Tarefa árdua, a opinião de Wagner Sasso no FI

Tarefa árdua, a opinião de Wagner Sasso no FI

# Você caro leitor, deve estar imaginando que me refiro à tarefa do Ituano, que precisará vencer nove de dez jogos para sair do buraco. Enganou-se, não é a essa tarefa que me refiro. Tampouco à do Corinthians, que corre sério risco de acabar com o único argumento que seus torcedores têm para responder aos eternos rivais palmeirenses. O Timão (?) caminha com vontade para a Série B…

# Tarefa árdua nesses dias meu caro leitor, tem sido encontrar argumentos para escrever sobre o Galo de maneira positiva. Não tem sido fácil meu amigo…

# Cinco míseras vitórias em vinte e oito jogos disputados no Brasileiro B. Dezessete derrotas, seis empates e cinqüenta e três gols sofridos, contra apenas trinta a favor. Vinte e um pontos ganhos em oitenta e quatro disputados. Cento e vinte e quatro jogadores utilizados em menos de um ano…

# Sempre se diz que contra números não há argumentos. Esse é mais um caso que confirma a regra. Sem argumentos para explicar o inexplicável, o jeito é buscar lições no desastre para evitar que o fato se repita de maneira ainda mais dolorosa.

# O Brasileiro já foi. Não há como pensar o contrário. O Paulistão já está aí. São mais três meses apenas e o Galo estará novamente no “olho do furacão”, agora sob desconfiança total.

# Se no início do ano havia compreensão, tolerância e paciência, isso acabou. Um final de Brasileiro digno poderia atenuar a indignação geral, mas não apagar toda a insatisfação. Qualquer derrapada no Paulistão será motivo suficiente para muita revolta.

# Então a melhor saída agora é começar a planejar a temporada 2008. Definir desde já um comando técnico e mantê-lo. Dispensar jogadores que não fazem parte dos planos e analisar futuras contratações. Apesar do mau desempenho no Brasileiro, existem jogadores no atual elenco que podem perfeitamente permanecer no clube. Vários deles “pegaram o bonde andando” e pouco ou quase nada puderam fazer para melhorar a situação.

# Outra “limpeza” a ser feita refere-se aos empresários. Acredito que “a essa altura do campeonato”, Ademir Campos e Édson Tomba já saibam perfeitamente bem quem são os empresários confiáveis. Foram tantos que aqui estiveram…

# A maioria deles, como aqui mesmo escrevi, sempre tem o jogador que vai salvar o Galo “no bolso do colete”. Quando se vê o “craque” em campo…

# Na arquibancada o empresário gritando como louco: “vai meu lateral!” O pobre coitado no campo tenta justificar toda a “estória” contada pelo seu “proprietário” que enganou os incautos dirigentes. O menos culpado, seguramente, é o atleta. Vendido como “cavalo de raça”, na maioria das vezes não passa de legítimo “cavalo paraguaio”…

# Criticado pelo comentarista, vaiado e ofendido pelos torcedores e até por alguns companheiros, o sujeito não tem para onde correr. Procura seu “protetor” e esse já “se mandou”, carrão importado, celular de última geração, dinheiro no bolso, jaqueta de couro…

# Essa história não é exclusiva do nosso Galo.

Corinthians, Palmeiras e até o Santos, de Luxemburgo, vivem caindo nessa esparrela.

# Assim, resta torcer para que todos tenham aprendido as lições e que daqui pra frente isso não se repita. Como diz Galvão Santana, a Série C não é o “pior dos mundos”. Bons times já estiveram por lá e deram a volta por cima, como Criciúma e Vitória. Outros ainda estão tentando, como o Guarani e o Bahia, por exemplo.

# Hoje o Galo receberá o Santo André no Novelli. Vamos lá…

Pitacos

# Neto deu um título brasileiro ao Corinthians em 1990. Em 2007, caso consiga escapar do rebaixamento, o Corinthians deverá agradecer ao goleiro Felipe, de longe, a grande revelação deste ano.

# O São Paulo, já escrevi anteriormente, é Campeão Brasileiro de 2007. Espero sinceramente que não se venha com aquela conversa de que a fórmula de pontos corridos tira o interesse da competição. O Tricolor não tem culpa se seus adversários são todos incompetentes. Essa fórmula, além de justa, na maior parte das vezes, sempre premiará o mais competente. A exceção, como não poderia deixar de ser, é o Corinthians de 2005. Incompetente fora de campo, mas qualificado dentro dele.

# O Santos caminha para obter vaga na Libertadores. Com esse time, porém, não terá vida longa na competição.

# O Palmeiras também busca sua vaga e diante do que se apresenta, pode alimentar esperança. Cruzeiro, Grêmio e Santos são seus adversários. Pelo futebol que vêm jogando o Verdão até que tem boas chances.

“Segundona”

# Neste fim de semana mais uma rodada decisiva na “Segundona” do Varzeano. Dos quarenta times que iniciaram a competição, apenas oito permanecerão. Emoção não vai faltar. Vale à pena prestigiar.

Tarefa árdua

# Não foi fácil… Mas quem ama o esporte sempre há de encontrar algo de positivo nesta vida. Vencer desafios, superar obstáculos, sobreviver às derrotas e com elas aprender sempre mais. Assim, e o esporte sempre nos ensina mais e mais, nos tornamos vencedores.