Cadê o conjunto? E o padrão de jogo?
Cadê o conjunto? E o padrão de jogo?
Você se lembra quando os times eram elogiados pelo conjunto? E os técnicos que conseguiam dar padrão de jogo às equipes que dirigiam? Tem até aquela velha piada de um presidente de um clube do interior, que ao ouvir do técnico do seu time que, depois de pedir e conseguir várias contratações, disse que só faltava o conjunto para que as vitórias acontecessem.
O dirigente não teve dúvidas e disse pro técnico contratar imediatamente o tal de conjunto, que ele pagaria. Era uma época em que o atleta ficava vários anos em um só clube. Os torcedores sabiam na ponta da língua a escalação dos seus times.
Assim foi Leão no gol do Palmeiras, além de Dudu e Ademir da Guia no meio de campo, quando se jogava no 4-2-4. Ou ainda com Vanderlei, Marco Aurélio e Dica na Ponte Preta e Zé Carlos, Renato e Zenon no Guarani, com o esquema tático no 4-3-3. No ataque, quem não se recorda de Dorval, Mengálvio. Coutinho, Pelé e Pepe? Esse foi o ataque mais ofensivo que eu vi jogar.
Exemplos não faltam em qualquer lugar do Brasil e para todos os clubes que tiveram times de respeito. No futebol atual é muito difícil ter um elenco que dure uma temporada inteira. Vários atletas vão embora e outros chegam. A troca de técnicos também é uma constante.
Com isso não dá pra formar um bom conjunto e ter um padrão de jogo. Uma coisa puxa a outra. A pressa em lançar o atleta e torcer para que ele tenha êxito e seja vendido é prioridade. É o negócio, o dinheiro na frente da formação e aperfeiçoamento técnico do atleta. Hoje, futebol é busines.
O Brasil produz bons atletas, mas não os exibe porque eles vão muito cedo para o exterior. Assim o futebol jogado lá fora, vai ganhando projeção no Brasil. Campeonatos inglês, italiano, português, francês, alemão e espanhol já invadiram as telas das nossas tvs.
As camisas dos clubes europeus já fazem moda nos brasileiros, principalmente nos jovens. São coisas do dinamismo do futebol.Da velocidade em que os negócios acontecem. Do quase fim do conjunto e invisível padrão de jogo.





































































































































