Cadê as brasileiras?
Cadê as brasileiras?
Primeiro, foram os russos e ucranianos. Depois, os portugueses. Agora, parece que o União Barbarense vai de coreanos e mexicanos. O presidente Reinaldo Brugnerotto “Italiano”, deve anunciar oficialmente na próxima semana o acordo que está sendo negociado com os novos investidores estrangeiros. Não seria uma parceria, mas parte do projeto de captação de recursos.
Nada contra a participação de pessoas, grupos ou empresas de outros países no futebol brasileiro, mas é difícil compreender a distância que a grande maioria das empresas brasileiras insiste em manter de clubes tradicionais e com grande potencial de visibilidade na mídia. Salvo raríssimas exceções, as empresas nacionais preferem não fazer nada a veicular suas marcas num clube do interior. Creio que há nisso um grande equívoco estratégico.
Imagine se uma grande empresa investisse num pequeno clube e o transformasse num modelo de administração e sucesso. Imagine se ela contratasse um ou dois craques consagrados para esse clube. Imaginou o impacto?!? Todos vão querer acompanhar a nova vida desses ídolos num pequeno clube do interior. A empresa, a cidade e o clube ganhariam destaque e o mundo do futebol não seria mais o mesmo.
Por isso, não me canso de perguntar onde estão os fabricantes de automóveis, as redes de lojas, as instituições financeiras, os produtores de alimentos que não conseguem visualizar essa oportunidade?!? Estariam imaginando que cresceram tanto a ponto de não precisar mais aparecer?!? Se é isso, seria bom lembrar casos como os da Mesbla, do Mappin, da Transbrasil…
Mural da Bola
Acontece hoje, às 10h, no Casa Blanca Hotel, o lançamento do Projeto Amigos. O evento que vai ajudar seis entidades beneficentes de Santa Bárbara terá como foco principal um jogo de futebol entre amigos do são-paulino Diego Tardelli e amigos do santista Adoniram. Futebol feminino, fanfarra e outras atrações estão programados para o dia 8 de dezembro no estádio do União.
Certas coisas só acontecem com o União Barbarense e são folclóricas. Contaram-me que um certo conselheiro seria apaixonado pela extinta Internacional e comparecia às reuniões apenas para saber das dificuldades do alvinegro e comentar com os amigos. Pode um negócio desse?!?
O presidente do União, Reinaldo Brugnerotto, disse que, se desejar, já tem um time inteiro e bem barato (praticamente de graça) para o próximo Campeonato Paulista. A base seria composta por jogadores desta temporada. Isso é que é gostar de sofrer!
Na semana passada, a Equipe Jovem do Esporte da Rádio Azul Celeste de Americana reuniu parceiros, amigos e autoridades para comemorar o primeiro ano de existência. Várias personalidades do esporte foram cumprimentar os integrantes da equipe, especialmente os competentes diretores Roger Willians e Eder Henrique. Parabéns, moçada!
“Tenho Dito”
“Em se tratando de esporte, quando você tem a oportunidade de decidir entre a razão e a emoção, é preferível decidir sempre pela emoção.” Wanderley Nogueira, repórter e apresentador da Rádio Jovem Pan de São Paulo, ao defender a volta dos jogos eliminatórios para o Campeonato Brasileiro de Futebol.
Troféu Apagão
Para a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com turno e returno e pontos corridos, as rodadas finais servirão apenas para definir as vagas para a Copa Libertadores da América e saber quem acompanhará o América (RN) na Série B (2ª divisão) do ano que vem. Mesmo se o Cruzeiro não tivesse tropeçado como tropeçou na semana passada, o São Paulo tinha vantagem suficiente para conquistar o título na flauta.
Folha 01/02
Troféu Gol de Placa
Para o Coritiba, líder do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série B. O Coxa Branca, que já foi campeão da 1ª divisão em 1985, está voltando à elite, para felicidade da sua grande torcida.





































































































































