Palmeiras depende muito de Valdívia
Palmeiras depende muito de Valdívia
Durante todo o campeonato e, em especial, nos dois jogos disputados na semana passada, o Palmeiras provou que é um time de um jogador só. Valdívia (foto) joga, a equipe produz um futebol visto e eficinte. Valdívia fora e o time de Caio Junior se perde no meio de campo, o ataque não funciona e até a defesa, mais pressionada, passa a apresentar problemas. Uma realidade que é preocupante, mesmo porque, nem sempre o meia chileno vai estar disponível para atuar, já que, além das contusões, como reclama muito, pode, volta e meia, ficar fora por excesso de cartões.
Além deste problema crônico, o Palmeiras ainda apresenta outros. Um deles é a falta de maior número de jogadores de qualidade para substituir aqueles que ficam fora. Enquanto o São Paulo, por exemplo, não sente a saída de um titular, o Verdão cai de produção e não produz o mesmo futebol quando é obrigado a trocar um titular por um reserva. Isso vem provar que a atual diretoria verde falhou ao montar o elenco. Contratou alguns jogadores de bom nível mas esqueceu-se de seus substitutos. Um erro que pode provocar a não classificação do Palmeiras para a próxima Libertadores. Lamentável.
Curtas
*LIGADO o sinal de alertta. As seleções de base do Brasil estão abandonadas. Técnicos sem nenhum prestígio ou conhecimento, tem sido convocados para dirigi-las. Como conseqüência, a sub-17 e sub 20 que disputaram mundiais recentes deram vexame.
*TAMBÉM a que disputou o Pan foi uma vergonha. Parece que Ricardo Teixeira não está nem um pouco preocupado com esses vexames. Devia. Afinal, é o prestígio do futebol brasileiro que está em jogo.
*E MAIS. Dizem que quem indica técnicos para essas seleções é Américo Faria. Existem acusações contra ele de usar o cargo para ganhar dinheiro. Algo ainda não provado mas que merecia investigação da CBF.
*A FIFA resolveu entrar com tudo no caso Dodô. Ela vai fazer novo julgamento do atleta e pode puni-lo com dois anos de suspensão. E agora, Bebeto de Freitas, como evitar que isso ocorra?
*VOCES devem se lembrar quando disse aqui que os Jogos Pan Americanos nada valiam. Motivo: os principais atletas das Américas não viriam porque tinham outras prioridades.
*O BRASIL ganhou um punhado de medalhas durante os Jogos e passou a falsa idéia de que éramos uma potência esportiva. Ledo engano, Bastou enfrentarmos os melhores do mundo para darmos vexame.
*PROVA disso foi nossa participação no Mundial de Atletismo e no de Ginástica. Também no pré-olímpico de basquete. Pior ainda será no ano que vem durante as disputas dos Jogos Olímpicos da China. Vai ser um vexame só.
*A VERDADE é que o Brasil não tem uma política olímpica que dê recursos aos pretensos atletas de atingirem o topo em cada modalidade esportiva. O Governo Federal só sabe gastar bilhões como no Pan sem se preocupar com o retorno. Uma pena.
*CADA VEZ mais o técnico Murici Ramalho se firma como um grande treinador. Nos últimos dois anos o São Paulo perdeu boa parte de seus titulares e, mesmo assim, continua a pontear as competições que disputa.
*PROVA de que bom mesmo é o treinador que, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre acha soluções para seus problemas. Eu diria até que, neste momento, Murici supera Vanderley Luxemburo, que, até outro dia, eu considerava o melhor do País.
*TAMBÉM devemos louvar o trabalho da diretoria tricolor. Ela trabalha em cima de planejamento e se antecipa a venda de seus principais atletas. Quando o São Paulo vende já tem outro para ocupar a vaga. Com a mesma competência.
*QUANDO Mineiro saiu, muita gente disse que o São Paulo iria cair muito de produção. Não aconteceu. Mas recentemente saiu Josué. Também nada de anormal ocorreu. Richarlyson e Hernanez tem dado conta do recado.
*HERNANEZ, por sinal, é tecnicamente melhor dotado do que Mineiro ou Josué. Ele marca, cria e arremata. Tem também fôlego de gato. Um jogador que dentro de mais algum tempo será contratado por um grande clube europeu. Podem acreditar.
*EDMUNDO está mesmo chegando ao fim. Ele já não tem mais fôlego para correr noventa minutos. E mesmo quando joga, perdeu parte de sua velocidade, o que o impede de realizar grandes jogadas.
*SUA FUNÇÃO hoje está sendo a de criar jogadas, com lançamentos entre os zagueiros adversários, para seus companheiros de frente. Pouco para quem foi um dos melhores atacantes do mundo.
*PALMEIRAS gritou forte contra os erros de arbitragem. Sua diretoria considerou o clube prejudicado nos jogos contra São Paulo e Cruzeiro. Pode ser. Ainda assim, o Palmeiras não perdeu os dois jogos só por causa disso.
*O PROBLEMA é que alguns jogadores do time não produziram o que podem. Outros, até se esforçaram, mas são mesmo muito limitados. Assim, não dá para esperar que esse time ganhe todas como quer a diretoria verde.
*ALIAS, se fizeram um levantamento e observarem a arbitragem em todos os jogos do Palmeiras, será fácil verificar que o clube de Parque Antártica também foi beneficiado. Assim como o Botafogo carioca, que também vive reclamando dos homens do apito.
*DE QUALQUER forma, devemos reconhecer que a arbitragem brasileira não atravessa um bom momento. Boa hora para lançar jovens promessas e afastar alguns dinossauros que já não tem mais o que oferecer dentro ou fora de campo.
*ATÉ AGORA estou surpreso com a brilhante vitória do Corinthians sobre o Santos. Foi na base da raça, da aplicação tática do amor próprio. Cada jogador corintiano jogou como se fosse dois.
*O SANTOS, ao contrário, imaginou que seria o vncedor de qualquer jeito. Que tinha mais time, mais craques, e que por isso seria o ganhador da partida. Só se esqueceu que no futebol de hoje quem não se aplica, se estrumbica. Foi o que aconteceu ao Peixe.
*PETCOVIC deitou e rolou nos dois primeiros jogos com a camisa do Santos. Justamente contra adversários que marcam mal e deixam jogar. Ao enfrentar a dura marcação corintiana, sucumbiu.
*QUEM PAGOU o pato foi o goleiro Fábio Costa. Ele foi afastado do time titular do Santos e vai demorar para voltar. Luxemburgo anda zangado com ele. Também o presidente Marcelo Teixeira. Talvez ele não emplaque 2008 no Santos.
*SOU OBRIGADO a reconhecer. Dagoberto, meia que o São Paulo contratou junto ao Atlético Paranaense, sabe jogar bola. Pelo menos, foi o que mostrou contra Náutico e Paraná. Parece que, finalmente, ele achou seu lugar no ataque tricolor.
*MINISTÉRIO Público fez uma devassa na documentação interna do Corinthians. Levou documentos, computadores e um punhado de notas frias. Tudo indica, Alberto Dualib e Nesi Cury vão ficar ainda mais enrolados do que já estão.
*ISSO é o que dá o continuísmo. Se Dualib tivesse ficado só duas gestões como mandava o estatuto do clube na época em que assumiu, estaria livre disso. Agora vai sair execrado junto a opinião publica como o pior presidente que o clube já teve.
*CONVERSEI com o Flávio Adauto, velho amigo de muitas jornadas. Ele é hoje conselheiro vitalício do Corinthians. Tem um grupo formado por mais de quarenta conselheiros. Tem pode para decidir eleição no clube.
*SEGUNDO o Flávio, em trinta dias o assunto Dualib estará encerrado. A partir daí novas eleições serão promovidas. André Sanchez é um dos candidatos. Paulo Garcia é outro.
*O PROBLEMA é que Paulo Garcia tem a seu lado Roque Citadini, inimigo mortal do Flávio. Numa dessas, o grupo do Flávio pode optar por Sanchez e ajuda-lo a ser eleito. Paulo Garcia diz não ter condições de afastar-se de Citadini.
*outro Dia encontrei-me com Oswaldo Paschoal no CT do São Paulo. Ele deixou de ser repórter para transformar-se em comentarista da Rádio Globo. E dos bons. Sucesso, Paschoalzinho. Você merece.
*UM RECADO para o Paschoal e sua turma. Na hora de votar nos Melhores do Ano, promoção Ford-Aceesp, vote FUTEBOL INTERIOR. É o melhor site do País. Disparado. E não é porque escrevo aqui. Todo mundo que lê, gosta.
*POR FALAR em Aceesp, estive no bota fora do Rodriguinho, que trabalhou quase trinta anos na entidade que reúne grande parte dos cronistas esportivos de São Paulo. Rodrigo deixou a Aceesp e mudou-se para o Chile. Que ele seja feliz. È uma grande figura.
*JUVENAL Juvêncio não tem concorrente nas próximas eleições do São Paulo. Ele será releeleito com enorme margem de votos. A própria Oposição reconhece. Tanto que, até agora, nem lançou um possível candidato.
*NO PALMEIRAS Affonso Della Mônica não terá direito a reeleição. Melhor candidato para sucede-lo seria José Cyrillo Junior. Mas o grupo formado por Seraphin Del Grande, Luiz Gonzaga Belluzo e Gilberto Cipullo, pretende não deixa-lo chegar lá.
*NO SANTOS, Marcelo Teixeira garante que não quer ser candidato. Que o estatuto não permite. Mas já há um movimento para mudar tudo e apoiar Marcelo como candidato a reeleição. Não será surpresa se esse plano der certo.
*GUARANI não foi bem na série C do Brasileirão. Presidente Leonel Martins de Oliveira resolveu dispensar todo mundo porque o clube vai ficar inativo. Acho um erro. Deveria colocar o time que jogou a série C para disputar a Copa FPF.
*O CAMPEÃO desta Copa deve disputar a Copa do Brasil no ano que vem. Com um time mais forte do que o que hoje o representa nesta Copa, o Guarani poderia chegar ao título e até tentar em 2008 ganhar a Copa do Brasil que dá acesso a Libertadores.
*COMO DISSE outro dia, não confio no atual elenco da Ponte. Sua defesa é fraca. Por isso, não deverá se classificar para a série A do Brasileirão. Apesar do esforço gigantesco que o técnico Nelsinho Baptista vem fazendo.
*TAMBÉM A Portugusa me parece fora desta briga. O elenco é bastante limitado. Tem jogador ali que não acerta passe de dois metros. Com esse time a Lusa vai continuar na série B do Brasileiro. Para desespero de seu presidente, Manuel da Lupa.





































































































































