Dunga precisa respeitar a Imprensa
Dunga precisa respeitar a Imprensa
O atual técnico da Seleção Brasileira tem sido extremamente indelicado (para não dizer outra coisa) em relação a imprensa esportiva de nosso País. Ele só aceita responder perguntas amenas e quando questionado com maior rigor, responde com enorme irritabilidade e sem abordar à fundo o tema sugerido pelo jornalista que lhe fez a pergunta. Postura inaceitável para um treinador de seleção que, independente de considerar maldosas ou não as perguntas que lhe são feitas, tem a obrigação de respondê-las (ou até tem o direito de não faze-lo), mas sempre preocupado em não agredir ou tentar humilhar seus interlocutores. Afinal, a coletiva de imprensa foi criada não só para que o técnico dê suas explicações à imprensa ao final de cada dia de trabalho e também para que os repórteres possam lhe colocar possíveis dúvidas existentes em relação a preparação física e técnica da Seleção Brasileira.
O que Dunga precisa entender é que a imprensa esportiva brasileira representa o cada um dos milhares de torcedores brasileiros. É em nome desta torcida que o jornalista vai lá, formula sua pergunta e espera uma resposta clara e convincente. Além disso, faz parte da função de técnico de uma seleção tão importante quanto a do Brasil, estar presente em todas as coletivas e responder o que lhe for perguntado. Atirar pedras, dar respostas mal-criadas ou ironizar aqueles que lhe questionam, não combina com o cargo que Dunga ocupa. Se ele quer moleza, que volte para o Rio Grande do Sul, estenda uma rede na varanda de sua casa e fique por lá o tempo que quiser sem ser questionado. Mas se aceitou ser técnico deve entender que entre suas obrigações está a de atender bem a imprensa. Sem estresse e da forma mais cavalheiresca possível. Certo, meu caro Dunga???
Curtas
*QUANDO conversei com a direção do FUTEBOL INTERIOR ficou definido que eu escreveria esta coluna uma vez por semana em todas as quartas-feiras.
*EM VIRTUDE do importante jogo da Seleção Brasileira contra o Equador, resolvi adiar em um dia a apresentação da coluna desta semana.
*FOI BOM porque passei a ter uma idéia mais profunda do trabalho que Dunga vem fazendo à frente do time de futebol do Brasil.
*PERCEBI por exemplo, que Julio César é seu goleiro titular, que Lúcio e Juan jamais deixarão o miolo de zaga, exceto por suspensão ou contusão.
*TAMBÉM deu para perceber que ele não abrirá mão de primeiro evitar para depois ir buscar os gols que seu time precisa.
*PARA DUNGA o empate já é um bom resultado, em especial, fora de seus domínios. Mesmo que diante de adversários tecnicamente bem inferiores.
*PROVA disso foi o empate sem gols em Bogotá, contra a Colômbia. Lá ele poderia ter soltado um pouco mais seus laterais e seu meio de campo.
*SE O FIZESSE, teria chegado a vitória sem muitas dificuldades, já que o atual time da Colômbia é bastante limitado e mesmo em casa poderia ser vencido.
*AS DESCULPAS de que a altitude e o cansaço atrapalharam são frágeis e não resistem a uma análise mais profunda.
*NA VERDADE o Brasil jogou mal, esteve muito mais preocupado em se defender e, por esse motivo, ficou no magro empate diante do time colombiano.
*NO JOGO do Maracanã, a preocupação foi a mesma. Dunga e seu time também privilegiaram a defesa até a marcação do segundo gol.
*A EXIBIÇÃO brasileira até os vinte e cinco minutos do segundo tempo diante do Equador foi pífia. Tanto que o público carioca vaiou e pediu mais raça.
*DEPOIS que os gols começaram a sair no entanto houve um crescimento de produção e a goleada aconteceu sob o comando de Kaká, Ronaldinho e Robinho.
*É BOM lembrar, de qualquer forma, que o time equatoriano é tecnicamente frágil e depois do cansaço, permitiu ao Brasil jogar como ele queria.
*COM relação ao time titular de Dunga, não dá para dizer que seja ruim ou limitado. Ao contrário. É um time que tem bons valores e pode crescer de produção.
*SEMPRE disse aqui que meu goleiro seria Rogério Ceni. Mas concordo que Julio César é bom e, na ausência de Ceni, pode ser o grande titular.
*NAS ALAS, acho que Maicon merece continuar na direita, mas Gilberto não deveria ser o titular da esquerda. Kleber, do Santos, é muitas vezes melhor do que ele.
*NO MIOLO da zaga não há o que contestar sobre o futebol de Lucio e Juan. Acho Lucio um perna dura, mas ele tem dado conta do recado. Juan, ao contrário, é ótimo.
*NA CABEÇA de área considero Mineiro e Gilberto Silva jogadores regulares. Há no Brasil volantes de melhor qualidade técnica do que eles.
*NA CRIAÇÃO, Kaká, Ronaldinho gaúcho e Robinho dão conta do recado. Falta saber se Wagner Love vai ou não se confirmar como centro-avante ideal da equipe.
*ENTRE os reservas de Dunga classifico o volante Fernando como um jogador sem função. Ele não vai jogar nunca. Tem gente melhor que ele no Brasil.
*NO COMANDO de ataque, ainda não me conformo com Alonso. Sou mais Aloísio, Kleber Pereira, Dodô, Luis Fabiano e até Borges. Alonso é limitado para a seleção.
*UMA BOA opção para o meio campo seria Alex, ex-Palmeiras. Ele joga demais. Zico disse que o convocaria se fosse o Dunga. Eu também.
*PRÓXIMOS jogos do Brasil nas Eliminatórias. Peru e Uruguai. O primeiro é fraco. O segundo merece respeito pelo seu passado. Mas dá para ganhar dos dois.
*O FATO do São Paulo cair de produção por alguns jogos é coisa normal no futebol. Só que, para alguns, é motivo de muita preocupação e até de perda de título.
*NÃO acho que seja assim. Considero o São Paulo um bom time, dirigido pelo melhor técnico do Brasil e como favorito disparado ao título brasileiro da temporada.
*QUANTO as possibilidades de classificação para a Libertadores 2008 diria que Palmeiras e Santos estão praticamente dentro da competição.
*OUTRA vaga fica para Cruzeiro ou Grêmio. Ou seja: em minha opinião, a Libertadores do ano que vem contará com três clubes paulistas.
*SÃO PAULO, Santos e Palmeiras devem disputar aquela competição. Também o Fluminense carioca, que foi campeão da última Copa do Brasil.
*COM A chegada do rush final do Brasileirão começam as especulações sobre qual foi a maior revelação da temporada.
*EU TENHO um nome. Falo de Breno, zagueiro de 18 anos do São Paulo Futebol Clube. Ele sabe demais. Logo estará na seleção.
*COMO craque do campeonato tudo indica será escolhido o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo. Ele é a cara do Tricolor Paulista, provável campeão brasileiro.
*ESTOU preocupado é com a situação do Corinthians. Seus próximos jogos no Campeonato Brasileiro são muito difíceis. Será complicado escapar do rebaixamento.
*SE NÃO cair o Corinthians, cai o Goiás ou no Atlético MG. Quanto a Juventude, Paraná e América RN não há salvação. Em 2008 eles disputarão a série B do Brasileiro.
*DONI, atual reserva da Seleção do Brasil, é tecnicamente muito inferior a Diego Cavalieri, do Palmeiras, Felipe, do Corinthians e Bruno, do Flamengo.
*HERNANEZ, volante do São Paulo, é melhor que Gilberto Silva e Mineiro, titulares da Seleção Brasileira. É mais técnico, mais jogador.
*DIA 30 de Outubro a Fifa confirma o Brasil como sede da Copa de 2014. À partir daí, Ricardo Teixeira começa a ganhar muito dinheiro. Ele vai ficar bi ou trimiliardário.
*Inutilizaram vários setores do Maracanã para encher de artistas da Globo, de empresários e amigos da maior emissora de tv do País.
*TENTARAM fazer do futebol um espetáculo tipo tênis, onde a voz do povão não tem lugar. Lamentável. Devolvam a seleção ao torcedor comum, senhores donos da Globo.





































































































































