Nelsinho pode salvar o Coritnhians

Nelsinho pode salvar o Corinthians

Dentre as opções existentes na praça, até que o Corinthians escolheu bem seu novo treinador. Nelsinho Baptista é experiente, já trabalhou em duas oportunidades no clube e conhece tudo de futebol. Em conseqüência, me parece o profissional ideal para tirar o Timão do sufoco e até classifica-lo ainda para disputar a Copa Sul-americana do ano que vem. Com Nelsinho no comando, tenho quase certeza de que o Corinthians não será rebaixado. Mesmo porque, se fizermos uma avaliação dos outros clubes ameaçados pelo descenso, a maioria tem elencos bem inferiores ao que Nelsinho passou a comandar à partir de terça-feira.

Para iniciar a virada, acho que Nelsinho primeiro precisa melhorar a auto estima dos seus jogadores que anda bastanta abalada. Em seguida, deve armar um esquema bem defensivo, com privilegio total para evitar gols e tentar ao menos um empate em cada jogo fora de casa. Quando jogar em seu campo, o Corinthians pode se soltar mais um pouco em busca dos gols, mas jamais se descuidar da defesa que terá missão prioritária nesta luta para fugir dos últimos lugares do Brasileirão. È fundamental também que todos os integrantes do departamento de futebol alvinegro se unam e rezem na mesma cartilha. Com união e determinação o Corinthians tem tudo para sair do buraco em que se encontra.

Curtas

*HÁ QUEM tenha condenado a contratação de Nelsinho com base em seus últimos trabalhos. Na verdade, ele não anda mesmo em boa fase. Ainda assim, é um técnico sério e de inegável competência. Vamos confiar em seu trabalho.

*ACHO O miolo de zaga corintiano muito fraco. Betão atravessa péssima fase. Fosse o Nelsinho e colocaria alguém mais eficiente no setor. Além disso, pediria para o Vampeta fixar-se à frente da zaga para o primeiro combate.

*FINAZZI só é bom quando joga perto do gol. Ele pode até deslocar-se para confundir o adversário, mas precisa ficar bem perto da grande área. Com sua facilidade no arremate poderá fazer muitos gols na tentativa corintiana de sair dos últimos lugares.

*TAMBÉM acho que Clodoaldo, que veio com fama lá do sul, foi mal aproveitado pelos técnicos que antecederam Nelsinho. Ele merece uma nova chance, talvez ao lado do Finazzi. Mesmo porque, se há uma coisa que ele sabe fazer é gols.

*ALBERTO Dualib saiu. Nesi Curi, também. Muito bom. Eles deveriam ter pedido demissão a mais tempo. Agora é promover a eleição do novo presidente dia 9 e iniciar um processo de franca recuperação do clube em todos os seus setores.

*ENTRE os candidatos já lançados, acho que o que tem melhores condições para dirigir o clube é Paulo Garcia. Corintiano fanático, bom administrador, excelente homem de marketing.

*ALÉM disso, Paulo é rico e não vai precisar se beneficiar do dinheiro do clube. Também entende de futebol e tem tudo para montar um belo time para a temporada 2008. Andrés Sanchez não me parece qualificado para ocupar o cargo.

*FOSSE do Conselho corintiano e faria grande esforço para eleger um presidente tampão até as eleições de 2009. Um Rubens Approbato Machado, por exemplo, poderia fazer um grande trabalho neste período de transição.

*FALARAM em Roque Citadini. Só que ele ainda é integrante do Tribunal de Contas do Estado e não pode exercer outra função enquanto não se aposentar. Vai daí, no máximo, Citadini pode ajudar quem for eleito. Ele mesmo não pode ser presidente.

*PALMEIRAS oscila entre o G-4 e a sétima colocação. Sua luta é conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem. Missão muito difícil, mas possível. Problema são as suspensões e contusões. Faltam opções de banco para Caio Junior escalar o time.

*CAIO é um bom treinador. Fosse diretor do Palmeiras e renovaria seu contrato desde agora. Depois, pediria a ele sugestões de novas contratações e sairia às compras. O Palmeiras vai precisar muitos reforços para a temporada 2008.

*CONTINUO a considerar a gestão Gilberto Cipullo no comando do futebol verde como apenas regular. Ele que batia no peito dizendo-se um expert em futebo, não mostrou até agora sua decantada competência.

*ALIÁS, nenhum dos integrantes do grupo de Cipullo mostrou qualidade até agora. Ainda assim, é um grupo que promete eleger o próximo presidente e pretende ficar muitos anos no comando do clube. Será uma boa?

*MAIOR problema do Palmeiras é falta de dinheiro. Nem sempre os pagamentos são feitos nas datas certas. Há atraso. Em conseqüência, há também apreensão e descontentamento entre os jogadores. E isso é ruim para todo o time.

*O PROJETO ampliação de estádio também caiu no esquecimento. Até agora ninguém achou uma solução para o caso. Faltam investidores. Ou falta competência para consegui-los. No final deste ano a Pirelli saiu da camisa. Menos dinheiro para o clube.

*O QUE os grandes clubes brasileiros precisam fazer é vender melhor a transmissão de seus jogos. Em comparação com a Europa, todos eles ganham muito pouco. Assim, ou a Globo paga mais ou cai fora. A Record está doida pra entrar nesse negócio.

*ME DISSERAM que, antes de iniciar contatos para promover a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Ricardo Teixeira já acertou tudo com grupos europeus. Assim, quando a Fifa oficializar o evento em nosso País, Teixeira já sabe quem vai construir o que e quanto ele vai ganhar de cachê.

*NÃO SE surpreendam se depois da Copa, Teixeira desistir do futebol, mesmo porque, estará pra lá de milionário. Se continuar no esporte deve deixar a CBF e partir com tudo para presidir a Fifa. Joseph Blatter que se cuide.

*SÃO PAULO é mesmo o clube mais bem administrado do futebol brasileiro. Se alguns fazem críticas a Juvenal Juvêncio, todos devem reconhecer que ele é avião como dirigente esportivo.

*O TRICOLOR tem o melhor elenco, é o clube que melhor repõe peças, tem uma comissão técnica altamente qualificada e uma infra estrutura de fazer inveja até para clubes do Exterior.

*ALEM DISSO, o São Paulo paga em dia, dá bons prêmios quando ganha títulos e dá total cobertura aos seus atletas em tudo o que eles precisam (até na solução de problemas pessoais ou familiares). Por isso está sempre disputando títulos a cada ano que passa.

*PODEM escrever. No final deste ano o zagueiro Breno vai deixar o São Paulo. Há vários grandes clubes europeus de olho em seu futebol. Só falta ele ir para a seleção. Não lhe falta futebol. Falta apenas Dunga lhe dar uma chance.

*POR FALAR em Dunga, a Seleção Brasileira começa no mês de outubro sua caminhada rumo a Copa do Mundo de 2010. Primeiro obstáculo será a Colômbia, em Bogotá. Jogo difícil. Mas se Dunga escalar certo, dá para ganhar mesmo fora de casa.

*O SANTOS luta forte para se classificar para a Libertadores. Se isso não acontecer, Wanderley Luxemburgo vai perder seu emprego. Afinal, ganhar 500 mil reais por mês só para ganhar Paulistões é muito pouco, concordam?

*UM BOATO que corre nos bastidores do futebol: um micro empresário teria procurado a comissão técnica do Santos para apresentar um jogador. A intenção era deixar o garoto treinar por quinze dias..

*PARA surpresa do empresário teriam lhe pedido 30 mil reais só para fazer o teste. Sem nenhuma garantia de que o garoto iria ficar. Será que é verdade? Não sei. Mas é bom alguém da comissão técnica santista vir à publico se explicar.

*MARCELO Teixeira evita falar em reeleição. Mas dizem seus amigos mais íntimos que, no momento certo, ele vai lançar sua candidatura para continuar na presidência. Mesmo que precise mudar os estatutos do clube.

*PORTUGUESA passou a integrar o G-4 da série B do Campeonato Brasileiro. Se mantiver o ritmo, pode até subir para a série A ainda neste ano. Torço por isso. Benazzi e seus comandados merecem esse prêmio.

*EM COMPENSAÇÃO a Ponte Preta está cada vez mais distante da classificação. Faltou competência. O elenco que parecia bom, tem muitas falhas. O acesso vai ficar para o ano que vem.

*QUANTO ao Guarani, acho que o presidente Leonel Martins de Oliveira deveria mesmo vender o estádio Brinco de Ouro, se é que a proposta existe. É a única saída para o Bugre recuperar-se e não ser obrigado a fechar as portas.