Apito Oficial: Copa do Mundo no Brasil - O que ganhamos?
O que pode acontecer com a arbitragem do Brasil até lá
Antes que a Fifa confirmasse oficialmente que será o Brasil o País-sede da Copa do Mundo de 2014, duas correntes monopolizavam o tema: os que eram terminantemente contrários e os que eram amplamente favoráveis. Desde a última terça-feira, porém, um outro tema, bem mais abrangente e também discutível, veio à tona: o que poderemos ganhar com a realização do mais importante evento esportivo do planeta em nosso território?
Aliás, quero aproveitar a oportunidade para, de público, parabenizar o Dr. Ricardo Terra Teixeira, pelo sucesso obtido. Se o Brasil terá a chance de mais uma vez organizar o mais importante torneio esportivo do planeta, deve tal fato principalmente ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Após tantos anos batalhando pela realização deste sonho, com méritos o dirigente maior do futebol brasileiro consegue sua realização.
Mas, como a minha praia é a arbitragem, creio ser meu dever analisar o que nós ganharemos com o fato. Em primeiro lugar, acredito que teremos uma nova chance para mostrar o quanto nossos árbitros, embora sempre questionados internamente, têm sua competência reconhecida no Exterior. Além das duas vezes em que estivemos presentes na grande final do torneio – em 1982, com Arnaldo Cézar Coelho, e em 1986, com Romualdo Arppi Filho –, participações de brasileiros em Copas do Mundo são sempre elogiadas pelas mais importantes autoridades da arbitragem mundial.
Com a Copa do Mundo no Brasil, será para cá que a Fifa trará seus mais importantes instrutores, que como sempre acontece massificarão suas instruções, conseguindo com isso um estilo de arbitragem mais homogêneo. Este será um passo decisivo para a tão sonhada unificação dos critérios de arbitragem no mundo inteiro.
Além disso, árbitros de todo o planeta estarão em nosso País e, como em cada canto deste mundo existe um estilo de arbitragem diferente, esta também será uma ótima oportunidade para que todos os árbitros brasileiros possam observar de perto como apitam e auxiliam aqueles que a Fifa considera os melhores homens do mundo na árdua função de dirigir uma partida de futebol.
Mas ainda faltam, como disse acima, mais de seis anos até que o primeiro pontapé numa bola de futebol em um jogo válido pela Copa do Mundo seja dado, muito provavelmente no Estádio do Morumbi, em São Paulo/SP. Até lá, não devemos nós, árbitros, apenas nos sentarmos à beira do caminho à espera do apito inicial. Ao contrário: temos é que seguir sempre no trabalho de aprimoramento de nossas atuações a fim de que, quando a Copa do Mundo de 2014 chegar, possamos continuar a ser mais um motivo de orgulho do futebol brasileiro.
Assuntos Institucionais
Festa de Final de Ano – 30/11/07 – 19:30
Continuam abertas as inscrições para a festa do final de ano. O associado que desejar participar do jantar dançante de confraternização na última sexta-feira de novembro deve procurar a Secretaria do Sindicato e fazer a sua reserva. O período, sem qualquer ônus, vai até o dia 9 de novembro. Após esta data, o convite deverá ser adquirido a R$ 30,00 (trinta reais) por pessoa. Endereço: Av. Condessa Elisabeth de Robiano (Marginal Tiete), 2100 – Penha, São Paulo, SP (Após Ponte do Tatuapé).
Coafesp
Reitero que a Cooperativa é o caminho da profissionalização e isto foi colocado em 1997, mas não lhe deram a devida importância. Dez anos depois, a FPF o criou. O SAFESP deverá iniciar um processo de reestruturação administrativa, pois perderá 2/3 das receitas e enfrentará dificuldades de ordem financeira. Mas como a decisão é para o bem da categoria e não do individual, também a apoiamos.
Considerando que a Cooperativa, segundo seu presidente, Silas Santana declarou, disponibilizará diversos benefícios aos árbitros, tais como seguro de vida em grupo, seguro de automóvel, empréstimos de ordem pessoal, previdência privada, assistência médica, odontológica e hospitalar, etc., o Sindicato irá realizar profundas alterações em vários dos benefícios colocados que hoje oferece aos seus associados.
II Copa Coronel Marinho e Aprimoramento na Granja do Comary
Parabenizamos pela realização e organização da II Copa Coronel Marinho, com muitas atividades de lazer para os componentes e familiares da arbitragem. Lamentamos não ter podido presenciar este belo evento, pois me encontrava coordenando a realização do Aprimoramento Teórico, Prático e Físico dos Árbitros
Emergentes na Granja Comary.
Falando nisto, durante o período de 15 a 20 de outubro 29 árbitros foram treinados exaustivamente e a avaliação feita por eles do evento atingiu 90% de aprovação. Agradecemos aos Instrutores Jorge Paulo Gomes de Oliveira, Roberto Perassi, Márcio Verri, Dionísio Domingos, Sérgio Cristiano, Marta Sousa, Arnaldo César Coelho, José Roberto Wright, Aristeu Leonardo Tavares, Manoel Serapião Filho, Luiz Cunha Martins, Paulo Jorge Alves e Paulo Camello, este das seleções de base da CBF, pelos conhecimentos e pela dedicação aos árbitros emergentes. As atividades deste aprimoramento começavam às 06h30 e encerravam-se às 22h30.
Brasil x Equador
Acompanhamos o jogo válido pelas Eliminatórias e podemos afirmar que, além da festa proporcionada pelos torcedores, a organização e a arbitragem estiveram à altura do espetáculo.
Campeonato Feminino 2005/2006
Continuamos aguardando os interessados na busca judicial dos valores a receber da Federação Paulista de Futebol Amador. Estes devem entrar em contato com o SAFESP. Importante: a FPFA contesta os valores de 2006. Ou seja: não seria R$ 100,00 (cem reais) por oficial, mas para o trio. Tudo isto está no documento enviado pela mencionada entidade e o associado, se desejar, poderá tomar conhecimento.
Assistência Social
O benefício para os árbitros lesionados continua em vigor, desde que seja comprovado que a lesão foi adquirida em jogo oficial, teste físico ou treinamento. Envie correspondência e atestados médicos para que possamos encaminhá-los à FPF. É o SAFESP cumprindo sua missão social.
Seguro de Vida
Dentro do assunto benefício, lembro que 40% dos valores recebidos pelos 5% (cinco por cento) são destinados ao seguro de vida em grupo que, nos últimos quatro anos, minimizou a dor de seis famílias de companheiros nossos.
Psicóloga, Dentista e Psicoterapeuta
Os associados estão satisfeitos com os trabalhos da psicóloga e do odontólogo. Agora chegou a vez do psicoterapeuta. Aguardem novidades.
Árbitros que mais atuaram no futebol brasileiro e paulista em breve!
Estamos finalizando dois livros. O primeiro é sobre os árbitros paulistas que mais atuaram no futebol estadual e nacional. Ele apresentará dados oficiais de 1967 a 2007, portanto 40 anos de estatísticas. Os dados de 1967 a 1997 já estão sendo fechados, faltando apenas de 1998 a 2007. Em relação aos árbitros que atuaram no futebol paulista, idem. Estamos iniciando e vamos realizá-lo. Por fim, a biografia dos principais árbitros também será disponibilizada aos interessados. É o SAFESP, cumprindo sua missão cultural.
1001 perguntas sobre as regras
Estamos com quase 500 questões sendo revisadas. Em breve, lançaremos um livro com 1001 perguntas sobre as regras do jogo. Agradecemos aos árbitros Sandro Meira Ricci (DF), Vicente Romano (SP), Márcio Verri (SP), Dionísio Domingos (SP), Roberto Perassi (SP) e tantos outros que estão enviando questões. Participe você também.
Carteira Social 2008
Enviar as fotos 3×4 para confecção das carteiras 2008.
Lista Telefônica
Em 2008, disponibilizaremos a Lista Telefônica para os Árbitros. Este é o sexto comunicado sobre o assunto. Em novembro será o último aviso e em dezembro enviaremos o trabalho à gráfica. Aproveitando o ensejo, solicitamos que os associados informem alterações cadastrais, principalmente os telefones para contato. Isto pode ser feito por carta simples, telefone, e-mail ([email protected]) ou pelo site www.safesp.org





































































































































