou seja, 40 clubes profissionais terão um calendário máximo de cinco meses, em uma afronta ao Estatuto do Torcedor, embora ninguém tenha peito para brigar ou denunciar os desmandos da Federação Paulista de Futebol.
E isto somente se dá porque a FPF, após a entrada de Marco Polo Del Nero como presidente, passou a priorizar apenas os grandes clubes, elitizando o futebol paulista.
Muitos destes 48 clubes que disputam a Segundona Paulista não têm condições de atuarem como times profissionais, sendo grande parte constituída apenas para empresários documentarem atletas. Mas a FPF, sem qualquer vigilância e na ânsia de receber taxas destas agremiações, permite e incentiva que estes “times amadores” participem da “Segundona”, em prejuízo de clubes tradicionais e que tem história no interior paulista.
Além da omissão da cartolagem, outra sorte da FPF é que o Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo tem como principal plataforma a omissão e o peleguismo, já que se existisse um Sindicato de Atletas forte em São Paulo, estes desmandos não aconteceriam jamais.
Davino deixa Bragantino
Mesmo com um planejamento a longo prazo, Roberval Davino (foto) deixou o Bragantino nesta segunda-feira. A sua competência caiu por terra diante dos reclamos da torcida e da imprensa local pela volta de Marcelo Veiga, que deve ser confirmado nesta terça-feira para o restante da Série C.
Guarani mal na Série C
Somente um milagre classificará o Guarani na Série C do Campeonato Brasileiro. O time vem jogando mal e o elenco é limitado. Está certo Alberto César, principal cronista esportiva de Campinas, quando diz que este é o pior time da história bugrina.
Corinthians em alta
É o Corinthians Alagoano, que continua descobrindo jogadores de talento para o futebol brasileiro. Um deles é o atacante Max (foto), agora liberado para jogar no Palmeiras. Mas tem muita gente boa rodando por ai, como o atacante Reinaldo e o zagueiro Edson, ambos do CRB, além de Lima, zagueiro, do Atlético-MG que já saiu para o exterior.
Blog Futebol Interior
Os blogs estão virando tendência na internet, permitindo uma maior interatividade com o internauta. O Futebol Interior inaugurou seu blog na última semana, com comentários de Róbson e Pofa. E vem mais novidade por aí. Confira: www.futebolinterior.com.br
* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]
* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Bom Dia Sorocaba
Correio de Lins
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual





































































































































