Pode apostar: a arbitragem vai melhorar
Pode apostar: a arbitragem vai melhorar
Desde que assumi interinamente a presidência da Comissão Nacional de Arbitragem, em agosto passado, tenho vivido dias de intenso trabalho. Contando sempre com o irrestrito e imprescindível apoio dos demais membros do órgão – Manuel Serapião Filho, Luiz Cunha Martins e Paulo Jorge Alves, este licenciado desde outubro último –, dedicamo-nos com afinco à melhoria das atuações nas três divisões que compõem o Campeonato Brasileiro.
Porém, mesmo em época de agenda lotada, tenho tido tempo para minhas reflexões, e delas, claro, é a arbitragem sempre o tema principal. E foi pensando com meus botões (quase sempre nos aeroportos ou nos aviões, às vezes nos raros momentos de tranqüilidade em minha sala, na sede da CBF, e muito raramente no aconchego do meu lar) que cheguei à conclusão de que a melhoria da arbitragem brasileira é inevitável.
Além de confiar na capacidade individual de cada árbitro deste País, creio que a decisão da Fifa em realizar trabalhos práticos e teóricos de forma ordinária é um dos caminhos que nos levará, senão à perfeição, já que esta é impossível, ao menos bem perto dela. Aliás, vale lembrar que não foi apenas no Brasil que aconteceram tais eventos – trata-se de um trabalho em nível mundial e realizado nos cinco continentes.
Por sinal, sempre é bom lembrar que até mesmo durante a última Copa do Mundo, onde estavam aqueles que a Fifa considera os melhores árbitros do planeta, aconteceram simulações e treinamentos práticos todos os dias, participando destes também os assistentes. Assim, o raciocínio é lógico: se até no maior evento do esporte mundial aqueles que apitam seus jogos precisam ser sempre treinados, por que não acontecer o mesmo em meio aos torneios regionais ou ao Campeonato Nacional?
Mas a Fifa vai além deste tipo de ação. Ultimamente, tem a entidade máxima do futebol disponibilizado vídeos ilustrativos, que servem de orientação aos árbitros tanto dentro quanto fora do campo. Na verdade, tratam-se quase que de manuais de como deve se portar, na hora do trabalho ou mesmo em momentos particulares, alguém que tem tanto poder nas mãos.
Caminho idêntico têm tomado algumas das federações do Brasil. A Paulista, por exemplo, também coloca à disposição de seus árbitros treinamentos específicos e realiza palestras com renomados especialistas em diversas áreas relacionadas à arbitragem.
Por tudo isso, não tem jeito: os árbitros ficarão cada vez melhores, os erros irão diminuir sensivelmente e em breve nossas atuações não ocuparão tanto espaço na mídia. Sempre haverá, claro, o torcedor para nos xingar, mas cada vez mais tais ofensas serão fruto exclusivo de uma cega paixão do que de uma análise ponderada.
Assuntos Institucionais
O Sindicato continua sim, senhor!
O SAFESP tem plena convicção das alterações administrativas e principalmente financeiras que advirão com o surgimento da Cooperativa, à qual, aliás, seguimos dando total apoio, pois é inquestionável ser este o caminho da profissionalização.
Contudo, em nenhum momento sequer passou pelas nossas cabeças a extinção deste órgão representativo da classe arbitral paulista. Seremos obrigados, infelizmente, a nos adequar, cobrar apenas a contribuição sindical prevista em lei e, com base nestes recursos, manteremos as atividades que nos forem possíveis.
Os benefícios que há anos o SAFESP tem proporcionado aos árbitros do Estado de São Paulo ficarão, a partir de 01/01/2008, por conta da própria Cooperativa, que decidirá quais manterá e quais extinguirá.
Posse na ANAF
No ultimo dia 14/11, Jorge Paulo e sua diretoria tomaram posse na Associação Nacional dos Árbitros de Futebol. Desejamos a ele e seus pares sucesso, e que possam cumprir o que foi prometido. As dificuldades servem de alerta e de reflexão. Um dia – quem sabe? – as pessoas saberão discernir muito do que aconteceu. O tempo é o senhor da razão. Boa sorte à ANAF.
Curso de Instrutores da FIFA
Encerrou-se no dia 26/11 o Curso para Instrutores de Árbitros coordenado pela FIFA/CBF/EBF. O Instrutor português, Vítor Pereira, que comandou o curso ao lado dos ex-árbitros brasileiros, também ex-integrantes do Quadro da FIFA, Jorge Paulo Gomes e Antônio Pereira da Silva, se mostrou extremamente satisfeito com o resultado deste curso.
“É um grupo muito forte, de profissionais gabaritados. Quando cheguei, não pensei que conseguiria realizar um trabalho tão intenso. Podem ter certeza de que tirei várias lições pessoais e profissionais com vocês”, disse, no encerramento do curso.
Festa de Final de Ano – 30/11/07 – 19:30
Aqueles que quiserem comparecer à confraternização de fim de ano do SAFESP ainda têm uma chance de adquirir o ingresso, ao preço de R$ 30,00. Para tanto, basta comparecerem ao local do evento. Confira o endereço: Av. Condessa Elisabeth de Robiano (Marginal Tiete), 2100 – Penha, São Paulo, SP (após Ponte do Tatuapé).
Livro da Arbitragem
Estamos finalizando o primeiro de dois livros. Após a rodada de domingo, faremos as atualizações e enviaremos à gráfica os dados oficiais de 1967 a 2007, portanto 40 anos de estatísticas dos Campeonatos Brasileiros.
Carteira Social 2008
Enviar as fotos 3×4 para confecção das carteiras 2008.
Lista Telefônica
Encerrou-se o prazo para os associados manifestarem-se sobre a divulgação dos telefones. A edição ficará pronta em 2008.





































































































































